Acadêmicos da Univali vencem maratona Mind Up, da UFSC

Evento integrou a programação da Semana Acadêmica de Engenharia Química e de Alimentos

por Wesley Martins | 26/11/2020

Santa Catarina – Daniela Diesel Sparenberg, Mauro Ozéias Gomes dos Santos e Victoria Katharyna Desantis Viana, alunos do curso de Engenharia Química da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ganharam o 1° lugar na Maratona Mind Up, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

A Maratona Mind UP é uma programação que faz parte da Semana Acadêmica de Engenharia Química e de Alimentos da UFSC (SAEQA). Na ocasião, ela propôs a busca pela resolução do case “Como tornar o náilon degradável em meio marinho". Na resolução do case, a REDegrada, equipe formada pelos alunos, apresentou como proposta uma blenda polimérica biodegradável e oxibiodegradável.

Segundo o grupo, a ideia consiste em melhorar as propriedades do náilon 6,6, adicionando polietileno de alta densidade, que apresenta uma boa processabilidade, alta resistência ao impacto e, praticamente, não absorve água. Para isso, necessita-se de um agente compatibilizante, como os copolímeros de etileno e ácido acrílico ou metacrílico.

A adição do aditivo d2w tem como propósito a degradação e biodegradação do polietileno. Já a adição do óleo de mamona faz com que náilon se torne biodegradável.

WhatsApp Image 2020-11-26 at 08.36.07.jpeg