AULAS REMOTAS: avaliação da comunidade acadêmica da Univali

Pesquisa da Avaliação Institucional ouviu alunos, professores e gestores

por | 28/05/2020

​A migração das aulas presenciais para remotas com o uso de tecnologias digitais foi aprovada pela maioria expressiva da comunidade acadêmica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a partir da pesquisa de Avaliação Institucional – “FazAí Em Casa".

O movimento institucional, amparado nos decretos  governamentais de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus, traduz o desafio da universidade em planejar, monitorar e implementar ações acadêmicas e administrativas assertivas e comprometidas com a manutenção dos horários de aula e do calendário previamente estabelecido no semestre. Professores e alunos se encontram em tempo real, nas web conferências, aliando o ensino síncrono com estudos assíncronos, mediados por recursos como videoaulas, biblioteca digital e material didático de apoio.

A pesquisa realizada com alunos, professores e gestores, no final do mês de abril e início de maio, avaliou três eixos: gestão acadêmica (decisão institucional, planejamento  e ferramentas adotadas); comunicação (tempo de resposta e comunicação acadêmica) e ações didático-pedagógicas (capacitações, estratégias de ensino e instrumentos de avaliação no ambiente). Esta contou com a cobertura de 38,94% (6.060) dos alunos,  70,7% (670) dos professores e 95,3% (60) dos gestores que avaliaram com notas de 1 a 10, as questões  apresentadas. A margem de erro da pesquisa nos três segmentos foi de 0.06 (alunos), 0,11 (professores) e 0,32 (gestores), o que revela significativa participação.

No eixo Gestão Acadêmica observou-se uma aceitação de 84% a 98 % em relação à decisão institucional de  adaptar as aulas presenciais para remotas (alunos deram a nota 8,49, professores 9,55, e gestores, 9,87). As ferramentas de suporte adotadas para o acesso ao uso do ambiente digital foram avaliadas com notas 7,93 (alunos); 9,06 (professores) e 9,57 (gestores). O tempo de resposta da universidade na adequação das aulas presenciais para o meio digital obteve dos alunos a nota 8,39, dos professores 9,48, e dos gestores 9,92, indicando uma aceitação de 83% a 95%. Levando-se em conta o curto prazo para tomada de decisão, adaptação da estrutura pedagógica e tecnológica e execução da proposta, os resultados demonstram o reconhecimento, pela comunidade acadêmica, da eficácia da medida.

No eixo Comunicação a avaliação variou entre 83% e 92% (notas: estudantes 8,34, professores 9,07, e gestores, 9,20) especialmente nos quesitos tempo de resposta e mídias utilizadas.

No eixo Didático-Pedagógico a comunidade acadêmica considerou que:  a adaptação das estratégias de ensino mereceu nota 7,36 (alunos), 8,61 (professores), e 8,79 (gestores); os instrumentos de avaliação adotados pelos professores foram avaliados com nota 7,53 (alunos); 8,42 (professores) e 8,69 (gestores); as aulas no ambiente digital foram avaliadas com nota 7,29 (alunos), 8,61 (professores), e 8,74 (gestores).

Entre as três estratégias de ensino que mais favoreceram a aprendizagem no ambiente digital, destacaram-se para os alunos:  webconferência, materiais didáticos e videoaulas e, para os professores: webconferência, materiais didáticos e exercícios.

Para a universidade, esses resultados demonstram a qualidade do trabalho desenvolvido por professores, cuja experiência didático-pedagógica tem sido vivenciada, essencialmente, no ambiente presencial e que, neste momento, diante do inusitado, ressignificaram suas práticas e anteciparam o hibridismo entre o presencial e o digital.

Veja, abaixo, o resultado completo da pesquisa.

Vamos conversar mais um pouco (1).pdf