Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS)


​O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS), vinculado ao Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI, é responsável pelo atendimento pedagógico especializado de usuários surdos. Tem como objetivo, oferecer serviço de educação especial, organizado institucionalmente para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns, viabilizando a sustentação e a construção da educação inclusiva.

Por meio de sua equipe de profissionais, formada por uma fonoaudióloga responsável pelo Serviço, uma orientadora pedagógica, professores bilíngues, monitores e instrutores de Libras, vêm buscando ampliar seu trabalho, favorecendo o desenvolvimento global do surdo, sua comunicação e inclusão nas escolas da rede regular de ensino. A estrutura física do SAPS, conta com 6 salas de aula, 1 refeitório e 1 cozinha, 1 laboratório de informática e uma sala de coordenação.

O Serviço atende pessoas com deficiência auditiva de grau moderado a profundo, de dois a 60 anos, oriundas de toda a região da AMFRI, bem como seus familiares. Neste primeiro semestre de 2019 o SAPS conta com 58 alunos matriculados. A clientela atendida permanece no Serviço por um período de até três horas com atendimentos diversificados por meio de Programas de Estimulação Essencial, Língua Brasileira de Sinais-Libras, Português como segunda Língua, Informática Educativa, Curso de Libras e Projeto de dança Hip Hop. O período de atendimento acontece sempre no contra turno do ensino regular.

O trabalho oferecido aos surdos e suas famílias é gratuito e a partir de 2013 o Serviço ampliou seus atendimentos, recebendo também crianças surdas oralizadas, que descobriram a perda auditiva precocemente e começaram a usar aparelho auditivo ou realizaram cirurgia de implante coclear, para estimular ainda mais o desenvolvimento de linguagem.

O Serviço engloba o atendimento de pessoas que se comunicam somente por intermédio da Libras, de pessoas que utilizam Aparelho de Amplificação Sonora Individual ou Implante Coclear e se comunicam por intermédio da fala e de todos os surdos que se comunicam ou desejam se comunicar de alguma forma.

Desde 2015, o SAPS passou ter bolsistas de extensão do curso de Fonoaudiologia e Educação Física e também serve como campo de estágio para alunos da Fonoaudiologia e Psicologia. Com a vinda dos bolsistas da Fonoaudiologia passou a oferecer também atendimento clínico por intermédio de terapias fonoaudiológicas, realização de audiometrias, além de continuar com as visitas as escolas, promovendo ao acadêmico de fonoaudiologia, acesso a conhecimento teórico prático na habilitação e reabilitação de deficientes auditivos. Destacando que esta ação é supervisionada por um docente do curso de Fonoaudiologia.​

As visitas às Escolas dos usuários que frequentam o ensino regular, têm como principal objetivo promover a formação e o fortalecimento de redes de apoio voltadas a pessoas com deficiência. O projeto contribui na inserção social do sujeito com deficiência auditiva, no que se refere à efetivação dos processos de comunicação sujeitos-família-escola-sociedade.

Cursos atendidos

 

Programa de LIBRAS

Propicia ao sujeito surdo o desenvolvimento espontâneo da Língua Brasileira de Sinais, como forma de expressão linguística, de comunicação interpessoal e como suporte do pensamento e do desenvolvimento cognitivo.

Estimulação Essencial

Propicia a criança experiências significativas que favoreçam a compreensão e a recepção linguística. Desperta na criança a necessidade de se expressar e de se comunicar, partindo do ambiente que a rodeia, por meio de todas as vias receptivas, a fim de favorecer a emissão linguística, possibilitando uma melhor inclusão na sociedade.

Informática Educativa

Oportuniza ao aluno os conhecimentos práticos na área da informática, proporcionando condições de interações, novos processos de comunicação e aquisição do conhecimento, adquirindo novas percepções de mundo, valores e novas formas de atuação social.

Curso de LIBRAS

Proporciona aos pais e a comunidade o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais e Expressão Corporal, para que a mesma sirva de apoio na intermediação da comunicação com surdo.

Português

Trabalha o ensino da língua portuguesa como segunda língua, ou seja, apresenta as noções básicas através da prática de exercícios, atividades e estratégias específicas, dentro de um contexto e da escolha de temas que interessem ao aluno.

Projeto HIP HOP

Possibilita o aprendizado da dança Hip Hop a clientela carente do SAPS, bem como acesso a manifestações artísticas e culturais, com vistas ao desenvolvimento de novas habilidades, propiciando trocas de experiências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários por meio da dança.


Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade