Laboratório de Maricultura


No Laboratório de Maricultura são desenvolvidas as atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de produção, desenvolvimento de tecnologia de cultivo de organismos marinhos (microalgas, macroalgas, zooplancton, moluscos e peixes) de monitoramento ambiental e impacto em ambientes marinhos. Também são realizadas atividades de extensão com associação e cooperativas de produtores de moluscos. Atende aos cursos de Oceanografia e Ciências Biológicas e ainda, aos acadêmicos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Linhas de Pesquisa:

  • Produção de Microalgas e Macroalgas;

  • Desenvolvimento de tecnologia de cultivo de moluscos marinhos (mexilhões, ostras, vieiras, berbigões) em laboratório e no mar.

  • Desenvolvimento de tecnologia de cultivo de peixes marinhos (robalos, garoupas, bijupiras e sardinhas)

  • Cultivos Multitroficos

  • Monitoramento do fouling (incrustações) de espécies marinhas em estruturas de cultivo e substratos metálicos.

  • Monitoramento Ambiental nos organismos e na área de cultivo de espécies marinhas.

  • Impactos associados a Maricultura.

  • Organização do Setor Produtivo.  

Grupo de Pesquisa CNPq:

Grupo de Estudos Pesqueiros

Instalações:

O laboratório de maricultura conta com um sistema de captação, filtração, esterilização e oxigenação da agua do mar, que são  distribuídos numa área física de 200 m2, que conta com tanques destinados a produção de microalgas, macroalgas, moluscos e peixes  marinhos. Conta com duas áreas de cultivo, com 1 e 2 hc,  na enseada da armação do Itapocoroy, aonde estão instalados 2 linhas de cultivo, 4 tanques redes circulares (diâmetro 5,7m) e 3 tanques   retangulares ( 6 x 8 m)  de Polietileno de Alta Densidade (PEAD)  E 2 Balsas de madeira. Para o deslocamento para a execução das  atividades de ensino, pesquisa e extensao no mar conta com o apoio de 2 embarcações, sendo uma de fibra com o tamanho de 8,70 m,  Equipada com motor de centro 39 hp, guincho Hidraulico e um barco de alumínio de 4,7 m com motor de popa de 15 e 25 hp.   

O laboratório possui diversos  equipamentos para a realização dos  projetos e atividades acadêmicas, como Microscópios, Lupas, Balanças Analíticas; Sonda Multiparamétricas, garrafas Coletora de Água (NisKin); Bombas Peristálticas; Equipamentos para filtração a vácuo, autoclave, estufa esterilizadora; Capela;Sistema de Purificação De Agua (Milliq); além de vidrarias, materiais consumíveis e infra-estrutura elétrica e hidráulica.

Parcerias:

EPAGRI- SC - Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca

Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Aquicultura

Prefeitura Municipal de Penha

Associação Catarinense de Aquicultura

Associação de Maricultores da Penha

Cooperativa de Maricultores da Penha 


Localização e contato:

Laboratório de Maricultura
Rua Maria Emília da costa, 228 
Armação do Itapocoroy – Penha – SC  CEP 88385 - 000
Fone: (47) 3345-5980


Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Laboratório de Maricultura