Laboratório de Oceanografia Geológica


O Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG) concentra suas atividades para reconhecimento e caracterização de ambientes costeiros e marinhos visando o aproveitamento do seu potencial natural visando sua proteção e o uso sustentável de seus recursos renováveis e não-renováveis.

Tendo em vista essa meta as principais atividades de ensino e pesquisa do LOG dizem respeito à: Morfodinâmica e sedimentologia de ambientes costeiros (rios, praias, dunas, estuários, lagunas); à plataforma continental interna; aos ambientes marinhos profundos e à Zona Econômica Exclusiva (ZEE) brasileira.

Infraestrutura

O LOG está vinculado ao curso de Oceanografia da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, e para o total apoio às atividades acadêmicas e científicas conta  com uma estrutura física composta de dois espaços para desenvolvimento de suas atividades. As atividades relacionadas ao processamento de dados e tratamento da informação são desenvolvidas num espaço de aproximadamente 68m² onde encontram-se computadores, scaners e impressora e equipamentos de campo entre os quais podem ser citados: Uma ecossonda marca Odom modelo Echotrac MK III do fabricante Teledyne Marine Company, de dupla frequência (36-210 kHz), equipamento para posicionamento e georeferenciamento controlado através de um sistema DGPS marca Trimble – modelo R6 do fabricante Trimble Navegation Limited com precisão submétrica. Também está disponível uma Estação Total TOPCOM GPT 7500 para medições planialtimétricas..

As análises laboratoriais são desenvolvidas no Laboratório de Geologia, de aproximadamente 84m², onde são feitas análises granulométricas e mineralógicas e encontram-se bancadas, armários para vidrarias e reagentes, balanças analíticas de precisão e capela para exaustão de gases, lupas binoculares e microscópio petrográfico com sistema de imagem. Conta ainda com uma e coleção de rochas e minerais para apoio às aulas praticas do curso de Oceanografia, mas também atende a outros cursos da graduação da Univali, tais como: Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária e o curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Serviços de consultoria também são desempenhadas pelo LOG através de monitoramento da qualidade do sedimento em áreas submersas e emersas, avaliação dos recursos minerais não-renováveis, avaliação de impactos ambientais e mapeamento de áreas rurais, urbanas e corpos hídricos, no que concerne às suas características físicas de declividade, cobertura sedimentar e batimétricas.

 O LOG atua em cooperação científica com o Programa de Geologia e Geofísica Marinha – PGGM – que constitui uma rede de quinze Universidades Brasileiras que têm atividades ligadas ao ensino e à pesquisa em Geologia e Geofísica Marinha,  incluindo ainda, Ministérios (MMA, MCTI), Marinha do Brasil (MB), CIRM e  empresas públicas como o CPRM e o DNPM.

Linhas de pesquisa

  • Morfodinâmica de ambientes costeiros (praias, dunas, estuários, mangues, marismas, lagunas, plataforma continental interna)

  • Modelagem e simulação de ambientes costeiros;

  • Aquisição de dados para processamento em ambiente SIG (DGPS, Estação total, RTK);

  • Mapeamento e avaliação de recursos minerais marinhos;

  • Sistema de informação geográfica aplicada a Geologia Costeira.

Grupo de Pesquisa no CNPq

Oceanografia Geológica de Ambientes Costeiros e Oceânicos

Parcerias

Superintendência do Porto de Itajaí

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM

Chicago Bridge and Iron Company, Brazil - CB&I

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul CEPSUL/ICMBio.


Localização e contato:

Laboratório de Oceanografia Geológica
Sala 113, Setor E2
Rua Uruguai, 458. Cx. Postal 360. Itajaí. Centro. CEP 88302-901
Fone: (47) 3341-7718


Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados