Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e Imunopatologia

O Laboratório de Microbiologia atende as disciplinas de Microbiologia Clínica, Microbiologia Básica e Microbiologia Oral, e está localizado nas salas 407 e 408 do Bloco F1. As atividade ocorrem no ensino de um professor para 15 alunos e acompanhamento de um profissional técnico.

O Laboratório de Microbiologia possui duas salas, sendo uma de 107.60 m², com capacidade para 25 usuários sentados; e, outra com 62,09 m, com capacidade para 15 usuários sentados. Possuem como equipamentos fundamentais três estufas, onze microscópios binocular, uma balança analítica, uma capela de fluxo laminar, duas geladeiras, uma centrífuga, um incinerador, um lava olhos e um retroprojetor.

As atividades práticas desenvolvidas são de noções de biossegurança em Microbiologia, preparação de meios de cultura, coloração de Gram, identificação bacteriana, teste de sensibilidade a antimicrobianos, cultura de amostras clínicas (LCR, fezes, urinas, ponta de cateter, feridas e abscessos, entre outras), análise de água e alimentos. Microrganismos patogênicos como Escherichia coli, Staphylococcus aureus entre outras, são utilizadas no decorrer das aulas práticas nos processos de identificação.

O laboratório 407 comporta 24 alunos sentados, sendo este destinado a realização de tarefas técnicas. Neste laboratório realizamos a esterilização de materiais, preparação de meios de cultura, repique bacteriano e limpeza dos materiais destinados às práticas.   Equipamentos como autoclave, banho-maria, estufa de esterilização e secagem, estufa bacteriológica, cabine de segurança laminar, balanças e centrífuga estão presentes nos laboratórios.

O laboratório de Parasitologia possui duas salas, sendo que cada uma possui uma área de 62,09 m, com capacidade de 15 usuários sentados em cada uma, localizado no bloco F1 sala 405.

O laboratório de Imunopatologia possui duas salas (401) com capacidade de 98,00m, com capacidade de 32 usuários sentados e a outra sala (402) com 62,09m, com capacidade de 24 usuários sentados. Os laboratórios de Imunopatologia estão localizados no bloco F-1, no quarto piso.

As atividades práticas desenvolvidas no laboratório 401 são de reação de hemoaglutinação em lâmina, órgãos linfoides, sistema A.B.O., V.D.R.L., fator reumatoide, roseta imune, teste imunológico de gravidez, atividade hemolítica do soro humano, reação de precipitação em gel, separação e contagem de células mononucleares do sangue periférico em gradiente Ficoll - Hypaque entre outras.

O laboratório 402 é destinado a realização de pesquisa em Imunofarmacologia de plantas medicinais e organismos marinhos.

Em ambos os laboratórios, utiliza-se atualmente equipamentos como banho-maria, estufa de secagem, estufa bacteriológica, microscópio binocular, microscópio trinocular, balança analítica, refrigerador, destilador de água, centrífuga e cabine de segurança biológica.

Cursos atendidos