Laboratório de Educação Ambiental


O Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Univali foi implementado em 1997 e, desde então, vem desenvolvendo atividades, projetos e ações voltadas à Educação Ambiental (EA) para atender demandas sociais, educacionais e ambientais das comunidades litorâneas do centro-norte catarinense; bem como iniciou o processo de ambientalização curricular da própria universidade. Desde sua criação, procurou cumprir com sua missão, optando pelo compromisso com a Educação Ambiental Comunitária e em Unidades de Conservação numa perspectiva crítica, emancipatória e popular por meio de quatro linhas pesquisa e extensão.

Linhas de Pesquisa/Extensão:

  1. Criação, desenvolvimento, aplicação, avaliação e disseminação de metodologias e experimentos educacionais inter e transdisciplinares, experimentos epistemológicos;

  2. Produção de Recursos Pedagógicos, ambientes de aprendizagem e “Espaços e Estruturas Educadoras”;

  3. Formação Inicial e Continuada em Educação Ambiental;

  4. Educação Ambiental para a Gestão Participativa.

Quanto à linha de Gestão Participativa a ênfase do LEA se dá nas áreas de Etnoecologia, Conhecimento Ecológico Tradicional, Tecnologias Apropriadas, EA voltada a Gestão Integrada de Resíduos, Gestão de Unidades de Conservação e Gestão de Recursos Hídricos; Responsabilidade Social e Ambiental, Monitoramento Ambiental Voluntário (MAV), Percepção e Interpretação Ambiental, Ecodesenvolvimento, Economia Solidária, Conservação e Desenvolvimento Local, Políticas Públicas, Agenda 21 Local e Agenda 21 Escolar, Carta da Terra, Educomunicação, e suporte a políticas públicas de EA.

Estas pesquisas-participantes e ações são viabilizadas com projetos integrados específicos, tendo como parceiras na execução ONG´s ambientalistas, movimentos sociais locais, redes temáticas de educação ambiental e órgãos públicos federais, estaduais e municipais e da iniciativa privada.

Quanto as principais metodologias desenvolvidas pelo LEA, destacam-se três que são referencias no campo da EA tanto no Brasil como no exterior, sendo elas:

  • Monitoramento Ambiental Voluntário (MAV – comunidade);

  • Monitoramento Ambiental Voluntário nas Escolas (Clube Olho Vivo);

  • Metodologia “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos”.

  • Experimentos Educacionais “Vida Secreta dos Objetos” e “Caminhos de Encontros e Descobertas”.

Canal do LEA no youtube

Instalações

O Laboratório de Educação Ambiental possui espaço adequado as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão podendo atender até 15 alunos, sendo que também integram sua estrutura o “Espaço de Exposições Sala Verde” e um jardim externo no campus da Univali de Itajaí, no qual realizamos vivencias e atividades de educação ambiental com publico diversificado. Esta equipado com expositores, datashow, tela de projeção, amplo e diversificado acervo de livros, materiais didáticos e videoteca especializada nas questões socioambientais e de educação ambiental.

Redes e Parcerias

Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental para Sustentabilidade (RUPEA)

Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALq-USP)

Rede do Atlântico Sudocidental de Conservação das Tartarugas Marinhas (RedASO Tortugas) na Grupo de Educação Ambiental, envolvendo o Brasil, a Argentina e o Uruguai.

Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA)

Rede Trilha da Vida de formação em educação ambiental por biomas brasileiros.

Espaço Rural Clarear – Bairro da Limeira, Camboriú (SC).

Coletivo Memórias do Mar e “Ouvidoria do Mar"


Localização e contato:

Laboratório de Educação Ambiental – LEA
Rua Uruguai, 458 - Caixa Postal 360
88. 302-202 - Itajaí, SC.
Fone: (47) 3341-7723
E-mail: jmatarezi@univali.br

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados