Laboratório de Ecotoxicologia Marinha


O Laboratório de Ecotoxicologia (Letox) foi criado em 1997 em parceria com o Laboratório Bioensaios Análise e Consultoria Ambiental de Porto Alegre, que auxiliou na estruturação com o objetivo de atender as demandas de trabalhos marinhos. Posteriormente, com o apoio da Petrobras, o Letox foi restruturado e ganhou novas dimensões e facilidades de trabalhos para a alta demanda de serviços junto a esta estatal.

O laboratório está equipado para realizar testes de toxicidade ou bioensaios com organismos marinhos. Ou seja, podemos realizar experimentos utilizando organismos marinhos para avaliar a existência de contaminação e consequentemente toxicidade na água do mar, assim como de sedimento marinho, além de avaliar o grau de toxicidade de substâncias puras como metais pesados, derivados de petróleo, defensivos agrícolas entre outras substâncias.

Testes de Toxicidade – Serviços e linhas de pesquisa

  1. Teste de toxicidade crônica de curta duração com larvas de ouriço-do-mar.

  2. Teste de toxicidade crônica de curta duração com larvas de Bivalve.

  3. Teste de toxicidade aguda com Mysidopsis juniae Silva, 1979.

  4. Teste de Toxicidade Aguda com Artemia salina.

  5. Testes com sedimento de ambientes aquáticos marinhos: (A) Fração aquosa (água intersticial e elutriato) utilizando larva de ouriço-do-mar e sedimento total utilizando o Tanaidaceo Kalliapseudes schudartii.

  6. Testes crônicos de campo destinados e estudos da presença de agentes impactantes in situ, com o uso do Potencial de Crescimento (Scope for Growth) de Perna perna.

  7. Testes de toxicidade com a técnica de redução e identificação dos constituintes tóxicos de amostras mediante o uso do TIE (Methods for aquatic toxicity identification evaluations – Phase I – Toxicity characterization procedures. EPA/600/6-91/003, 1991).

  8. Análises de risco ecológico (determinístico e probabilístico).

Grupo de pesquisa no CNPq

Microbiologia e Toxicologia Ambiental

Instalações:

O laboratório está equipado para realizar ensaios ecotoxicológicos assim como no cultivo de invertebrados marinhos, possuindo, entre outras facilidades de estufa de secagem, refrigeradores, incubadoras, bomba a vácuo, medidor de oxigênio dissolvido, destilador, chuveiro lava olhos de emergência, jartest, balança analítica, microscópio biológico, pHmetro de bancada, condutivímetro e salinômetro, compressor, bancadas, estantes com fotoperíodo, espectrofotômetro, leitura de microplacas e mesa orbital.

Parcerias:

Na parte de testes com organismos marinhos é o laboratório mais antigo de Santa Catarina e o único com tradição e experiência nesta área. Já foram realizados serviços junto a grandes empresas como a Petrobras, Bioensaios (RS), Alumar (MA), Vega do Sul (SC), prefeituras municipais, Ibama, Epagri, Porto de Itajaí e diversas empresas de consultoria.



Localização e contato:

Sala 105 – Setor E2 – Campus Itajaí
Rua Uruguai, 458, Itajaí. Centro. 
CEP 88302-901
Fone: (47) 3341-7956


Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados