ERI - Escritório de Relações Internacionais


O que é o ERI?

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali é um laboratório do Curso de Relações Internacionais que atende cidadãos, prefeituras e empresas em suas demandas internacionais.

O Escritório, por meio de seus professores(as), acadêmicos(as) bolsistas e voluntários(as), está aberto à comunidade acadêmica e demais pessoas motivadas em conhecer o dia a dia de um(a) internacionalista. Nota-se que o ERI é um laboratório inovador, sendo um dos poucos Escritórios de Relações Internacionais instalados em Universidades no Brasil.

Nos últimos anos, o ERI ampliou progressivamente sua área de atuação. Em 2014 foram desenvolvidos projetos de atendimento a cidadãos brasileiros e estrangeiros, principalmente haitianos, acadêmicos(as) e professores(as) da Univali. Um ano depois, o ERI estabeleceu assessoria aos municípios da região do Vale do Itajaí, particularmente na identificação de cidades que possam participar de programas de cooperação internacional. Em 2016, o trabalho foi ampliado para a área corporativa, no oferecimento de assessoria para empresas no âmbito da diplomacia corporativa e defesa comercial.

Qual o objetivo do ERI?

O Escritório objetiva proporcionar aos(às) acadêmicos(as) de Relações Internacionais a aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sob a supervisão de professores(as), no atendimento às demandas da sociedade como um todo.

O ERI tem como filosofia desenvolver a prática profissional por meio da extensão universitária, visando o reconhecimento da qualificação técnica do internacionalista, além de estimular o trabalho em equipe e a postura proativa do desempenho das atividades, na valorização do espírito crítico, reflexivo, humanístico e ético, e o exercício constante da cidadania mediante comprometimento e responsabilidade social.

Assim, surge como veículo de interação dos(as) acadêmicos(as) com diversos setores (consulados, embaixadas, missões diplomáticas, ministérios, secretarias de Estado, empresas, associações e federações empresariais, sindicatos, prefeituras e seus órgãos), permitindo a troca de experiências e o estímulo a ações, programas e projetos capazes de gerar impactos sociais.

Quem supervisiona as atividades?

As atividades desenvolvidas pelo ERI são colocadas em prática pelos acadêmicos(as), supervisionados(as) por professores(as) orientadores(as) que dão suporte à sua realização, contando ainda com toda a estrutura da Univali para viabilizar os atendimentos.

Os(as) acadêmicos(as) participam de projetos que promovem atividades cooperativas através de reuniões de gestão e externas, focadas no desenvolvimento de responsabilidade e espírito de equipe. Por meio de estratégia do Escritório, as ações de trabalho são organizadas e executadas sob a supervisão de professor(a) responsável geral ou professor(a) orientador(a).

Esses acadêmicos(as)  passam por uma seleção rigorosa em formato de entrevista, conforme proposto em edital e com critérios pré-estabelecidos. Mediante aprovação, os(as)  selecionados(as)  passam a fazer parte do ERI, contribuindo para o crescimento do próprio Escritório e do Curso de Relações Internacionais.

Equipe de professores:

MSc. Giselda da Silveira Cherem
Responsável Geral

MSc. Cristina de Carli Hall
MSc. Elisiane Dondé Dal Molin
MSc. Ligia Ghisi
MSc. Luiz Felipe Rebello
MSc. Paulo Jonas Grando
MSc. Paulo Roberto Ferreira
MSc. Waldir Goede



    Univali

    Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

    Política de Cookies

    Política de Privacidade