Coordenação de Inovação

Conectar a Univali com o mercado, transformando pesquisa em inovação, esse é o objetivo da Coordenação de Inovação. Alicerçada no desenvolvimento das pessoas e na criatividade, foi criada para estimular o desenvolvimento de inovações tecnológicas dentro da Universidade e reforçar a interação da Univali com as organizações privadas e governamentais.

A Coordenação está ligada à Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e atua diretamente no Núcleo de Inovação Tecnológica – UNIINOVA.

Núcleo de Inovação Tecnológica – UNIINOVA:

É um ambiente de inovação que fomenta práticas inovadoras e tecnológicas em um ambiente produtivo, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país e da região onde está inserido. O Núcleo conecta diferentes partes do ecossistema, minimiza os riscos e maximiza ou acelera os resultados associados aos negócios ali desenvolvidos. É um ponto de encontro não só de startups, empresas e investidores, mas também de todos os atores da universidade, instituições de fomento e prestadores de serviços públicos e privados. O UNIINOVA une em seu espaço talento, tecnologia, capital e conhecimento para alavancar o potencial inovador de todo o seu entorno.

O Núcleo tem sob sua responsabilidade quatro grandes eixos:

• Propriedade Intelectual: Projetos inovadores precisam ser protegidos e esta dimensão é responsável por auxiliar no processo de pesquisas em bases tecnológicas e no processo de inovação. Em 2020, foi concedida a primeira patente da universidade.

• Incubadora Tecnológica e Empresarial – ITE: cria um ambiente para que os acadêmicos/professores possam participar da criação de ambientes empresariais, onde os ensinamentos trabalhados nas áreas de empreendedorismo, gestão e negócios podem ser empregados e vivenciados.

• Gestão de Relacionamento: responsável por relaciona-se com os atores do ecossistema de inovação, fomentando parcerias, concursos, eventos e capacitações que visem incentivar a cultura empreendedora em todas as pessoas que tenham potencial de inovar tanto no ambiente interno como externo à universidade.

• Plataforma de Inovação Aberta: consiste em um ambiente físico e virtual capaz de promover a interação e integração entre os diversos agentes do ecossistema de inovação.

Clique aqui​ para saber mais informações sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica.

Mais informações:

Coordenação de Inovação