Escola do Mar, Ciência e Tecnologia


​PROJETOS DE EXTENSÃO
Água Viva, do Recurso ao Patrimônio
Visa a popularização de conhecimentos sobre a qualidade e a importância da água para as comunidades da região de abrangência da bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açú, e dos Rios Tijucas e Biguaçu. As atividades envolvem cursos de capacitação, oficinas, palestras expositivas e dialogadas, visitas de estudo e intervenções artísticas. O projeto trabalha desde 2015 para a compreensão e legitimação da água enquanto "patrimônio natural", bem como a responsabilidade de todos na sua preservação.   

Professora Responsável: Camila Burigo Marin

E-mail: camilamarin@univali.br   

Água Viva do Recurso ao Patrimônio.jpg

Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero
Promove educação popular em saúde, meio ambiente e gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, estimulando a participação cidadã com propósito de mudança e autonomia. A equipe é formada por professores e acadêmicos das Escolas de Ciências da Saúde, do Mar Ciência e Tecnologia, de Negócios e de Ciências Jurídicas e Sociais.  As atividades, realizadas com as mulheres agricultoras, estimulam a agricultura sustentável pela produção de alimentos dentro das tecnologias de agricultura sustentável, e pela Horta Orgânica Experimental. Ao estimular a autonomia das mulheres frente às questões ambientais, de saúde e bem-estar, promove-se o empoderamento e a independência na transformação do seu território. 

Professora Responsável: Marcia Gilmara Marian Vieira

E-mail: mmarian@univali.br

Oficina Pratica sobre compostagem.jpeg

Inclusão Digital de Idosos
As atividades desenvolvidas promovem a inclusão digital (e social) de idosos do Município de São José (SC), com a realização de cursos de informática para a Terceira Idade, no atendimento às disposições do Estatuto do Idoso. O projeto atua em observância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), quanto à necessidade de assegurar o direito ao lazer, à cultura e ao convívio social dos idosos, e a aprendizagem ao longo da vida para todos, independentemente da idade. É executado em parceria com a Prefeitura de São José.

Professor Responsável: Alessandro Mueller
E-mail: alessandro@univali.br  

WhatsApp Image 2018-12-07 at 22.23.16.jpeg
Lite is Cool: introdução ao pensamento computacional e a cultura maker
Voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, apoiado nos conhecimentos e práticas construídos pelos Grupos de Informática na Educação. O projeto oportuniza aos estudantes o engajamento em atividades de educação e inovação tecnológica. Os estudantes participam de um programa que desenvolve habilidades para a programação de computadores e a construção de aplicações robóticas.  Os conhecimentos materiais, instrucionais e as ferramentas utilizadas se apoiam nas práticas existentes nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, Mestrado em Computação e Pós-Graduação em Educação. As ações do projeto estão fundamentadas nas linhas de pesquisa definidas no Projeto Pedagógico dos cursos e alinhadas com ações conduzidas por esses grupos de pesquisa, não apenas no escopo da graduação, mas incluindo também mestrados e doutorado.       

Professor Responsável: Andre Luis Alice Raabe
E-mail: raabe@univali.br
Maricultura e Cidadania, em busca de um desenvolvimento sustentável no Município de Penha
O projeto presta assessoria técnica aos produtores da Associação de Maricultores da Penha (AMAP) e da Cooperativa de Maricultores da Penha (COOPERMAPE).  As atividades ocorrem no Centro Experimental de Maricultura (CEMar), mantido pela Univali no município, e na Cooperativa de Maricultores.  A equipe atua nos fóruns de discussão, informando e capacitando tecnicamente os maricultores no atendimento à legislação. O professor responsável pelo projeto participa como membro da Univali-Penha, nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, do Projeto Orla, Conselho da Cidade, Segurança Comunitária e Programa de Desenvolvimento Local (DEL), contribuindo nas discussões sobre saneamento básico, mobilidade urbana, plano diretor, implantação das Unidades de Conservação e nas ações que objetivem o desenvolvimento sustentável do município.   
   
Professor Responsável: Gilberto Caetano Manzoni
E-mail: manzoni@univali.br

Maricultura Cidadania.jpg
Oceanos
Seu objetivo principal é instigar os jovens para as ciências naturais, através de técnicas pedagógicas diferenciadas, possibilitando uma melhor apreensão da realidade e auxiliando no desenvolvimento de suas potencialidades, ao considerar as habilidades, atitudes e conhecimentos de cada um.  Com base nestes conhecimentos, possibilita-se a sensibilização para a preservação e sustentabilidade ambiental, essenciais no cotidiano de qualquer cidadão moderno, preparando-os para o mercado de trabalho, uma vida mais saudável e um mundo melhor.  A equipe é formada por acadêmicos e professores do Curso de Oceanografia.

Professora Responsável: Katia Naomi Kuroshima
E-mail: kuroshima@univali.br

oceanos.jpg
Programa Terra e Mar
Programa de TV veiculado no Canal Futura que divulga ações de inovação tecnológica em prol da sustentabilidade. A linha editorial prioriza a produção de notícias, reportagens relacionadas a temas ambientais e soluções científicas no manejo de recursos naturais, bem como exemplos de gestão sustentável e personalidades influentes no cenário ambiental. A produção é uma parceria da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, do curso de Jornalismo e da TV Univali.

Professor Responsável: Antonio Carlos Beaumord
E-mail: beaumord@univali.br  

terra e mar.jpg
Química Social
Potencializa a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental mediante a contextualização e a experimentação em química. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Verde, da Rede de Ensino do Município de Itajaí (SC). O trabalho desenvolvido contribui às ações do eixo temático dos CEDINs (Investigação no Campo das Ciências da Natureza) na escola, no uso da conexão entre o conhecimento e a realidade do indivíduo.

Professora Responsável: Gizelle Inacio Almerindo
E-mail: gizelle.almerindo@univali.br  

quimica-social.jpg
Rope: robô programável educacional
Desenvolve a produção, manutenção e transferência de uso dos Robôs Programáveis Educacionais para os Núcleos de Educação Infantil do Município de Balneário Camboriú. O trabalho nasceu dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre projeto anterior, realizado em parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina e a Univali, denominado Projeto Lótus. Com o encerramento do projeto vislumbrou-se junto à Secretaria de Educação de Balneário Camboriú a possibilidade de explorar outras formas de uso da tecnologia, melhor adaptadas ao contexto da Educação Infantil.  A ação recebeu a chancela da sociedade Brasileira de Computação pelo seu alto impacto social. 

​Professor Responsável:
Andre Luis Alice Raabe
E-mail: raabe@univali.br
Sala Verde: observatório de educação, saúde, cidadania e justiça socioambiental do Vale do Itajaí
O projeto estimula a implantação de espaços interativos que atuem como potenciais Centros de Informação e Formação Socioambiental, contribuindo ao enraizamento das políticas públicas socioambientais e de Educação Ambiental (EA). Integra ações de extensão-ensino-pesquisa-gestão realizadas com o Laboratório de Educação Ambiental da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia. Está estruturado em três subprojetos: 1) Educomunicação e Circuito Tela Verde; 2) Formação em EA para Gestão Participativa e Política Pública; e 3) Espaço Sala Verde de Exposições; que visam dar suporte ao desenvolvimento do "observatório", à ambientalização curricular dos cursos de graduação e às ações de extensão universitária.

Professora Responsável: Katia Naomi Kuroshima
E-mail: kuroshima@univali.br  

Sala Verde.jpg

Trilha da Vida: Formação em Educação Ambiental e Coletivos Educadores
Proposta de ações integradas de "extensão-ensino-pesquisa-gestão" realizadas dentro da Abordagem Metodológica "Trilha da Vida: (Re) Descobrindo a Natureza com os Sentidos", comumente denominada de "Trilha da Vida". As atividades do projeto são desenvolvidas em parceria com o Laboratório de Educação Ambiental da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e objetivam ampliar e fortalecer a formação de educadores ambientais e coletivos educadores, potencializando os"espaços e estruturas educadoras", contribuindo com as Políticas Públicas e os processos de Gestão Socioambiental Participativa. " 

Professor Responsável: Jose Matarezi
E-mail: jmatarezi@univali.br  

Trilha da Vida 2018  Formação em Educação Ambiental e Coletivos Educadores.jpg


Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Escola do Mar, Ciência e Tecnologia