Escola do Mar, Ciência e Tecnologia


Projetos de Extens​​​​​ão

“Trilha da Vida” 2018: Formação em Educação Ambiental e Coletivos Educadores
Ações integradas de “extensão-ensino-pesquisa-gestão” realizadas dentro da Abordagem Metodológica “Trilha da Vida: (Re) Descobrindo a Natureza com os Sentidos”, comumente denominada de “Trilha da Vida”. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Laboratório de Educação Ambiental da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e objetivam ampliar e fortalecer a formação de educadores ambientais e coletivos educadores, potencializando os “espaços e estruturas educadoras” e contribuindo com as Políticas Públicas e os processos de Gestão Socioambiental Participativa.

Professor Responsável: Jose Matarezi

E-mail: jmatarezi@univali.br

Água Viva, do Recurso ao Patrimônio
Difunde conhecimentos sobre a qualidade e a importância da água para as comunidades da região de abrangência da bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açú, dos Rios Tijucas, Biguaçu e contíguas. As ações envolvem cursos de capacitação, oficinas, palestras expositivas e dialogadas, visitas de estudo e intervenções artísticas. O projeto trabalha desde 2015 para a compreensão e legitimação da água como um “patrimônio natural”, bem como a responsabilidade de todos na sua preservação.​

Professora Responsável: Camila Burigo Marin

E-mail: camilamarin@univali.br   

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Aprendizagem de Geometria e de Programação de Computadores Utilizando a Aplicação Educacional Interativa Pythonturtle
As atividades desenvolvidas promovem a inclusão digital (e, por conseguinte, a inclusão social) de alunos das escolas públicas do município de São José (SC). O projeto oportuniza o aprendizado da matemática e da geometria, possibilitando o desenvolvimento de habilidades no campo da computação, em razão da necessária utilização do conjunto de instruções do PythonTurtle para alcançar a resolução dos problemas de geometria plana.

Professor Responsável: Alessandro Mueller

E-mail: alessandro@univali.br

Educação para Transformação: meio Ambiente, saúde e g​ênero
Promove educação popular em saúde, meio ambiente e gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, estimulando a participação cidadã com propósito de mudança e autonomia. A equipe é formada por professores e acadêmicos das Escolas de Ciências da Saúde, do Mar Ciência e Tecnologia, de Negócios e de Ciências Jurídicas e Sociais.  As atividades, realizadas com as mulheres agricultoras que produzem alimentos dentro das tecnologias de agricultura sustentável, estimulam a agricultura familiar e constituem a Horta Orgânica Experimental. A iniciativa incita a autonomia das mulheres frente às questões ambientais, de saúde e bem-estar, promovendo o empoderamento e independência para a transformação do seu território.

Professora Responsável: Marcia Gilmara Marian Vieira

E-mail: mmarian@univali.br

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Lite is Cool: introdução ao pensamento computacional e a cultura maker
Iniciativa que introduz o pensamento computacional e a cultura maker para estudantes do ensino fundamental e médio, apoiado nos conhecimentos e práticas construídos pelos Grupos de Informática na Educação. Oferece oportunidades para estudantes conhecerem e se engajarem em atividades de educação e inovação tecnológica. Os estudantes ampliam habilidades de programação de computadores e construção de aplicações robóticas.  Os conhecimentos, materiais instrucionais e ferramentas utilizadas se apoiam nas práticas existentes nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, Mestrado em Computação e Pós-Graduação em Educação.  

Professor Responsável: Andre Luis Alice Raabe
E-mail: raabe@univali.br
Maricultura e Cidadania, em busca de um desenvolvimento sustentável no Município de Penha
Presta assessoria técnica aos produtores da Associação de Maricultores da Penha (AMAP) e da Cooperativa de Maricultores da Penha (COOPERMAPE).  As atividades são desenvolvidas no Centro Experimental de Maricultura (CEMar) mantido pela Univali no município e também na Cooperativa de Maricultores.  A equipe atua ainda juntos aos fóruns de discussão, informando e capacitando tecnicamente os maricultores no atendimento à legislação. O professor responsável pelo projeto participa dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Projeto Orla, Conselho da Cidade, Segurança Comunitária e Programa de Desenvolvimento Local (DEL), contribuindo nas discussões sobre o Saneamento Básico, Mobilidade Urbana, Plano Diretor, Implantação das Unidades de Conservação e nas ações que objetivem o desenvolvimento sustentável do município.
   
Professor Responsável: Gilberto Caetano Manzoni
E-mail: manzoni@univali.br

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Projeto Engenharia da Segurança dos Alimentos na Educação Fundamental (Pensaê)
Impulsiona a educação em saúde para a população na faixa etária dos seis aos quatorze anos de idade, no que diz respeito às questões de manipulação segura de alimentos. O projeto atende crianças e adolescentes que frequentam o Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Jacy Dias Ramos. Suas ações envolvem também professores e merendeiras do Centro de Educação, assim como os pais dos alunos, proporcionando orientação relacionada à temática. Ao mesmo tempo, também auxilia na capacitação e qualificação profissional dos acadêmicos de Engenharia Química, preparando-os para a aplicação das boas práticas de fabricação na indústria.

Professora Responsável: Andrea Dal Bo
E-mail: andrea.dalbo@univali.br
Química Social
Sua ideia central é potencializar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental mediante a contextualização e a experimentação em química. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Centro de Educação em Tempo Integral Verde, da Rede de Ensino do Município de Itajaí (SC). Esse trabalho contribui às ações do eixo temático dos Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINs) - Investigação no Campo das Ciências da Natureza na Escola, fazendo-se uso da contextualização que favorece a conexão entre o conhecimento e a realidade do indivíduo.

Professora Responsável: Gizelle Inacio Almerindo
E-mail: gizelle.almerindo@univali.br  

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Unidades de Conservação
As Unidades de Conservação (UCs) são regidas pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), sendo necessário conhecimento técnico-legal e procedimentos político-administrativos para sua criação e efetivação. Neste contexto, o projeto atua na criação e implantação de UCs na zona costeira, especialmente centro-norte catarinense, pela promoção de eventos e oficinas de formações, do conhecimento da realidade e da percepção dos atores envolvidos (comunidade, organizações não-governamentais, proprietários interessados em implementar reservas particulares, poder público e demais grupos). As atividades acontecem em parceria com o Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Univali.​

Professora Responsável: Rosemeri Carvalho Marenzi 

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