Escola de Educação


​​Proj​etos de Extens​​​​​ão

Educação Musical: ações comunitárias para inclusão e desenvolvimento Social
Está estruturado em três eixos:  a) Grupo de Percussão de Itajaí - trabalha com crianças e adolescentes com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, provenientes do Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual (CER) ou do Ambulatório de Distúrbios do Desenvolvimento da Unidade de Saúde da Univali; b) Educação musical em projetos de assistência social - dirigido ao público que participa da Ação Social do Bairro São João, no município de Itajaí (SC). As atividades compreendem apresentações musicais, oficinas, pesquisa e desenvolvimento de repertório e material didático para a educação musical.  c) Formação de professores da Educação Básica – contempla professores da educação básica, agentes, coordenadores pedagógicos, supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), acadêmicos do curso de Música e Pedagogia, professores de Música, Artes e comunidade do município de Itajaí.​

Professor Responsável: Maria Luiza Feres do Amaral

E-mail:liza.amaral@univali.br​

Práticas Formativas para Escola e Comunidade
Apresenta como eixo central a promoção de práticas que permitem a construção e o compartilhamento de conhecimentos, com foco no reconhecimento dos direitos das crianças e adolescentes, na diversidade étnica racial e em metodologias ativas no ensino e aprendizagem da Matemática e do brincar na Educação Básica.  O projeto desenvolve atividades pautadas na perspectiva integrada e interdisciplinar e no envolvimento dos cursos de História, Matemática e Pedagogia da Univali com a participação dos acadêmicos, professores, bolsistas da extensão, da bolsa integração comunitária (BIC), Artigo 170 e voluntários, bem como comunidades dos municípios de abrangência da Universidade.
      
Professor Responsável: Gabriel de Aguiar Antunes

E-mail:gabriel@univalli.br​

Proler  
Promove atividades que permitem o acesso à leitura, com vistas à conquista da cidadania, por meio da percepção do sujeito acerca de sua posição no tempo e espaço em que vive. O projeto propõe cinco ações de leitura que integram, numa perspectiva interdisciplinar, acadêmicos e professores de diversos cursos, uma vez que o ato de ler é uma necessidade de todos, base para a apropriação de qualquer conhecimento. Além disso, são propostas ações voltadas às comunidades dos municípios nos quais a universidade atua.​

Professora Responsável: Ana Cristina Bornhausen Cardoso

E-mail: anacardoso@univali.br  

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