Escola de Ciências da Saúde


​Projetos de Extens​​​​​ão

"Mãos de Vida": uma escola criativa para humanecer na cidadania
Promove práticas educativas com base nos propósitos das Escolas Criativas da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) em instituições socioeducativas, na promoção da educação, da saúde comunitária e a ampliação do exercício para a cidadania. O trabalho é orientado pela visão da RIEC, formada por mais de vinte universidades nacionais e internacionais, com sede na Universidade de Barcelona (Espanha). As atividades desenvolvidas compreendem a assistência transdisciplinar à saúde e à educação com a população de Itajaí e da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), efetivando e fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão. 

Professora responsável: Vanderlea Ana Meller
E-mail: vanderlea@univali.br

Encontro de Ecoformacao.jpg
Convívio Homem Animal e sua Relação com a Saúde, Responsabilidade Social e Ambiental 
Uma das formas de se obter resultados em tratamentos de saúde é o uso dos animais que, por sua ligação emocional com o homem, tornam-se coadjuvantes no processo. Nesta perspectiva, o projeto desenvolve a Atividade ou Terapia Assistida por Animais (A/TAA) no cuidado integral à pessoa com necessidades especiais. Busca-se com o trabalho a expansão do conhecimento desta ferramenta pelos profissionais e sua capacitação, para que a efetividade do tratamento se torne ainda mais significativa. A iniciativa visa também diminuir o abstencionismo nas sessões de tratamento pela maior motivação do paciente.

Professora R
esponsável: Maria Paula Mellito da Silveira
E-mail: pmellito@univali.br

thumbnail.jpg
Discutindo a Relação (#D.R.)
Trabalha com os adolescentes matriculados na rede municipal de Itajaí e atua na Escola Centro Educacional Prof. Cacildo Romagnani (CAIC), executa ações para a promoção da saúde e o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento integral do adolescente, ao envolver a comunidade escolar e os profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma proposta interprofissional e interdisciplinar que engloba os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Psicologia. Também trabalha com os temas de sexualidade, violência e cultura da paz e prevenção ao uso de drogas, preconizados pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

Professora Responsável: Leia Viviane Fontoura
E-mail: leiavf@univali.br

dr.jpg
Educação Alimentar e Nutricional para Promoção da Cidadania, da Saúde e Prevenção de Doenças
Realiza trabalho de educação alimentar e nutricional no município de Itajaí, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Busca promover orientações a grupos vulneráveis pela vigilância alimentar e nutricional, como garantia da alimentação saudável e a consequente promoção da cidadania, da saúde e prevenção de doenças, principalmente as crônicas não transmissíveis.​

Professora Responsável:
Elisabeth Barth Almeida 
E-mail: bethbarth@univali.br

educacao-alimentar-nutricional.jpg
Pratica a Mente: promoção à saúde mental de adultos em Itajaí
Desenvolve ações com os estudantes universitários e a comunidade adulta atendida pela Rede de Atenção Psicossocial de Itajaí (RAPS). Em conjunto com o Programa Acolher e a Secretaria Municipal da Saúde de Itajaí oportuniza formações aos docentes, funcionários da Univali, assim como profissionais da RAPS e líderes comunitários, pela abordagem de temáticas voltadas à saúde mental, suas estratégias de manejo e as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Também são organizados eventos com a promoção de vivências sobre o cuidado de si e do outro. 

Professora
Responsável:Roberta Borghetti Alves
E-mail: roberta_alves@univali.br
Práticas Gerontológicas: atenção à saúde do idoso com demência, seus familiares e comunidade
Atua em diferentes práticas gerontológicas com relação ao apoio, diagnóstico e estratégias de cuidado ao idoso em situação de demência, promovendo a qualidade de vida dos pacientes, familiares/e ou cuidadores. Os beneficiados são atendidos por meio em duas estratégias gerontológicas: 1) GEAz: onde o público são os cuidadores, familiares e profissionais que cuidam de pessoas com doença de Alzheimer ou outra doença similar; 2) Unidade Familiar de Saúde Comunitária (UFSC): que trabalha com os pacientes idosos, especialmente aqueles em suspeita de demências após terem realizado a avaliação médica e verificado que há perda cognitiva significativa. 

Professora Responsável: 
Katia Simone Ploner 
E-mail: ploner@univali.br​

Projeto Escolhas: promoção de saúde
Trabalha com a prevenção ao uso de substâncias psicoativas e de infecções sexualmente transmissíveis. Atua com foco no fortalecimento da Política de Redução de Danos, na abordagem integrativa da fissura pela cocaína/crack, usando medicamentos homeopáticos associados à medicação convencional (quando necessária) e reabilitação psicossocial. Também reflete sobre possibilidades de ações para além de substâncias psicoativas, no fortalecimento à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).  A equipe multiprofissional do projeto contribui na estruturação da atenção básica no contexto integral dos usuários de álcool e drogas, preparando e capacitando as Equipes de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para o atendimento e acompanhamento desse usuário. 

Professora Responsável:
Noemia Liege Maria da Cunha Bernardo 
E-mail: liegebernardo@univali.br

projeto escolhas promoção de saúde.jpg
Sujeitos Afásicos de Itajaí e Região
A afasia é uma dificuldade na comunicação decorrente de lesões neurológicas, tais como o AVC. Desde 2011, a Univali desenvolve este projeto que assessora na construção e manutenção da rede de apoio a sujeitos afásicos de Itajaí e região. A equipe do projeto possui caráter multiprofissional, envolvendo os cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia.  O projeto também é campo de formação profissional para alunos bolsistas, voluntários e profissionais de áreas afins que desejam aprender como ele se organiza, para replicarem o atendimento a afásicos em seus municípios.

Professora Responsável: Denise Tercariol 
E-mail: denisetercariol@univali.br

 Reduzir e Reciclar: educação em s​ustentabilidad​e
Possui duas linhas de trabalho: 1) atividades voltadas ao uso racional de medicamentos, evitando o desperdício e auxiliando na eficácia terapêutica dos tratamentos medicamentosos e no armazenamento para garantir a qualidade e o tempo de vida útil; 2) desenvolvimento de projetos de reatores para a fabricação artesanal de sabão, estimulando o reaproveitamento de resíduos pelas famílias como possibilidade de geração de renda. A equipe de trabalho é formada por professores e alunos da Escola de Ciências da Saúde (curso de Farmácia), da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Mecânica) e da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade (curso de Estética).

Professora Responsável:
Fatima de Campos Buzzi 
E-mail:
fcamposbuzzi@univali.br​
Sarau Informal
Objetiva a promoção da saúde através da arte, dos momentos de encontro, integração, socialização, reflexão e de proximidade entre a comunidade acadêmica e os moradores do Bairro Nossa Senhora das Graças de Itajaí (SC), pelo compartilhamento e apreciação de expressões artístico-culturais.

Professora Responsável: Marina Corbetta Benedet
E-mail: marina_benedt@univali.br

Tutores do Sorriso
O Projeto tem por finalidade melhorar a qualidade de vida dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itajaí através da promoção da saúde bucal.

Professora Responsável: Mabel P​hilipps 
E-mail: mabel@univali.br

WhatsApp Image 2018-09-25 at 10.05.03.jpg




Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados