Escola de Ciências da Saúde


​​​PROJETOS DE EXTENSÃO ​

"Mãos de Vida": uma escola criativa para humanecer na cidadania
Promove práticas educativas com base nos propósitos das Escolas Criativas (da Rede Internacional de Escolas Criativas -RIEC) e em instituições socioeducativas, tendo em vista a promoção da educação, da saúde comunitária e a ampliação do exercício para a cidadania.

O trabalho é orientado pela visão da RIEC, formada por mais de vinte universidades nacionais e internacionais, com sede estabelecida na Universidade de Barcelona (Espanha). As atividades desenvolvidas compreendem a assistência transdisciplinar da população de Itajaí e da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Professora responsável: Maria Gloria Dittrich
E-mail: gloria.dittrich@univali.br 

Encontro de Ecoformacao.jpg
Ambulatório Interdisciplinar de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)
O projeto surgiu a partir de parceria entre os cursos de Medicina, Nutrição e Psicologia com a Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Univali. Consiste no trabalho de assistência multidisciplinar e interdisciplinar à saúde da população acometida por DII.

Destina-se a atender os pacientes a partir da assistência integral, por meio de consultas médicas, nutricionais e psicológicas; ações de educação em saúde para pacientes e familiares; grupos de autoajuda, infusão de medicações controladas e; intercâmbio com órgãos e instituições nacionais na troca de experiência e atualização permanente. Tem por finalidade contribuir à formação acadêmica e profissional dos alunos, com incentivo à produção científica, ao trabalho multi e interdisciplinar entre as diferentes áreas assistidas.

Professor Responsável:
Bruno Lorenzo Scolaro
E-mail: brunoscolaro@univali.br

ambulatório DII_b06ed028-8106-465a-9517-3b1540827d82.jpg
Assessoria na Construção de Rede de Apoio de Sujeitos Afásicos de Itajaí e Região

A afasia é uma dificuldade na comunicação decorrente de lesões neurológicas, tais como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde 2011, a Univali assessora a construção e manutenção de uma rede de apoio a sujeitos afásicos de Itajaí e região. A equipe do projeto possui caráter multiprofissional, pelo envolvimento dos cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. O projeto também é campo de formação para alunos bolsistas, voluntários e profissionais de áreas afins que buscam aprender como o projeto se organiza, para replicarem o atendimento a afásicos em seus municípios.

Professora Responsável: Denise Terçariol
E-mail: denisetercariol@univali.br

AAfas Foto 07.jpeg

Convivendo com Síndrome de Fibromialgia
Objetiva facilitar o cuidado pelo empoderamento de mulheres com Síndrome de Fibromialgia (SFM), estabelecendo uma rede de atenção à saúde das mulheres com SFM. Integram o projeto os cursos de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Medicina e Farmácia.  As mulheres são acolhidas por profissionais de saúde, os quais buscam implementar ações de promoção da saúde com base no referencial teórico/metodológico da integralidade e do empoderamento/empowerme​nt destas mulheres e da autonomia do cuidado.

Professora Responsável:
Ana Ligia Oliveira
E-mail: analigia@univali.br 

IMG_20180511_145257268.jpg
Convívio Homem Animal e sua Relação com a Saúde, Responsabilidade Social e Ambiental 
A humanização da saúde é preocupação constante, e uma forma para se obter este resultado é o uso dos animais que, por sua ligação emocional com o homem, tornam-se coadjuvantes nos tratamentos de diversas áreas da saúde. Nesta perspectiva o projeto desenvolve a Atividade ou Terapia Assistida por Animais (A/TAA) no cuidado integral à pessoa com necessidades especiais. Busca-se com isso a expansão do conhecimento desta ferramenta pelos profissionais e sua capacitação, para que a efetividade do tratamento se torne ainda mais significativa. As atividades visam também diminuir o abstencionismo nas sessões de tratamento pela maior motivação do paciente.

Professora R
esponsável: Maria Paula Mellito da Silveira
E-mail: pmellito@univali.br

thumbnail.jpg
Discutindo a Relação (#D.R.)
Voltado para adolescentes matriculados na rede municipal de Itajaí, é atuante na Escola Centro Educacional Prof. Cacildo Romagnani (CAIC).  Desenvolve ações para a promoção da saúde e o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento integral do adolescente, envolvendo a comunidade escolar e os profissionais da Estratégia de Saúde da Família. É uma proposta interprofissional e interdisciplinar ligada aos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Psicologia. Trabalha com os temas de sexualidade, violência e cultura da paz, prevenção ao uso de drogas, estes preconizados pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

Professora Responsável: Leia Viviane Fontoura
E-mail: leiavf@univali.br

dr.jpg
Educação Alimentar e Nutricional para Promoção da Cidadania, da Saúde e Prevenção de Doenças
O projeto realiza educação alimentar e nutricional à promoção da cidadania, da saúde e prevenção de doenças. O trabalho acontece no município de Itajaí em parceria com o Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) e orienta grupos vulneráveis, de forma contínua, permanente e planejada, por meio da vigilância alimentar e nutricional, com vistas à garantia da alimentação saudável e consequente promoção da cidadania, da saúde e prevenção de doenças, principalmente as crônicas não transmissíveis.

Professora Responsável:
Elisabeth Barth Almeida 
E-mail: bethbarth@univali.br

educacao-alimentar-nutricional.jpg
EFSEL - Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer
Proporciona o ensino e a aprendizagem de diferentes práticas corporais e de lazer gratuitas, para diversas faixas etárias e gêneros, orientadas por profissionais da área de Educação Física. As ações são realizadas no município de Itajaí, com foco no bairro Cidade Nova e na comunidade do entorno da Univali de Itajaí. 

A iniciativa está organizada em diferentes projetos: Projeto Lazer no Bairro, que oferece atividades socioculturais (durante a semana e nos finais de semana) nos espaços públicos do bairro, e os Projetos Capoeira, Dança, Badminton, Futebol Bolatoda, e Voleibol (com atividades semanais). O projeto oportuniza ainda a participação dos alunos em apresentações e festivais esportivos, na ampliação do repertório sócio cultural dos moradores, propiciando um processo de pertencimento dos atores ao espaço que vivem.

Professora Responsável: Lana Gomes Pereira
E-mail: lanapereira@univali.br

efsel.jpg
Envelhecimento Saudável
Desenvolvido pelo curso de Educação Física do campus Biguaçu, em parceria com o projeto Criativa Idade do campus Florianópolis, oportuniza às pessoas idosas da comunidade atividades prático-reflexivas, a fim de gerar bem-estar e saúde. Também promove ações de saúde, educação e cultura com a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu. Está organizado em três eixos: 1) Atividade física e saúde - parcerias com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e idosos usuários das mesmas, pela oferta de dança, ginástica, caminhadas, jogos e Yoga, que possibilitam a inserção dos acadêmicos de Educação Física; 2) Espaço de ampliação das possibilidades do “jogar”, transformando a ideia de jogos na cultura corporal para uma perspectiva mais ampla, pela sintonia do esporte e da saúde (práticas de esportes adaptados, oficinas de memória, palestras e ações de lazer); 3) Educação em Saúde - os bolsistas capacitam professores de educação física da rede municipal de Saúde de Biguaçu, realizam palestras nas UBS e apoiam eventos do Ministério da Saúde.

Professora Responsável:
Lisia Costa Goncalves de Araujo 
E-mail: laraujo@univali.br 
Estação Ético-Político
O Projeto inicialmente denominado “Antônio Gramsci: fomentando a concepção ativista de educação” tinha a finalidade de promover formação história e política de comunidades locais.  Hoje, as atividades são realizadas em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (COMUSA), contribuindo na formação reflexivo-crítico e proporcionando processos emancipatórios e de autonomia através do desenvolvimento histórico-político, fomentando a criação de novos conselhos locais de saúde no município de Itajaí, bem como, o fortalecimento dos conselhos já existentes, na organização/controle social.

Professora Responsável: Rita de Cassia Gabrielli Souza Lima 
E-mail: rita.lima@univali.br 
​​estacao-etico-politica.jpg
Programa de Acolhimento, Tratamento e Acompanhamento de Pacientes com Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
Atende pacientes com necessidades de tratamento de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTMs). Este serviço é direcionado ao acolhimento, avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes das comunidades carentes do município de Itajaí, principalmente aquelas cujos moradores já buscam atendimento nas clínicas odontológicas da Univali. Muitos desses pacientes ao longo do tratamento são diagnosticados com problemas oclusais e encaminhados para a clínica de oclusão, outros são conduzidos pelas unidades de saúde do município de Itajaí, após receberem atendimento dos dentistas dessas comunidades.

Professor Responsável: Casimiro Manoel Martins Filho
E-mail: cmartins@univali.br
Projeto Escolhas: Promoção de Saúde
Promove estratégias de prevenção ao uso de substâncias psicoativas e de infecções sexualmente transmissíveis. Atua com foco no fortalecimento da Política de Redução de Danos com abordagem integrativa da fissura pela cocaína/crack, usando medicamentos homeopáticos associados à medicação convencional (quando necessária) e reabilitação psicossocial. Também reflete sobre outras possibilidades para além de substâncias psicoativas, como ações que fortaleçam a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).  As atividades desenvolvidas contribuem na estruturação de atenção básica no contexto integral dos usuários de álcool e drogas, preparando e capacitando as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) para o atendimento e acompanhamento dos usuários.

Professora Responsável:
Noemia Liege Maria da Cunha Bernardo 
E-mail: liegebernardo@univali.br

projeto escolhas promoção de saúde.jpg
Projeto Social de Saúde Bucal do Adolescente 
Desenvolve ações educativas e propicia o atendimento odontológico na promoção da saúde do adolescente, buscando o autocuidado e o desenvolvimento da autoestima e da autonomia.

P
rofessor Responsável: Douglas Heil Junior 
E-mail: douglasheil@univali.br

WhatsApp Image 2018-06-28 at 14.47.15.jpg
Promoção à Saúde do Idoso Juntamente com seus Familiares/Cuidadores
Trabalha com práticas gerontológicas relacionadas ao apoio, diagnóstico e estratégias de cuidado ao idoso em situações de demências, promovendo a qualidade de vida dos pacientes, familiares/e ou cuidadores. Os públicos beneficiados são atendidos por meio em duas estratégias gerontológicas: 1) GEAz - onde o público alvo são os cuidadores, familiares e profissionais que assistem pessoas com Alzheimer ou outra doença similar; 2) Na Unidade Familiar de Saúde Comunitária (UFSC – campus Itajaí), cujo público alvo são os pacientes idosos, especialmente aqueles em suspeita de demência após avaliação médica e verificação de perda cognitiva significativa. Constitui-se num espaço de troca de experiências e aprendizado de alunos e professores de diversos cursos da graduação da Escola da Saúde da Univali.

Professora Responsável: Ka
tia Simone Ploner 
E-mail: ploner@univali.br

Fotos rel 2018_Palestra CREAS.jpg
Reaproveitamento em Resíduos: Reduzir e Reciclar
Esse projeto possui duas linhas de trabalho: 1) atividades voltadas ao uso racional de medicamentos, evitando o desperdício e auxiliando na eficácia terapêutica dos tratamentos medicamentosos, focando também no armazenamento para garantir a qualidade e seu tempo de vida útil; 2) desenvolvimento de projetos de reatores para a fabricação artesanal de sabão, estimulando o reaproveitamento de resíduos pelas famílias, como possibilidade de geração de renda. A equipe de trabalho é formada por professores e acadêmicos dos cursos de Farmácia (Escola de Ciências da Saúde), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Mecânica (Escola do Mar, Ciência e Tecnologia) e Estética (Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade).

Professora Responsável: Fatima de Campos Buzzi 
E-mail: fcamposbuzzi@univali.br​

reduzir-e-reciclar.jpg
Tutores do Sorriso
Tem por finalidade melhorar a qualidade de vida dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itajaí pela promoção da saúde bucal.

Professora Responsável: Mabel Philipps
E-mail: mabel@univali.br

WhatsApp Image 2018-09-25 at 10.05.03.jpg
Univali em Movimento
Desenvolve práticas corporais variadas e atividades recreativas em escolas do entorno da Universidade. As ações objetivam potencializar a criatividade e autonomia de expressão corporal de cada indivíduo pela vivência de movimentos e ritmos. A atuação do projeto oportuniza aos acadêmicos do curso de Educação Física a vivência de práticas pedagógicas do ser professor, nas diferentes realidades do sistema de ensino atual.

Professor Responsável: Leandro Teixeira Floriano 
E-mail: leandrofloriano@univali.br 

univali-em-movimento.jpg

​PROGRAMA DE EXTENSÃO

Comissão de integração Ensino e Serviço (CIES)/Pólo de educação Permanente para o Sistema único de Saúde da Foz do Rio Itajaí-Açu
Representa uma instância colegiada que faz articulação, diálogo, negociação e pactuação interinstitucional logo-regional.  Juntamente com a Comissão Intergestora Regional (CIR), conduz a Política Nacional de Educação Permanente, possibilita a formulação e a integração de ações de educação permanente dos distintos atores locais (atenção, ensino, gestão e controle social), seguindo a determinação da Portaria GM/MS nº 1.996, de 2007.  Para tanto, busca contribuir na construção uma política de formação e desenvolvimento no conjunto dos profissionais de saúde pela Educação Permanente (EP), produzindo conhecimento para a mudança das práticas de saúde, bem como para a educação popular e a gestão das Políticas Públicas de Saúde na abrangência da Região de Saúde da Foz do Rio Itajaí.

Professora Responsável: Juliana Vieira de Araujo Sandri
E-mail: jsandri@univali.br
Plante Saúde: Plantas Medicinais e Alimentícias no Cuidado à Saúde
Desenvolve ações educativas e de assessoramento junto às comunidades locais que visem o cultivo e o uso de plantas medicinais e alimentícias para a promoção da saúde, dentre elas, as plantas alimentícias nutritivas e de fácil cultivo, como as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCS). Seu público-alvo são crianças e professores das escolas de educação infantil, públicas e privadas, acadêmicos dos cursos da área da saúde na Univali, usuários e profissionais de saúde, além dos agentes comunitários de saúde e daqueles que buscam orientações sobre plantas medicinais e alimentícias, implantação de hortas, culinária com aproveitamento integral, higienização dos alimentos, compostagem, canteiros elevados e técnicas de produção orgânica.

Professora Responsável: Angelica Garcia Couto
E-mail: angelica@univali.br

plante-saude.jpg
SAPS – SERVIÇO DE ATENDIMENTO À PESSOA SURDA
Presta atendimento educacional especializado aos alunos surdos da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), abrangendo atividades pedagógicas de apoio e estímulo ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, oficina de LIBRAS, musicalização e atividades físicas (Hip Hop).  Também orienta as famílias dos usuários, para encorajar sua participação nos conte​xtos os quais seus filhos estão inseridos. 

O SAPS realiza ainda atendimento clínico por meio de terapias fonoaudiológicas e audiometrias.  A equipe do projeto visita as escolas dos usuários que frequentam o Ensino Regular, objetivando promover a formação e o fortalecimento das redes de apoio às pessoas com deficiência.

Professora Responsável:
Karla Jean Zimmermann de Almeida 
E-mail: karlaa@univali.br

a9c0cc3e-76a1-4522-bd27-efa407fec347.jpg


UNIVIDA





Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Escola de Ciências da Saúde