Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

Projetos de Extens​​​​​ão

Arquitetura e Cidades Saudáveis
Desenvolve ações de qualificação ambiental dos espaços e equipamentos urbanos nos municípios pertencentes à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), fortalecendo os vínculos entre a Univali, a comunidade e a cidade.

Objetiva a promoção e melhora das condições espaciais de áreas livres, de uso público e dos equipamentos comunitários, levando em consideração a participação dos usuários no fomento da qualidade de vida das pessoas. A equipe desenvolve atividades de melhoria das condições espaciais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Balneário Camboriú, em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú.

Professora Responsável: Ana Paula Magalhaes Jeffe
E-mail: anajeffe@univali.br
Apresentação projeto de requalificação.jpg

Ateliê Solidário
Tem como principal objetivo elaborar produtos utilizando materiais de descarte que, por meio da gestão criativa do design, contribuam à melhoria da vida das comunidades locais e à preservação do meio ambiente. As ações são realizadas por bolsistas, voluntários e professores da Univali, com a participação da comunidade local.

Após detectar os problemas sociais e ambientais da região, todos os envolvidos são convidados a colaborar com a manufatura de artigos utilizando materiais de descarte têxtil e/ou resíduos fabris de empresas da região. O projeto beneficiou, com a elaboração participativa de figurinos, o Grupo Musical Morro do Boi e o Projeto Oficinas do município de Balneário Camboriú.

Professor Responsável: Renato Riffel
E-mail: renato.riffel@univali.br

Foto 01 - Figurinos Morro do Boi.jpg

Co[m]feito: aprendendo e ensinando a fazer em comunidade
O projeto oferta cursos de capacitação profissional na área da gastronomia, destinados a pessoas de baixa renda do município de Itajaí, e sua inserção no mercado de trabalho. As atividades são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, beneficiando o público atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e ainda os jovens do Programa de Medidas Socioeducativas.

Professora Responsável: Janaina Domingues
E-mail: janaina@univali.br

15 - Visita Técnica e Aulas de Panificaç╞o 16 e 17 out - na UNIVALI.jpg

Doutores da Beleza - Florianópolis
Desenvolve cursos profissionalizantes gratuitos na área de estética e bem-estar, beneficiando mulheres de baixa renda ou desempregadas, moradoras dos bairros Monte Verde, Saco Grande, João Paulo, Trindade, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Ratones, Canasvieiras e Ingleses, todos do município de Florianópolis.

Além dos cursos realizados no campus Florianópolis, o projeto foi expandido para cursos profissionalizantes dentro do presídio feminino de Florianópolis, a fim de contribuir com a ressocialização das mulheres apenadas.

Professora Responsável: Juliana Cristina Gallas
E-mails: jugallas@univali.br | silmaramh@univali.br
Doutores da Beleza - Balneário Camboriú
Atua em duas frentes:

1) Desenvolvimento de ações voluntárias por professores e acadêmicos do Curso de Estética da Univali, em instituições como asilos, creches, orfanatos e outras instituições, em atividades como massagem, penteados, unhas artísticas e maquilagens, as quais estimulam o bem-estar, a autoestima e a motivação do público beneficiado;

2) Promoção de cursos profissionalizantes de curta duração, ofertando treinamento profissional comunitário na geração de oportunidades para mulheres e homens empreenderem na área da Estética. As atividades são realizadas em parceria com a Fundação Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI), o Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) de Balneário Camboriú e o Programa Jovem Aprendiz da Univali.

Professora Responsável: Denise Kruger Moser
E-mail: denise.moser@univali.br

jovem aprendiz.JPG
Meu Amigo Capaz: marcenaria sustentável
O projeto oferta cursos de capacitação em marcenaria básica, com ênfase no aproveitamento de material já utilizado em construções e demolições. O trabalho desenvolvido forma profissionais na área moveleira, oportunizando conhecimentos básicos para o desenvolvimento de projetos, a construção de produtos moveleiros (utilizando matéria prima reaproveitada de construções e demolições), e os conhecimentos técnico-científicos e de maquinário produtivo básico.

Professora Responsável: Denise Kruger Moser
E-mail: denise.moser@univali.br