Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

Programas de Extens​ão

​Cardume Criativo
O Cardume Criativo é um programa guarda-chuva vinculado ao Curso de Publicidade e Propaganda com projetos que atendem às demandas socioeducativas na área da comunicação.  O programa promove a integração entre a Universidade e a comunidade por meio dos diferentes projetos: Na Ponta da Língua Programetes para Rádio; Na Ponta da Língua Livro; Ações Sociais e Campanhas Educativas e; Produção de conteúdo e qualificação profissional para Rádios Educativas/Comunitárias.

Professora Responsável: Isaura Maria Longo
E-mail: isaura@univali.br

Fotos_Cardume_Criativo.jpg
Mais e Melhor Idade
Em formato de curso, a ação promove o envelhecimento saudável e o estímulo à atividade voluntária, visando o empoderamento e a participação social na terceira idade. Abarca temas na área do direito e cidadania, empreendedorismo, atuação voluntária, psicologia, envelhecimento, entre outros assuntos. Empoderados e conscientes de seu papel na sociedade, os idosos passam a contribuir com instituições e promover uma ressignificação do envelhecer e viver no auxílio ao seu entorno.

Professora Responsável: Ceili Borba Furtado
E-mail: ceili.borba@univali.br

Mais e Melhor Idade - foto 04.jpg
Núcleo de Lazer com Base Cultural
Promove o voluntariado e o protagonismo social, proporcionando aos alunos dos cursos da Terceira Idade o contato com o voluntariado, o consumo consciente, a releitura de materiais e a terapia ocupacional.

Professora Responsável: Ceili Borba Furtado
E-mail: ceili.borba@univali.br

Núcleo de lazer - foto 04.jpg
Proa Media Lab
Desenvolve conteúdos noticiosos para a comunidade da Foz do Rio Itajaí em ambiente online, com linguagens e ferramentas digitais inovadoras.  Seus objetivos são gerir a produção e a publicação de material online através do site, do jornal-laboratório Cobaia e dos Programas Pirão Catarina e Viva Voz (com notícias e reportagens para a comunidade da Foz do Rio Itajaí), além de desenvolver novas ferramentas digitais para criação de conteúdos de comunicação.

O projeto busca ainda proporcionar formações dirigidas aos profissionais e empresas de comunicação da região no uso de ferramentas desenvolvidas pelo projeto e/ou a construção (em parceria) de conteúdos originais.

Professor Responsável: Vinicius Batista de Oliveira
E-mail: viniciusbatista@univali.br  ​​
Projeto Casulo
Atua na produção do programa de TV “Olhares Múltiplos”, dirigido ao público jovem. A linha editorial é orientada pela premissa da informação transformadora, com a cobertura de assuntos ligados às políticas públicas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa, de periodicidade semanal, é veiculado na TV Univali, no Facebook e no Youtube.

O “Olhares Múltiplos” tem 20 minutos de duração e é produzido por estudantes dos cursos de graduação em Produção Audiovisual, Relações Públicas e Jornalismo.

Professor Responsável: Carlos Golembiewski
E-mail: carlosgol@univali.br
Universidade da Criativa Idade
Atua em duas vertentes:

1) Atendimentos gratuitos a grupos de idosos cadastrados na Secretaria de Saúde da Prefeitura Florianópolis;

2) Realização de um curso que acontece no campus Florianópolis da Univali, com duração de um semestre. O curso abarca oficinas, aulas expositivas, atividades práticas, leitura e visitas técnicas a empresas e entidades ligadas às artes, cultura, cosmética e estética, tecnologia, além de centros de inovação tecnológica, museus e galerias de arte.

Professora Responsável: Ana Paula Lisboa Sohn
E-mail: anasohn@univali.br