Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Univali - ITCP


Programa Permanente de Extensão Universitária que visa promover a inserção na economia formal de grupos sociais excluídos ou em processo de exclusão, a partir da organização para o trabalho, através da incubagem e acompanhamento de empreendimentos de economia solidária, garantindo sua autonomia e independência.

Sua missão é favorecer o desenvolvimento do empreendedorismo social autogestionário e da economia solidária e, para isso, trabalha com a incubação de redes e de empreendimentos de base social (cooperativas, associações, empresas recuperadas, grupos solidários, redes solidárias, feiras e clubes de trocas) orientados pelos princípios da economia solidária.

A Economia Solidária é uma prática regida pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano. É um enfrentamento da exclusão social e da precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas de geração de trabalho e renda.

REDES SOLIDÁRIAS

Eixos de trabalho da incubadora:

Rede de Catadores
Formada por Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, têm por objetivo tratar aspectos voltados às questões ambientais, jurídicas, sociais e políticas, que são os pontos centrais de trabalho dos empreendimentos. A ITCP faz a articulação da Rede de Cooperativas de Catadores da região da Foz do Rio Itajaí, composta pela RECINAVE (Navegantes), COOPERITAPEMA (Itapema), COOPERMAR  (Balneário Camboriú) e a COOPERFOZ (Itajaí).    

Rede de Comercialização
Promovem a produção e comércio de produtos e serviços de forma justa e solidária, atendendo grupos da região do Litoral Norte de Santa Catarina. O Centro Público de Economia Solidária de Itajaí Idalina Maria Boni – CEPESI, é um espaço de referência para a comercialização e articulação de formações sobre economia solidária na região. A Rede é composta por empreendimentos econômicos solidários dos municípios de Itajaí, Navegantes, Brusque, Penha, Piçarras, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo.

Rede de Alimentação
As atividades estão voltadas ao fortalecimento de grupos ligados à agricultura familiar e produção orgânica, prezando pelo respeito ao meio ambiente e valorização do trabalho local ou associado. Seu grande objetivo é incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de alimentos orgânicos, promovendo a agricultura agroecológica.

Rede de Políticas Públicas
Articula os empreendimentos econômicos solidários, gestores públicos e entidades de apoio e fomento das políticas públicas de Economia Solidária, visando melhorias na produção e no bem-estar trabalhista. O objetivo é assessorar e formar os segmentos que compõem o Movimento da Economia Solidária na região do Litoral Norte de Santa Catarina.

Atua na articulação do Fórum Litorâneo, composto por representantes de 13 municípios da região, sendo: Penha, Navegantes, Itajaí, Brusque, Piçarras, Luis Alves, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Barra Velha, Camboriú, Bombinhas e Ilhota.

Mais informações:

Bloco F7 – sala 407 - Univali - Campus Itajaí
Fone: (47) 3341-7968 / 3341-7997
E-mail: itcp@univali.br 



Nota no Guia do Estudante

Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Univali - ITCP