Governança Ambiental


A governança sustentável constitui um grande desafio teórico e prático, sobretudo face às demandas cada vez mais complexas de gestão socioambiental em nossos dias. A Região do Vale do Itajaí é emblemática neste sentido, uma vez que congrega diversos pontos problemáticos, desafios, vulnerabilidades e também diversas oportunidades de gestão socioambiental inovadora, como são o caso do Zoneamento ambiental e industrial (como instrumento de uso e ocupação do solo, planejamento industrial), Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão de Zona Costeira; Gestão de Recursos Hídricos com destaque especial para as enchentes e suas conseqüências humanas, ambientais, econômicas, sociais que assolam periodicamente dezenas de municípios da região.

“Capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da Mudança climática e da governança ambiental na Região da Foz do Rio Itajaí – Sc “ é um projeto inovador desenvolvido pela perseverança e credibilidade do Prof. Dr. Ricardo Stanziola, com apoio de colaboradores, assessores e bolsistas, que tem sua justifica de existir na medida em que mundo vem discutindo fortemente nos últimos anos os desafios da gestão socioambiental, que trata-se hoje de uma das temáticas de maior relevância para o desenvolvimento social, econômico, e sustentável.

O que pretendemos com este projeto é contextualizar essas temáticas na região de abrangência da Univali, mais especificamente nos 11 municípios da Foz do Rio Itajaí, a fim de informar e sensibilizar os gestores públicos e lideranças sociais (empresas, sociedade civil) diante destes importantes desafios. Favorecidos pelo contexto internacional voltado para a discussão sobre a “economia verde” e a governança ambiental global e tendo em vista o contexto regional em questão (a exemplo da vulnerabilidade decorrente das enchentes já constatada em 2008), optamos por nos focar nos seguintes temas emblemáticos: planejamento e zoneamento ambiental; gestão de resíduos sólidos; gestão de zona costeira; gestão de recursos hídricos; informação e participação nos processos decisórios socioambientais.

O nosso objetivo então, como o próprio título sugere, é capacitar os gestores públicos e lideranças multissetoriais (empresariais e comunitárias da região da Foz do Rio Itajaí), especificamente no que diz respeito aos desafios e oportunidades da gestão socioambiental contemporânea, destacando os desafios globais, novas iniciativas e tendências e sua contextualização com a realidade local. O projeto busca inicialmente, identificar os problemas e desafios da região da Foz do Rio Itajaí, diante dos desafios da mudança climática (mitigação e adaptação) e as iniciativas (políticas públicas) no sentido da “economia verde” e da “governança socioambiental”.

A partir das informações coletadas, produziremos material didático explicativo acerca dos assuntos focados no projeto, explicando em linguagem acessível os desafios e oportunidades da gestão sustentável na região, os instrumentos político-jurídicos dos principais desafios concretos, através de palestras, workshops e seminários junto aos gestores públicos e às lideranças multissetoriais. E também buscamos desenvolver um espaço aberto e permanente de formação e trocas de informações e experiências.

Esperamos através deste projeto uma maior capacidade dos gestores públicos e lideranças multissetoriais em relação às suas praticas jurídico políticas, bem como de sua participação ativa nas atividades relacionadas à elaboração e implementação de políticas socioambientais na região da Foz do Rio Itajaí. E claro, atingirmos de forma consciente e valorativa, grande parcela da população, além de todos envolvidos neste projeto, que busca a cada dia se renovar e transmitir conhecimento. ​

Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Governança Ambiental