Currículo dos Profissionais


Confira quem são os profissionais que estarão no Fenudi 2019:

Oficineiro: Amarildo Cassiano, Joinville (SC)

Foto Amarildo Cassiano.jpgCom 30 anos de experiência em dança, formações em dança contemporânea, jazz e ballet clássico, apresenta estudo próprio e criativo, com linguagem inovadora de investigação e pesquisa. Atualmente, é Diretor, Professor e Coreógrafo do Studio Arte Dança e da AMA Cia de Dança em Joinville/SC.

De 2004 a 2017 trabalhou como professor e coreógrafo em Dança Contemporânea na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Em 2013, recebeu a medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa.

Atua como jurado e ministra workshops em vários Festivais no Brasil e exterior. Foi jurado no 20º Grand Concours Internacional de Dance Classique e Danse Contemporaine, na cidade de Caen/França, onde ministrou workshops na Ecole de Dance Municipal de Ville de Gonfreville L'orcher, no Le Lieu Choregráphique – Le Havre/France e na Normandia.

Durante 10 anos atuou na Cia Ballet Stagium (SP) como professor, assistente de coreografia e bailarino, ao lado de Décio Otero e Marika Gidali, dançando o repertório da companhia no Brasil e exterior. Foi partner de Roseli Rodrigues (SP) no Grupo Raça. Trabalhou com Joice Kermann Ballet.

Entre 1988 e 1990 integrou o Grupo Ballet de Desterro, de Florianópolis, época em que obteve o 1º lugar no IV Festival de Dança de Joinville, categoria Profissional de Ballet, sob a direção de Sandra Meyer.

Em 1987, foi bailarino da Companhia Lourdes Bastos, no Rio de Janeiro, interpretando as obras Mar sem Fim (Fernando Pessoa) e Casa de Bernarda Alba (Garcia Lorca), coreografada, dirigida por Lourdes Bastos, e premiada no III Festival Internacional Carlton Dance (Rio de Janeiro).

Oficineiro, Avaliador da Mostra Principal e Palestrante do Seminário: Rafael Guara​to, Goiânia (GO)

Sem título.jpgHistoriador da dança, professor do Curso de Graduação em Dança e dos Programas de Pós-graduação em Performances Culturais e Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás (UFG). É doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua como membro do Conselho Deliberativo e Fiscal (2014/2016) e da Diretoria (2016/2018) da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Membro da Dance Studies Association (DAS), também compôs o Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/Minc – 2012-2017). Atualmente é Diretor Artístico do Grupo Três em Cena (GO) e pesquisador nas áreas de economia em dança, meios de legitimação estética e redes sociais no campo da dança no Brasil.

Oficineiro: Rui Moreira, Porto Alegre (RS)

Foto 2 Rui Moreira.jpegÉ bailarino, coreógrafo e personalidade pública emblemática da dança brasileira, com mais de 30 anos de experiência no cenário cultural. Atuou nas companhias de dança Cisne Negro, Balé da Cidade de São Paulo, SeráQuê?, Grupo Corpo (Brasil) e Cia Azanie (França).  Coreografou para diversos elencos e ministrou módulos em cursos de pós-graduação na Universidade de Macaé, do Rio de Janeiro (“Corporeidades Negras") e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (“Performance e ritual").

Sua atuação artística foi reconhecida e premiada pela crítica especializada pelo prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e a Medalha da Inconfidência, concedida pelo governo de Minas Gerais, por profícua atuação artística e social em todo território nacional e representação da cultura brasileira em diversos países onde levou seus trabalhos. Atualmente, compõe o Conselho Curador do Festival de Dança de Joinville.

Avaliadora da Mostra Principal: Bia Mattar, Balneário Camboriú (SC)

Foto Bia Mattar2.jpg

Bailarina, professora e coreógrafa. Frequentou cursos livres profissionalizantes de gestão cultural e elaboração de projetos, em instituições como Rede CEMEC (SP), FGV e SENAC/MINC, além de ser estudante de Produção Audiovisual na Univali (Itajaí). Curadora de Festivais de Dança como, Bento em Dança (RS), Prêmio Desterro (SC), entre outros.
É proprietária do Escritório de Projetos da Economia Criativa em Balneário Camboriú, convidada frequentemente para compor bancas de avaliação de projetos culturais como o Prêmio Klauss Vianna de Dança da Funarte/MINC em diversas cidades do Brasil. 

Em 2015, foi selecionada pelo edital do MINC e Secretaria da Economia Criativa para o evento Internacional, Santiago a Mil, no Chile. Ex-Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis e Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (8 anos). Membro do Colegiado Setorial de Dança desde 2013, representa a macrorregião sul do país, além de também ser membro titular do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (gestão 2015/2017). Atualmente é superintendente interina da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (SC).

Palestrante do Seminário: Sandra Meyer, Florianópolis (SC)

Foto Sandra Meyer.JPG

Artista, pesquisadora e professora de dança, atuou como docente no Curso de Licenciatura em Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado e Doutorado), do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de 1989 a 2016, quando se aposentou. É doutora e mestre em Artes, Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, com estágio na Universidade Paris, França.

É autora do livro A Dança Cênica em Florianópolis  e As metáforas do corpo em cena, e co-autora dos livros Tubo de Ensaio, experiências em arte e dança contemporânea, Tubo de Ensaio - Composição [Interseções + Intervenções]  Seminários de Dança I e II, Coleção Dança Cênica – Pesquisas em Dança, Volume 1 e  Coleção Dança Cênica – Histórias de Dança, Volume 2.

Implantou e coordenou o Curso de Pós-Graduação em Dança Cênica (Lato sensu) do CEART/ UDESC (1999- 2003) e presidiu a comissão de implantação do Curso de Licenciatura, em trâmite na mesma instituição.

Dirigiu o documentário de dança Limiares (2014), premiado pelos Editais de Vídeo Funcine e Cinemateca, de Santa Catarina. Foi curadora do Festival Internacional de Dança de Recife nos anos 2009 e 2010, membro do Conselho Artístico do Festival de Dança de Joinville de 2010 a 2018, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis como representante da área de dança de 2008 a 2010, e recebeu a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, em 2003, premiação instituída pelo Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura para homenagear aqueles que prestam serviços relevantes em prol do patrimônio artístico e cultural do Estado de Santa Catarina. 

Palestrante do Seminário: Vera Torres, Florianópolis (SC)

fotovera.jpg

Doutora em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes: Teatro e Dança pela Universidade Paris, França, mestre em Artes: Dança (Master 2) - Universidade Paris, mestre em Comunicação e Semiótica - PUC/SP e licenciada em Educação Física - Instituto Porto Alegre/ RS.

 É Professora Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1997. Coordena diversos projetos de extensão relacionados à dança, entre eles: Dança Poesia em Movimento, Dança Corpo Investigativo e Dança Moderna. Co-organizadora dos livros Tubo de Ensaio: composição [Interseções + Intervenções], Histórias da Dança: Coleção Dança Cênica - vol.2, Coleção Dança Cênica: Pesquisas em Dança - vol.1 e Tubo de Ensaio: experiências em dança e arte contemporânea.

Curadora e membro da equipe que coordena a Semana da Dança UFSC (Edições 2012, 2013, 2017, 2018 e 2019) e da programação artística e científica do Tubo de Ensaio - Corpo: Cena e Debate - Florianópolis (2001-2016), além de coordenar o ciclo de palestras e debates Café com Dança - UFSC (2013 – 2018).

Palestrante do Seminário: Marco Aurélio Cruz Souza, Blumenau (SC)

Marco Aurélio Cruz Souza.jpg

Doutorando em Motricidade Humana, especialidade de Dança e mestre em Performance Artística – Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010). Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional (especialização) pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006).

É membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB), além de coordenador e professor. É coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB, com o qual participa de eventos e festivais a nível nacional e internacional, conquistando prêmios e títulos. Idealizou em 2016 os grupos de danças urbanas, de salão e contemporânea da mesma instituição. 

Atualmente, é professor titular da cadeira Dança e Atividades Rítmicas e Dança e Saúde, do Curso de Educação Física do Centro Universidade de Brusque (Unifebe). É conselheiro artístico do 9º, 12º e 13º Festival Nacional de Danças Folclóricas (Festfolk), de Blumenau, sendo responsável pela seleção dos grupos participantes do evento nos anos de 2008, 2011 e 2012. Também é coreógrafo convidado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para oficinas de Danças Germânicas a alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte em escolas do município de Gaspar. É membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2020 e vice-presidente da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2020. 

Curadora do Festival: Luciana Gomes Alves 

Luciana2.jpgProfessora e coreógrafa de dança, atualmente leciona na Universidade do Vale do Itajaí no curso de Educação Física. Formada em Educação Física na Udesc/SC. Pós graduada em Dança Cênica na Udesc/SC. Mestrado em Educação Física na UFSC/SC. Possui diversos cursos na área da dança e participação em festivais e encontro de danças como diretora e coreógrafa. Coordenadora do Grupo de Dança Univali e da modalidade dança do Programa EFSEL (Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer) que proporciona práticas corporais para a comunidade. Jurada no JASTI em 2016 e 2017 e do Dança Kids em 2017.  Idealizadora e Diretora do Festival Dança Floripa  e do Fenudi – Festival Nacional Universitário de Dança de Itajaí.

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Currículo dos Profissionais