Pesquisa


Como uma instituição que se propõe à construção do conhecimento, a Univali busca expandir a cultura de pesquisa, incentivando estudantes e professores a se tornarem também pesquisadores. Para isso, promove a consolidação das linhas e dos núcleos de pesquisa das Unidades de Ensino, o investimento em iniciação e à produção científica e em infraestrutura tecnológica, incentivando à integração entre graduação e pós-graduação, além do estabelecimento de parcerias no desenvolvimento e no fomento à pesquisa.

Para incentivar a produção de seus alunos e professores, a Univali dispõe dos seguintes programas:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq)

O PIBIC é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que visa à iniciação científica de talentos em todas as áreas do conhecimento. Administrado diretamente pela Univali, é voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à informação e privilegiando a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica. 

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM)

Tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio, por meio da oferta de bolsas e orientação de professores pesquisadores qualificados.

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

O PIBITI é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Administrado diretamente pela Univali, é voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à informação e privilegiando a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica. 

  • Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProBIC)

O ProBIC, aprovado pela Resolução Nº30/CEPE/94, da Univali, tem como objetivo dar condições para que os alunos regularmente matriculados na Instituição participem de projetos e atividades de pesquisa junto aos Grupos ou Núcleos de Pesquisa Institucionais. Os recursos financeiros para cobertura das despesas do Programa procedem do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da Univali.

  • Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170 (destinado a alunos da graduação)

Este programa tem como objetivo incentivar os talentos potenciais entre os estudantes de graduação com grau de carência econômica e financeira, através da participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados. As bolsas de pesquisa são financiadas parcialmente pelo executivo estadual, através da Lei Complementar 180, Art. 170 da Constituição Estadual. A execução dos projetos de Pesquisa está condicionada ao repasse desses recursos à Univali. O programa apoia projetos de pesquisa de todas as áreas vocacionais da Univali.

  • Programas de Bolsas de Pesquisa do Artigo 171  (destinado a alunos da graduação)

Visa despertar o interesse pelas atividades de pesquisa como forma de contribuir para o fomento do desenvolvimento econômico e social. As bolsas são financiadas por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), com recursos provenientes do Artigo 171 da Constituição Estadual.



Não há documentos nesta biblioteca.

Contato:

Fone: (47) 3341-7532
E-mail: pesquisa@univali.br

Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Pesquisa