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Avaliação Institucional


A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada diretamente com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Esta avaliação divide-se em duas modalidades:

  • Autoavaliação
  • Avaliação Externa

Autoavaliação Institucional e a Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A CPA coordena desde 2004 o processo de autoavaliação na Univali, atendendo à regulamentação do SINAES. O objetivo da autoavaliação é identificar os pontos fortes e fracos da instituição com o intuito de promover melhoria e qualidade dos serviços prestados pela universidade. 

Os resultados deste processo são sintetizados em relatórios que, além de fornecer dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), caracteriza-se como um importante subsídio para o planejamento anual da instituição.

Por manter uma estrutura multicampi, a Univali organiza a CPA em comitês, tendo um Comitê Central no campus sede e comitês locais em cada um dos demais campi. Desses comitês participam todos os segmentos da comunidade universitária (professores, estudantes, pessoal técnico-administrativo), além de representantes da sociedade civil. Nenhum dos segmentos detém maioria absoluta e a composição dos grupos se renova a cada três anos.

O processo de autoavaliação

Os processos de autoavaliação institucional são realizados anualmente. A principal fonte de dados é a pesquisa de percepção respondida por alunos e professores como parte do “Programa de Avaliação Institucional – PAIUni”.

O PAIUni é operacionalizado pela Gerência de Ensino e Avaliação, que tem a função de coletar, analisar e divulgar os resultados dessa pesquisa de percepção em que a comunidade acadêmica expressa sua opinião sobre os seguintes aspectos:

  • Infraestrutura física e de equipamentos para a qualidade de ensino
  • Atuação dos coordenadores dos cursos
  • Atuação dos professores
  • Atuação dos alunos
  • Atividades de pesquisa, extensão e iniciação profissional
  • Disciplinas regulares, de estágio, trabalhos de conclusão de curso e semipresenciais

Diversas outras fontes de dados e informações são relacionadas a esta percepção para a realização de um diagnóstico: o processo de autoavaliação envolve diferentes documentos que regem a instituição, tais como: Estatuto, Regimento Geral, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Relatórios Finais de Autoavaliação, dentre outros. Utilizam-se também as diferentes bases de dados produzidas pelo cotidiano de uma instituição educativa: estatísticas do acervo das bibliotecas, rendimento acadêmico, volume de bolsas e financiamentos, conceitos de avaliações externas, entre outras.

Os resultados do Programa de Avaliação Institucional se refletem em ações como:

  • Climatização dos ambientes de estudo (salas de aula, laboratórios e bibliotecas)
  • Manutenção e atualização sistemática dos laboratórios de informática
  • Fórum de discussão dos projetos pedagógicos
  • Formação Continuada Docente
  • Formação Continuada dos Coordenadores

Mais informações:

(47) 3341-7842

Fax: (47) 3341-7615

avalia@univali.br


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