Durante a sua trajetória como instituição de ensino superior, a Univali colecionou prêmios por sua atuação em ensino, pesquisa, ensino e extensão, resultado da dedicação de professores, funcionários e acadêmicos que trabalham pela progresso da ciência e da sociedade.
 
Em 2012, a Univali apresentou intensa movimentação acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Resultado disso, são muitos os momentos marcantes e reconhecimentos e prêmios recebidos da sociedade. Vamos conhecê-los.
 

Alunos, egressos e professores:

 

  • Os acadêmicos de Fotografia, Taiya Ariel Locherbach, e de Direito, Rodrigo Wildner Momm, , foram os selecionadas para participar do Programa Fórmula Santander. Eles receberam as bolsas de estudos durante o Grande Prêmio da Fórmula 1, em São Paulo.
  • A carateca, Eloiza Helena Leu, aluna do CAU Itajaí, faturou o ouro na categoria kata equipe, na 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina.Ganhou também medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Karatê Júnior sub 21, e medalha de ouro nos Jogos Regionais de São Paulo.
  • Ainda no Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Karatê, a atleta Valéria Kumizaki faturou o ouro em equipe, na categoria shiai-kumite, e ainda venceu na categoria shiai-kumite individual feminino, 55 kg.
  • Ariane Alves da Silva, acadêmica de Direito, sagrou-se campeã no judô feminino, nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
  • Depois de conquistar o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Handebol Juvenil, a equipe do Itapema/Aceu/Univali sagrou-se pentacampeã do Campeonato Estadual Juvenil, disputado na cidade de Criciúma e campeã brasileira de Handebol Júnior Masculino 2012.
  • Os atletas que representaram a Univali nas provas de natação, nos Jogos Universitários Catarinenses conquistaram dez medalhas. A Univali ficou em terceiro lugar na colocação geral da modalidade.
  • A acadêmica Mariana Cielusinski conquistou o ouro nos 100 metros livre, e prata nos 200 metros livre, nos 50 metros de costas e nos 50 metros livres.
  • No masculino, Tiago Stanke, ficou em segundo lugar nos 100, 200 e 400 metros livres. Já o acadêmico Vinicius Kleinert conquistou a prata nos 50 metros livres, nos 50 metros costas e 50 metros borboleta.
  • Os professores do Ceciesa – Gestão, Antonia Egidia de Souza, Eduardo Krieger da Silva e Luciano Dalla Giacomassa, classificaram-se para a quarta etapa do Concurso Cultural Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade.
  • Doris Van de Meene Ruschmann, professora do Mestrado em Turismo e Hotelaria recebeu o prêmio “Pesquisador Destaque Anptur 2012”. No mesmo evento, na categoria Tese Anptur Destaque 2011, a aluna Thays Cristina Domareski Ruiz ficou em primeiro lugar, com o trabalho “A Competitividade das Destinações Turísticas: O Caso de Foz do Iguaçu (PR)”, orientada pelo professor Francisco Antonio dos Anjos. O aluno Pablo Flôres Limberger, ficou em quarto lugar na mesma categoria, com o título: “O Processo de Comunicação nos Destinos Turísticos: Um Diagnóstico de Balneário Camboriú, SC, Brasil”, orientado pela professora Sara Joana Gadotti dos Santos.
  • Eduardo Lopes, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, classificou-se em terceiro lugar no concurso “Brasília: Território e Paisagem, cinco concursos de arquitetura e paisagismo para o Distrito Federal”.
  • Samantha Brandes, acadêmica de Medicina, teve artigo selecionado, e foi uma dos três estudantes brasileiros selecionados para participar do evento dos 200 anos da New England Journal of Medicine, na Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
  • Estudo intitulado “Relação entre Orientação Empreendedora, Ambiente e Desempenho Organizacional em Pequenas e Médias Empresas” de autoria dos professores, Miguel Angel Verdinelli, das doutorandas em Administração, Maria Andréia Rocha Escobar e de Mariomar de Lima Sales, recebeu premio de melhor artigo na área de Gestão de Pequenas Empresas do Encontro da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Egepe) 2012.
  • Os professores André Silva Barreto e Rafael Medeiros Sperb receberam menção honrosa do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, pelo projeto "SIMMAM - Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos: Uma Nova Ferramenta para a Gestão Ambiental.
  • Os professores Valdir Cechinel Filho, Tania Mari Bellé B. Bresolin e Angélica Couto tiveram o trabalho intitulado, “MEDICINAL PLANTS AND PHYTOTHERAPEUTIC MEDICAMENTS: COMPARATIVE ANALYSIS OF THEIR REGULATIONS IN MERCOSUR”, com o prêmio de melhor trabalho da área, na 2° Reunión Internacional de Ciencias.
  • O prêmio “Excelência em Fonoaudiologia 2012”, na área de Ensino, foi para o trabalho intitulado “Feira interdisciplinar do curso de Fonoaudiologia da Univali: proposta integradora do Pró-saúde”, das professoras Elisa Gugelmin Distéfano, Denise Terçariol, Stella Maris Brum Lopes e Marileda Cattelan Tomé.
  • Já o trabalho “Comunicação dos profissionais e seus impactos na assistência a saúde”, desenvolvido na Unidade de Saúde do Bairro Votorantim, em Itajaí, recebeu a "Menção Honrosa" do 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Ele foi escrito pelas acadêmicas Bruna Melo dos Santos, Caroline Aparecida da Silva, Morgana Vequi, Rosangela Santos, pela preceptora Deise Baixo Furtado e pelo tutor Carlos Eduardo Máximo.
  • O trabalho “Níveis de hemoglobina de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal atendidos ambulatorialmente”, desenvolvido por Aline De Faveri, Iandra Micheli Rodrigues, acadêmicas de Nutrição, Claiza Barretta e Cristina Henschel de Matos, professoras do curso de Nutrição, Clarice Maria Specht, enfermeira da Unidade de Saúde da Família e Everson Fernando Malluta e Bruno Scollaro, professores da Medicina, receberam o prêmio de Melhor trabalho da categoria Nutrição Clínica, no Mega Evento de Nutrição 2012.
  • O professor do curso de Música, Luis Fernando Hering Coelho, recebeu o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música, com a tese “Os Músicos Transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns batutas”.
  • O egresso do Curso de Música Licenciatura, Rafael Petry, recebeu o prêmio de melhor acordeonista do Brasil, concurso promovido pela Roland do Brasil em Recife.
  • O acadêmico de Direito, Marcos Eduardo Maestri, foi um dos dez brasileiros selecionados para participar de um curso de três meses nos Estados Unidos e na Espanha. Ele integrará o grupo de 40 universitários latino-americanos, beneficiados com bolsa de estudo da Fundação Botín.
  • A professora Ana Paula Veber, recebeu menção honrosa no 4º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, com o trabalho “Informação técnica como base para o uso racional de medicamentos: a experiência das audiências de conciliação na Justiça Federal em Florianópolis (SC)”.
  • A professora Christiane Meyre da Silva Bittencourt, recebeu o prêmio Destaque em Iniciação Científica – Ciências Exatas e da Terra, e Engenharias, com o trabalho “Investigação Fitoquímica a partir das cascas da Aleurites Molucana”, desenvolvido pelo acadêmico Marcelo Tomczak, através do programa de pesquisa Artigo 170.
  • A professora Ana Paula Lisboa Sohn conquistou o 1º lugar como o melhor artigo da área de Gestão da Edição 2012 da Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a Inovação.
  • A acadêmica de Turismo e Hotelaria, Kathleen Karoline Brandt Silveira, recebeu o 1º lugar no “Encatho – Encontro Catarinense de Turismo e Hotelaria - Abril/2012”, com o tema “A utilização da comunicação Turística Hoteleira por meio da internet”.
  • Os alunos de Design Industrial, Giordan Hannemann Brustulin, Patricia Woinarovicz, Tibor Maximiliano Guedes e Victor Sieczko, levaram o prêmio da categoria Humor, no Festival do Minuto, com a produção O Vizinho.
  • Os alunos Ana Flavia Bugmann, João Mafra e Ademir Feliski, de Design Industrial, ganharam 1º Lugar no Prêmio Design Inovador – ao desenvolverem uma cadeira para crianças com tetraplegia.
  • A egressa de Design Gráfico, Helga Noblat, teve o seu desenho “Primavera” selecionado em 1º lugar entre os 8 desenhos vencedores do Desafio Criativo Lilica Ripilica.
  • O acadêmico Alexandre J. Lima, conquistou o 1º lugar no Brazilian International Game Festival, com o jogo Wormamia.
  • A acadêmica de Fotografia, Maria Isabel Caetano de Souza, recebeu Prêmio Finep 2012 – região Sul, categoria Prêmio Jovem Inovador, com o tema “Energia sustentável”.
  • A egressa de Arquitetura e Urbanismo, Fernanda Rodi Eicke, ganhou o prêmio "Ambiente mais ousado", na edição da Casa Cor 2012 de Florianópolis.
  • O egresso de Arquitetura e Urbanismo, Marcelo Sallun recebeu o prêmio Top Five Santa Catarina - primeiro lugar em arquitetura, da revista Casa e Design.
  • O projeto Arena Criciúma, idealizado por Ramon Pacheco de Freitas, egresso de Arquitetura e Urbanismo, ficou entre os primeiros colocados no Prêmio AU em Rede na Copa, da revista AU - Arquitetura e Urbanismo.
  • O professor Mario Uriarte, do curso de Odontologia, foi empossado membro da Academia Catarinense de Odontologia.
  • A Univali fechou o ano com 110 representantes membros dos conselhos municipais de Balneário Camboriú, Itajaí, Biguaçu, Tijucas, São José e Florianópolis.
  • O projeto “Astax – Tecnologias sustentáveis de saneamento com microalgas”, desenvolvido pelos acadêmicos de Oceanografia, Murilo Canova Zeschau, Ariel Rinnert, Lucas Marder e Juliana Pellizzaro, sob orientação do professor Marcio da Silva Tamanaha, foi o grande vencedor do Prêmio Santander Universidades na categoria Biotecnologia e Saúde.
  • A instituição também foi finalista na categoria Empresas de Base Tecnólogica, com o projeto “Token Delivery”, proposto pelos acadêmicos de Ciência da Computação, João Guilherme Correa Harger e Luiz Gustavo Metzger, e de Engenharia Industrial-Mecânica, André Luiz Maciel Santana e Annelize da Costa Pedro, sob orientação do professor Ovídio Felipe Pereira da Silva Júnior.
  • A Professora Adair de Aguiar Neitzel ganhou o prêmio Orientador destaque de Iniciação Científica - Ciências humanas e Sociais Aplicadas 2012, do CNPq.

Institucionais:

  •  A Univali teve presença marcante durante a etapa brasileira da Volvo Ocean Race com a participação e colaboração de mais de 500 voluntários, acadêmicos, funcionários e professores.
  • Pelo quinto ano consecutivo, a Univali recebeu o Selo Social por ter cumprido os oito objetivos do milênio, preconizados pela Organização das Nações Unidas. A certificação é promovida em parceria entre a Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas da prefeitura de Itajaí e a Câmara Setorial de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Itajaí.
  • A Univali também recebeu certificado pelo cumprimento dos Objetivos do Milênio, do Movimento Nós Podemos Santa Catarina, em Florianópolis.
  • A Univali recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina 2012.
  • A instituição foi finalista em duas categorias do Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, promovido pela Fapesc.
  • Na categoria “Protagonista de Inovação”, o professor Valdir Cechinel Filho concorreu com pesquisa sobre o desenvolvimento de um novo analgésico e anti-inflamatório de uso oral a partir das folhas da Aleurites Mollucana.
  • Esse estudo também é destacado na segunda categoria - Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação- Nela, são apresentados três cases. Completam, os cases “Sistema de Avaliação da Produção Institucional (Sapi)”, e o “Sistema de Gerenciamento de Eventos (Elis)”.
  • A Univali é a marca preferida pelo público da região da Foz do Itajaí no segmento Ensino “Superior” e "Ensino de Pós Graduação" segundo levantamento do projeto Impar 2012 - Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional, realizado pelo Grupo RIC Santa Catarina em parceria com o Ibope Inteligência.
  • A Univali aparece na posição 175 no ranking das maiores organizações do Sul do Brasil, segundo levantamento publicado pela Revista Amanhã.
  • Em Santa Catarina, a instituição ocupa a 38ª posição, sendo a maior no segmento de educação. Além disso, a universidade aparece em 25º lugar na relação de maiores patrimônios líquidos e é a 6ª colocada no ranking das menos endividadas.
  • A TV Univali, recebeu dois prêmios nacionais do Canal Futura: melhor reportagem veiculada em 2011, e a que mais participou da programação jornalística do Canal Futura em 2011, com 58 matérias veiculadas.
  • A Univali venceu o Prêmio Ser Humano SC 2012, com o programa “Uniforma” – Formação Continuada de Funcionários Administrativos.
  • A Capes/MEC aprovou duas propostas de novos Mestrados Interinstitucionais (Minter), sendo:
  • Turismo e Hotelaria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Maranhão. Ciências Jurídicas com a Faculdade Guarapuava, do Paraná.
  • A Capes/MEC aprovou, com nota 5, proposta de criação do Programa de Doutorado em Turismo e Hotelaria.
  • O Hospital Universitário Pequeno Anjo completou, em abril, uma década de atendimento à saúde infantil de toda a região da Amfri sob administração da Fundação Univali.
  • A Univali entregou, em 2012, cobertura de rede de internet wireless em todos os campi.
  • Em outubro, foi lançado oficialmente o novo Campus Kobrasol – São José, localizado no Mundo Car Shopping, que inicia suas atividades em fevereiro de 2013.
  • Em setembro, ao completar 48 anos, a Instituição homenageou os novos doutores, diplomados entre abril de 2010 e setembro de 2012.
  • Na festa do Dia do Trabalhador, realizada em maio, foram homenageados os funcionários (administrativos e docentes) que completaram neste ano 15, 20, 25 e 30 anos de Univali.
  • A Univali classificou 35 cursos de graduação entre os melhores do Brasil, em avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013, publicado pela Editora Abril, sendo:
    • 22 cursos com três estrelas.
    • 11 com quatro estrelas.
    • 2 com cinco estrelas: Comércio Exterior e Gastronomia.
  • Ainda, a publicação mostra a Univali como a melhor universidade privada de Santa Catarina e a 10ª do Brasil.
  • A Univali é a melhor universidade não estatal de Santa Catarina no ranking do Índice Geral dos Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

 

Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Prêmios