Relatório de Autoavaliação


A avaliação institucional interna (autoavaliação) está inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre suas finalidades a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. 

A autoavaliação, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, deve ser vista como um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), mas que envolve todos os atores que atuam na instituição, a fim de analisar as atividades acadêmicas desenvolvidas. É um processo de indução de qualidade da instituição, que deve aproveitar os resultados das avaliações externas e as informações coletadas e organizadas a partir do PDI, transformando-os em conhecimento e possibilitando sua apropriação pelos atores envolvidos. Afinal, as ações de melhoria a serem implementadas pela instituição dependem de sua própria compreensão, de seu autoconhecimento. 

O processo de autoavaliação da IES deverá ser consolidado no Relatório de Autoavaliação Institucional, que tem por finalidades fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de avaliação externa. Para colaborar com as IES nesse processo, a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC), com a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) sugere, a seguir, o roteiro para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional seguindo a Nota Técnica nº 065 INEP/DAES/CONAES de 09 de outubro de 2014. 

Introdução 

Metodologia 

Desenvolvimento

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional 

  • Dimensão 8: Planejamento e Avaliação 

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional 

  • Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional 
  • Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição 

Eixo 3: Políticas Acadêmicas 

  • Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão 
  • Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade 
  • Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes 

Eixo 4: Políticas de Gestão 

  • Dimensão 5: Políticas de Pessoal 
  • Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição 
  • Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira 

Eixo 5: Infraestrutura Física 4 

  • Dimensão 7: Infraestrutura Física 

Análise dos dados e das informações 

Ações com base na análise

Síntese do Relatório de Autoavaliação Institucional 2018

Documentos

 

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Relatório de Autoavaliação