Relações Públicas

Campus Itajaí

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conceito mec


2023

Pesquisa

​No curso de Relações Públicas, as linhas de pesquisa trabalhadas no chamado Grupo de Pesquisa “Redes de Comunicação”, são as seguintes:

a) Comunicação Mediática e Inovações Tecnológicas nas Organizações:

Pesquisar a história dos meios de comunicação em SC. Mapear as organizações mediáticas e sua concentração. Desenvolver estudos de recepção. Investigar a comunicação digital e o impacto das novas tecnologias nas organizações dos diferentes setores. Analisar os diferentes meios audiovisuais, impresso e dirigidos.esquisar a história dos meios de comunicação em SC. Mapear as organizações mediáticas e sua concentração. Desenvolver estudos de recepção. Investigar a comunicação digital e o impacto das novas tecnologias nas organizações dos diferentes setores. Analisar os diferentes meios audiovisuais, impresso e dirigidos.

b) Comunicação Pública e Governamental:

Pesquisar as relações de poder entre o estado, as empresas de comunicação e a sociedade civil. Analisar as políticas públicas de comunicação e o impacto na democratização do setor. Investigar as políticas de comunicação governamental, mapeando os produtos e serviços utilizados nas organizações públicas. Investigar as práticas de comunicação política nas organizações públicas e privadas. Analisar as influências da mídia na sociedade e sua interface com a política.

c) Gestão da Comunicação Organizacional, Eventos e Mídias Sociais:

Investigar os processos voltados ao desenvolvimento das funções e atividades das Relações Públicas na gestão integrada da comunicação organizacional. Mostrar as práticas de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional nas organizações em sua complexidade no envolvimento com os seus diversos públicos. Investigar o papel estratégico do evento no relacionamento com públicos. Analisar o fortalecimento da imagem organizacional por meio dos eventos. Investigar a gestão de eventos institucionais e promocionais. Mapear as áreas temáticas de interesse dos eventos. Pesquisar eventos como estratégia de captação de recursos. Avaliar as práticas de cerimonial e protocolo em eventos oficiais e não oficiais. Analisar o processo e o conteúdo da cultura organizacional e sua complexidade nas relações entre a cultura, identidade, imagem e reputação organizacional. Mostrar a rede de significados explícitos ou não na cultura organizacional. Distinguir os elementos formadores da cultura organizacional, na formação da identidade, imagem, cultura, e reputação.

d) Gestão de Relacionamentos, Opinião Pública e Públicos nas Organizações:

Investigar estratégias de relacionamento entre organizações e públicos. Estudar o processo de formação da opinião nas organizações. Investigar métodos e técnicas de pesquisa em relações públicas, bem como a opinião pública na formação da imagem institucional. Estudar as políticas e os valores organizacionais na formação da opinião pública e dos stakeholders.

e) Teoria, História e Identidade das Relações Públicas em Santa Catarina:

Documentar a teoria, a história e a identidade que envolve a origem e o contexto das Relações Públicas em Santa Catarina, a partir dos enfoques e práticas das Relações Públicas em organizações, privadas, públicas e da sociedade civil. Traçar o perfil dos profissionais de Relações Públicas e sua trajetória nas organizações. Descrever a história do ensino de Relações Públicas em Santa Catarina, considerando o ensino, a pesquisa e a extensão. Investigar o processo e as estratégias de ensino dos cursos de Relações Públicas em Santa Catarina.

Dados Gerais

Titulação

Atos Regulatórios

Carga Horária

Duração

Modalidade

Regime de Presencialidade

Turno de Funcionamento

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