SharePoint
Relações Públicas

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

guia do estudante


2016

Disciplinas

1º Período

Introdução a Relações Públicas - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Atribuições e funções da atividade de RP. Enfoques teóricos de RP. Públicos em RP.
Comunicação integrada. Estratégias de comunicação e Relações Públicas nas
organizações.

Processo Criativo - Carga Horária: 30h - Créditos: 02

Conceitos de criatividade. Processos mentais superiores envolvidos na criação. Técnicas
de desenvolvimento da criatividade.

Metodologia de Pesquisa - Carga Horária: 30h - Créditos: 02

Ciência, pesquisa e metodologia. Trabalho acadêmico- científico: tipos e normas. Projeto de pesquisa e seus componentes. Pesquisa e divulgação de resultados.

Cerimonial e Protocolo - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Normas de cerimonial e protocolo. Roteiros e Oratória para condução de cerimônias.
Etiqueta social e profissional.

Fotografia - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Introdução à linguagem e às técnicas fotográficas. Princípios da fotografia digital. Captação e tratamento fotográfico.

Comunicação Visual - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Programação Visual aplicada à Comunicação Organizacional. Identidade Corporativa.

Sociedade e Cultura - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Cultura e sistemas de significação. Formas históricas e simbólicas das sociedades.
Diversidades culturais e identidade. Relações étnico-raciais. Cidadania e alteridade.
2º Período

Comunicação e Linguagem - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Concepções e recursos de linguagem. Funções da linguagem. Oralidade e expressão.
Discursividades.

Comunicação Organizacional - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Princípios da comunicação organizacional. Cultura, informação e comunicação nas
organizações. Comunicação integrada. Comunicação e processo de gestão.

Marketing - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Fundamentos de Marketing. Marketing social e societal. Pesquisa de Marketing. Comportamento do Consumidor. Segmentação e Posicionamento. Composto
Mercadológico. Novas tendências.

História da Comunicação - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

A origem da comunicação e o signo como mediação. O surgimento da comunicação
moderna e da opinião pública. As mídias no processo de comunicação e de rupturas na
história. Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas: narrativas históricas.

Comunicação Audiovisual - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Linguagem institucional em áudio. Linguagem institucional em vídeo.

Teorias da Comunicação - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Epistemologia da comunicação. Estudos de mídia. Teoria crítica. Estudos culturais.
Abordagens contemporâneas.
3º Período

Pesquisa em Relações Públicas - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Tipologias de pesquisa em Relações Públicas. Etapas da pesquisa em Relações Públicas.
Relatório final e apresentação dos dados.

Estética da Comunicação - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Arte e Estética. Ideologia da Estética. Semiótica e Semiologia.

Comunicação e Comportamento - Carga Horária: 60h - Créditos: 04  

Estudos do comportamento humano. Modelos integrativos do comportamento do
consumidor. O comportamento individual e a influência da sociedade. Consumo
sustentável. Comunicação e comportamento humano.

Redação Institucional - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Características e usos do texto institucional. Tipologia dos textos institucionais. Redação
de textos institucionais.

Comunicação Digital - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Conceitos de comunicação online. A comunicação digital nas organizações. As novas
tecnologias e a comunicação empresarial. Internet. Ergonomia dos sites.

Produção Gráfica - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Layout: criação e produção. Planejamento do processo gráfico. Gerenciamento da
produção gráfica e sustentável.
4º Período

Planejamento em Relações Públicas - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Conceito de planejamento. Níveis do planejamento. Fases do planejamento de relações
públicas. Elaboração do plano de relações públicas. Implantação do plano de relações
públicas. Avaliação dos resultados.

Ambientação Profissional em Relações Públicas - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Ambientação de mercado. Relacionamento profissional na área.

Responsabilidade Socioambiental - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Origem e conceitos. Certificações e indicadores. Comunicação e Responsabilidade
Socioambiental Sustentável. Relações Públicas no Terceiro Setor.

Deontologia e Ética em Relações Públicas - Carga Horária: 30h - Créditos: 02

Ética, moral e comportamento. Ética profissional e empresarial. Legislação e
regulamentação da profissão. Entidades e associações de classe.

Gestão de Negócios em Comunicação - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Negócios e o mercado de comunicação. Gestão das organizações. Comunicação como
estratégia das organizações. Plano de negócios sustentáveis.

Relacionamento com Cliente - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Clientes. Segmentação de mercado. Política de relacionamento. Instrumentos para ouvir
os clientes. Avaliação da satisfação.

Empreendedorismo - Carga Horária: 30h - Créditos: 02

Visões de empreendedorismo. Perfil do empreendedor. Inovação. Empreendedorismo
social e ambiental. Introdução ao plano de negócios.
5º Período

Ambientação Profissional em Relações Públicas - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Ambientação de mercado. Relacionamento profissional na área.

Assessoria de Comunicação - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Fundamentos da assessoria de comunicação. Trabalho integrado da assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e relações públicas. Assessor de comunicação.

Teorias da Opinião Pública - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Conceito de opinião pública. História da opinião pública. Opinião pública e comunicação política. Desafios contemporâneos da comunicação política. Comunicação e esfera pública.

Planejamento de Eventos - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Conceito de eventos. Planejamento e organização. Empresa organizadora de eventos e prestadoras de serviços. Projeto de eventos e captação de recursos.

Comunicação em Marketing - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Processo de planejamento de marketing. Análise concorrencial. Estratégias de marketing. Formas de organização de marketing. Avaliação do desempenho de marketing. Marketing global.

Comunicação Interna - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Conceitos e objetivos. Gestão de pessoas e políticas de comunicação interna. Estratégias de comunicação interna.​

6º Período

Produção Cultural - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Cultura. Marketing cultural. Projetos culturais.

Gestão de Conteúdo em Comunicação - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Planejamento e análise de conteúdos editoriais. Processos de produção de editoriais. Linguagem para multimídias. Desenvolvimento e acompanhamento de projeto.

Relacionamento com a Imprensa e Media Traning - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Assessoria de imprensa integrada à assessoria de comunicação. Implantação e administração de uma assessoria de imprensa. Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa. Treinamento das fontes.

Relações Públicas Governamentais - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Estado, governo e administração pública. Comunicação Pública. Relações Públicas nas organizações estatais.

Teorias das Organizações - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Conceito de Administração. Tipologia das organizações. Modelos de administração. Estrutura e funcionamento das organizações. Tendências da Administração.

Estudos Contemporâneos em Relações Públicas - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Relações, diálogos e linguagens existentes entre o campo das Relações Públicas. Interfaces: aspectos conceitual, cultural, tecnológico e ambiental.​

7º Período

Ambientação Profissional em Relações Públicas - Carga Horária: 120h - Créditos: 08

Ambientação de mercado. Relacionamento profissional na área.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Carga Horária: 150h - Créditos: 10 

Elaboração de projeto de pesquisa em Relações Públicas. Mapeamento da produção do conhecimento da área. Construção do referencial teórico. Pesquisa de campo. Produção de artigo científico.

Gerenciamento de Mídias Sociais - Carga Horária: 60h - Créditos: 04 

Aspectos sociais das tecnologias da informação e comunicação. Agentes inteligentes e comunidades virtuais. Planejamento e desenvolvimento de mídias. Redes sociais. Suportes tecnológicos.

Avaliação e Mensuração de Resultados em Relações Públicas - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Avaliação, mensuração e valoração. Resistências à avaliação. Planejamento. Pesquisa para mensuração de resultados. Métodos de avaliação.

Projeto Interdisciplinar Comunitário - Carga Horária: 30h - Créditos: 02

Política de desenvolvimento de projetos sociais vinculados a distintas realidades. Projeto. Intervenção na comunidade. Avaliação. Relatório.

Psicologia Organizacional - Carga Horária: 30h - Créditos: 02

Escolas psicológicas. Psicologia como ciência. Comportamento organizacional. Percepção social e relações interpessoais. Motivação.​

8º Período

Estágio Supervisionado - Carga Horária: 210h - Créditos: 14

Perfil da Organização. Mapeamento dos públicos. Diagnóstico. Elaboração de  programas e projetos. Execução dos projetos.

Orçamentos em Projetos de Comunicação - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Planejamento e controle. Custos. Orçamento de vendas, produção, despesas operacionais e investimentos. Demonstração de resultado. Controle orçamentário.

Mídias - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Noções de mídia. Adequações das mídias às estratégias de relações públicas. Investimentos em mídia. Relacionamento e negociações com agências e fornecedores de mídia.

Estudos Contemporâneos em Relações Públicas - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Estudos Contemporâneos em Comunicação e Relações Públicas. Relações Públicas e contextos sociais, industriais e econômicos. Relações étnico- raciais.

Portfólio em Relações Públicas - Carga Horária: 30h - Créditos: 02

Concepção. Estrutura e forma. Seleção de conteúdos. Sistemática de elaboração e divulgação. Gerenciamento.​

Atividades Complementares

Língua Brasileira de Sinais – Libras (optativa) - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Estrutura linguística da Língua Brasileira de Sinais. A utilização do alfabeto manual como parte intrínseca da Libras. Uso dos numerais em Libras. Expressão facial e a gramática da Libras.  Recursos didáticos para o ensino de Libras. Mediação pedagógica no ensino de Libras.​

Disciplinas em Língua Estrangeira (Optativa)​

Marketing - Carga Horária: 30h - Créditos: 02

Marketing principles. Marketing compound. Segmentation and Position. Consumer behavior.

Marketing - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Marketing and its aspects in the age of consumer-oriented production. Marketing strategies that influence consumer behavior. Brazilian consumers’ features and the aspects influencers. External influences on consumer behavior.

Global Markets and Negotiation - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Challenges the an international negotiator. Cultures, history and political environments. International legal environment. International economic arrangements. technical standards and currency movements with the global markets.

History and Cultural Patrimony - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

History and cultural patrimony. Historic and esthetics of real and unreal state references. Historic and esthetics of well artistics and handicraft.

Society and Culture - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Culture and systems of signification. Historical and symbolic forms of societies. Identity and cultural diversity. Citizenship and otherness.

Brazilian and Regional Culinary - Carga Horária: 150h - Créditos: 10

Everyday Brazilian culinary. North region culinary, westcenter regional culinary. South-west regional culinary. North-east regional culinary, South regional culinary. Brazilian candies.

Brazilian Architecture - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Notions about the formation of the Brazilian people. Socioeconomic and political dynamics in the production of the built environment and architecture of the city: the colonial period to contemporary. Socioeconomic and political dynamics in the production, planning and design of the built environment: spatial, technical, organization, housing, plastic scale in the architectural periods or styles.

Intercultural Communication - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Linguistic phenomenon; Culture; Universality and singularity in intercultural dialogue; Ethnocentrism; Stereotyping; Ethnorelativism; Intercultural sensitivity; Biculturalism.

Broadcasting Journalism - Carga Horária: 60h - Créditos: 04

Information and Entertainment;  Journal News; Writing to Television; The Broadcasting News; Live Notes (short news); Live Notes Coverage ( news with pictures); Stand-up (reporter in front of the camera); Production and Editing of the Reporting; Making and Editing Interviews; Anchoring the Journal News.​

Inscrições Abertas
Quero estudar Quero estudar

ainda não é aluno? clique aqui!

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Relações Públicas

Atos Regulatórios

​Reconhecimento: Portaria MEC nº 1.034, de 23/12/2015

Carga Horária

​2.760 horas.

Duração

​08 semestres.

Turno de Funcionamento

​Noturno.

este curso está vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação, Turismo e Lazer

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Disciplinas