Matemática

Campus Itajaí

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conceito enade


2017

Extensão

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Em 2018 o curso aprovou o projeto de extensão "Práticas Formativas para Escola e Comunidade" que objetiva: Promover práticas formativas para escola e comunidade permitindo a construção e o compartilhamento de conhecimentos, com foco no reconhecimento dos direitos das crianças e adolescente, na diversidade étnico racial e na implementação de metodologias no ensino da Matemática e do brincar na Educação Básica.

O projeto Práticas Formativas para Escola e Comunidade considera o professor agente mediador da escola e da comunidade. Nesse sentido, possibilitará aos acadêmicos de graduação, bolsistas, voluntários e professores dos cursos de História, Matemática e Pedagogia, oportunidades de aprendizagem, pesquisa e extensão. Sendo que os professores que atuam diretamente nos projetos possuem vasta experiência de atuação em projetos de extensão anteriores, nos municípios da região do Vale do Itajaí.

Em relação aos projetos de extensão, cabe mencionar as parcerias com o Instituto Poly de Itajaí e as Escolas da rede municipal de Itajaí, com ações: (i) visitação ao museu histórico da cidade de Itajaí; (ii) visitação ao Arquivo Histórico da cidade de Itajaí; (iii) intervenções com palestras, discussões sobre a história da cidade na instituições municipais e estaduais parceiras; e (iv) desenvolvimento de jogos que visem explanar a história da região do bairro da Murta e da cidade de Itajaí. Além disso, ações dos projetos de extensão, incluindo o Proler que é desenvolvido para os alunos do CAU na Biblioteca, as bebetecas nas escolas e municípios da região e outras instituições como o Dom Bosco, etc. 

PIBID

As Atividades de Ensino, é importante registrar que cerca de 30 acadêmicos e 4 professores do curso Matemática participaram, de 2013 até 2018, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, financiado pela CAPES. Atualmente 11 acadêmicos e 1 professor do curso de Matemática, participam da Residência Pedagógica. O programa, financiado pela Coordenação de aperfeiçoando de Pessoal de Nível Superior – CAPES, é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a licenciandos e estes participam de projetos desenvolvidos nas escolas de educação básica da rede pública de ensino.

 

Os acadêmicos do curso de Matemática podem se inscrever no Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID que, como política pública de valorização da docência, contempla alunos das licenciaturas com bolsas no valor de 400,00.

Dados Gerais

Titulação

Atos Regulatórios

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Duração

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