Logística

Campus Itajaí

Laboratórios

Laboratórios de Ensino

UniBem 
Voltado para a articulação entre a universidade e as empresas, o curso participa de projetos de extensão universitária que possam atender às necessidades particulares destas. Um destaque é o Projeto UniBem, que é voltado para o desenvolvimento de ações de extensão de suporte à gestão de organizações da sociedade civil organizada, seus participantes, trabalhadores e organizações governamentais e não governamentais, buscando a sua autonomia e sustentabilidade e que tem como objetivo direcionar as organizações conveniadas, a partir do estudo de suas realidades, para uma gestão autônoma e sustentável. A sistemática deste projeto visa trabalhar as dificuldades de gestão das empresas da região em sala de aula, no formato de aprendizagem baseada em projetos, com os acadêmicos e a supervisão dos professores. Ao final, os alunos apresentam visões diversas para a solução do problema estudado. Assim, colocamos a realidade do nosso mercado em sala de aula para que os alunos possam experienciar essas realidades e aplicar as teorias estudadas nas empresas da sua região, desenvolvendo estratégias que possam atender às necessidades locais. A idealização do Projeto UniBem foca nos mais diversos stakehoders: a) para a universidade é a expressão de sua função enquanto universidade comunitária, uma vez que não há custos para as organizações que se dispõem a serem campos de estudo; b) às organizações, depois de estudadas, são disponibilizadas soluções sob as mais diversas perspectivas; c) o professor tem a possibilidade de articular as teorias ensinadas às práticas e atualizar constantemente seu know how; d) ao aluno é ofertado um ensino ativo no qual a resolução dos problemas é a chave para a aplicação dos conhecimentos aprendidos; d) por fim, a sociedade ganha, uma vez que organizações mais autônomas e sustentáveis são economicamente mais rentáveis e maiores geradoras de empregos. 


Laboratório de Simulação Gerencial

O laboratório tem como objetivo proporcionar aos estudantes o exercício da tomada de decisões relacionadas com a formulação e execução de ações que envolvem as principais áreas da organização, analisando os resultados e as consequências de cada decisão tomada. A iniciativa segue uma estratégica didática de tendências de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, que são uma forma de reter o conhecimento, orientando-os a utilizar como ferramenta jogos de gestão e negócios para treinar uma equipe.

Assim, essa estrutura foi idealizada no Campus Itajaí por meio de empresas parceiras. O laboratório utiliza dois tipos de simuladores em que cada equipe de estudantes representa uma empresa: o simulador industrial e o simulador de serviços.

No simulador industrial, as empresas devem produzir e vender bens de consumo duráveis, que são comercializados em diversas regiões. O programa reproduz condições de operação das principais áreas funcionais de uma indústria, como gestão da produção, custos, administração financeira, vendas e recursos humanos.

No simulador de serviços, os participantes administram empresas que prestam serviços de três tipos: a) baixa formação; b) média formação; c) alta formação. 


lab-simulacao-gerencial.jpg
Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão localizados no 2º piso do bloco B7. O acesso pode ser feito pela escada ou pela rampa.

As máquinas dos quatro laboratórios, assim como todos os softwares destinados às práticas pedagógicas, recebem manutenção periódica da Gerência de Tecnologia de Informação da Univali. O acesso à internet é de banda larga e os usuários devem respeitar a política de utilização da Univali.

Os docentes que necessitarem dos laboratórios de informática para o desenvolvimento de práticas específicas podem realizar a reserva pela sua intranet. 

A impressora utilizada pelos alunos está localizada no laboratório 203 onde dois funcionários atendem aos alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno. 

labs-informatica.jpg

Infraestrutura

Sala Parceria – DC Logistics Brasil

A sala DC Logistics Brasil foi projetada em parceria entre a empresa e a Escola de Negócios. O design da sala assemelha-se a um escritório e foi planejado para comportar 50 estudantes, oferecendo conforto e garantindo o acesso aos recursos tecnológicos para o ensino dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola.  

As salas parceiras são resultado de uma ação de relacionamento da Escola de Negócios com a finalidade de aproximar de forma inovadora e integrada a Universidade e as Empresas. Os ambientes diferenciados proporcionam aos acadêmicos a associação de um case de sucesso às temáticas das aulas e para as empresas oportuniza a fixação de sua marca na comunidade acadêmica como um referencial na sua área de atuação, despertando o interesse e o reconhecimento de novos talentos oriundos dos cursos de graduação. 

dc-logistics.jpg
Direção da Escola e coordenações de cursos  

O espaço de trabalho destinado às atividades da Coordenação de Curso está localizado no piso térreo do Bloco B7, sala 109. Lá é realizado atendimento das demandas relacionadas ao curso, tanto dos acadêmicos quanto dos docentes.

Nesta sala também ficam concentradas a Direção, o apoio pedagógico (responsável pelas demandas pedagógicas dos cursos e corpo docente) e a logística (responsável pela infraestrutura, materiais e demais demandas administrativas) da Escola de Negócios. A sala é climatizada e conta com uma sala de reuniões. 

sec-direcao-coords.jpg
Sala dos Professores
A sala dos professores está localizada no piso térreo do Bloco B7 e é de uso exclusivo dos docentes da Escola de Negócios.

O ambiente é climatizado, mobiliado com sofás, mesas de apoio, bebedouro, máquina de café elétrica, computadores e escaninhos individuais para os docentes.  A sala também oferece sinal de internet wireless. 

sala-professores.jpg
Sala de Estudos e Orientações 

Localizado no piso térreo do Bloco B7, o espaço é destinado aos acadêmicos e aos docentes da Escola de Negócios. 

O ambiente possui gabinetes individuais de orientação e estudo e está equipado com impressora e computadores. Além disso, o espaço disponibiliza internet sem fio para utilização de notebooks, tablets e smartphones. A sala é climatizada e possui uma biblioteca setorial.

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira

8h às 12h e das 13h30 às 22h30

Tel.: (47) 3241-7924 

sala-estudos-orientacoes.jpg
Sala Parceria – ALLOG Transportes Internacionais

A sala parceira ALLOG Transportes Internacionais é resultado da parceria entre a ALLOG e a Escola de Negócios. O ambiente, com cenário empresarial e design inovador, foi planejado para 50 estudantes, oferecendo conforto e acesso aos recursos tecnológicos necessários para as atividades letivas. 

As salas parceiras são resultado de uma ação de relacionamento da Escola de Negócios com a finalidade de aproximar de forma inovadora e integrada a Universidade e as Empresas. Os ambientes diferenciados proporcionam aos acadêmicos a associação de um case de sucesso às temáticas das aulas e para as empresas oportuniza a fixação de sua marca na comunidade acadêmica como um referencial na sua área de atuação, despertando o interesse e o reconhecimento de novos talentos oriundos dos cursos de graduação. 

Foto 3 - ALLOG.jpg

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Logística

Atos Regulatórios

​​Reconhecimento: Decreto Estadual n° 580, de 15/08/2003

Renovação de Reconhecimento: Decreto Estadual n° 2.082, de 03/02/2009

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 765, de 21/07/2017

Carga Horária

​2.400 horas

Duração

​6 Semestres

Turno de Funcionamento

Noturno

este curso está vinculado à Escola de Negócios

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados