História

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

Pesquisa

 

Os acadêmicos desenvolvem pesquisas desde o primeiro período com a disciplina Prática Docente: Projetos Integrados e posteriormente na disciplina Estágio Supervisionado:Pesquisa da Prática Pedagógica,do quarto ao sétimo período.

O curso tem aprovado o Projeto de Extensão "Diversidade Étnico-racial: diálogos emergentes em educação", que objetiva: 

  • Qualificar docentes que atuam no ensino fundamental na construção do processo educativo que trabalhe com as diferenças em respeito a Lei Federal 10.639/03  e a Lei 11.645/08. 

  • Oportunizar, aos licenciandos da Univali  e docentes de escolas públicas, espaços e possibilidades  de discussão e análise sobre a educação para a diversidade étnico racial.  

  • Relacionar as diferentes concepções históricas sobre diversidade étnico  racial com o papel da escola.

  • Promover a leitura e a interpretação de  textos e fontes históricas  . 

  • Sistematizar e promover a formação continuada de professores da rede pública com acompanhamento da validação das atividades sugeridas no processo de implementação da temática Diversidade Étnico Racial.

O projeto é aberto à comunidade educativa. Encontros nas terças e sextas-feiras. Horário: 14h às 17h.

Local: Bloco D1

Contato: chicobraun@univali.br


O curso de História desenvolve pesquisa através dos editais do PIBIC, Probic, Art. 170 e Art. 171, em projetos externos financiados pelo CNPQ e Capes em parceria com os professores do programa de mestrado e doutorado em educação da UNIVALI.

O curso de História tem como hábito promover aulas no Museu Histórico e no Centro de documentação e memória Histórica de Itajaí, favorecendo o contato com as fontes e a pesquisa na área de História. Além dessas práticas o uso de acervos online disponíveis em sites como da Biblioteca pública do Estado de Santa Catarina e da Biblioteca Nacional dão apoio a pesquisa. Com relação ao Centro de Documentação e Memória Histórica, estamos desenvolvendo parceria de pesquisa e desenvolvendo ações educativas com a instituição.

O curso criou um grupo de pesquisa para incrementar a pesquisa e incentivar docentes e discentes ao desenvolvimento da pesquisa na área de História e propiciar a participação em editais de pesquisa. O grupo de pesquisa se chama Grupo de Pesquisa em História e Política e contém as seguintes linhas de pesquisa:

Arte, Cultura e política (4 pesquisadores e 1 estudante)

Identidades, Poder e Cultura Historiográfica (5 pesquisadores e 2 estudantes). 


Dados Gerais

Titulação

Licenciado em História

Atos Regulatórios

​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 71.650, de 02/01/1973

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 2.089, de 03/02/2009

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 548, de 05/06/2017

Carga Horária

3210 horas

Duração

8 semestres

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Educação

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados