Fotografia

Campus Florianópolis

5

conceito mec


2017

Depoimentos


Jonatas Florencio

Por onde você anda?

Sou Jonatas Florencio, tenho 24 anos, nascido e criado em Itapema(SC). Mudei-me para Florianópolis com o sonho de uma graduação. Foi então que entrei para o curso de fotografia ofertado pela Univali. Durante todo o processo acadêmico pude ter contato com ótimos profissionais e descobrir minha área de atuação dentro da fotografia. 

Em que área atua?

Atuo na área de Fotografia de Moda. Possuo uma empresa de fotografia de moda, a Los Dos Fashion Lab, que oferece todos os processos de criação de campanhas e editoriais de moda.

Quais as maiores satisfações da sua carreira?

Em pouco tempo de carreira já pude ter meu material publicado em revistas nacionais e de diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra e também no portal da Vogue Itália. Além disso, venho trabalhando com diversas marcas de renome nacional.

Como sua carreira desenvolveu?

Embora eu estivesse começando a atuar como fotógrafo social assim que ingressei na faculdade, fui recebendo convites para trabalhar com moda e a partir daí as coisas foram acontecendo naturalmente. Fui criando meu portfólio e desenvolvendo meu trabalho, conquistando mais espaço no mercado de moda, a área que eu trabalho atualmente.

De que forma o curso Tecnologia em Fotografia da Univali contribuiu?

Em primeiro lugar pude ter a oportunidade de aprender com excelentes profissionais da fotografia, os quais agregaram muito para minha formação profissional. Além disso, dentro do curso existe uma matéria chamada Prática Profissional Supervisionada. Essa matéria tem como objetivo a inserção do acadêmico no mercado de trabalho, para absorção de experiências e vivência na sua área de atuação, sendo assim, podendo usar toda a parte teórica que foi adquirida ao longo da graduação. Essa vivência proporcionou desafios onde pude exercitar minhas habilidades, e afirmo que é uma experiência muito agregadora e que com certeza serviu no meu âmbito profissional.

Como tem dado continuidade ao seu aprendizado?

Atualmente venho focando meu aprendizado cada vez mais no mercado de moda, trocando experiências com profissionais da área e participando de cursos e workshops específicos.

Que mensagem você deixaria aos alunos do curso?

Embora o olhar e a linguagem de cada fotógrafo venham de sua bagagem e vivências na vida, é de extrema importância desenvolver a parte técnica da fotografia, conhecer bem seu equipamento e utilização da luz. E aproveitem os excelentes professores que vocês têm, extraiam o máximo de conhecimento possível das aulas, pois cada detalhe ensinado será útil na sua vida profissional. Deixo aqui meu agradecimento aos meus queridos professores, Vanessa, Mário e principalmente Eduardo, que foi quem me abriu as portas para o mundo da fotografia.

Joni Pereira

Em que área você atua?

Atualmente minha área de atuação é a fotografia de família, documental de família e de casamento.


Quais as maiores satisfações da sua carreira?

Tenho três grandes satisfações: a primeira é conhecer pessoas e suas histórias, que são as mais variadas possíveis. A segunda é viver só da fotografia, tendo ela como única profissão e fonte de renda. E a terceira é poder trocar experiências e compartilhar um pouco do que aprendi e também adquirir aprendizados.

 

Como sua carreira desenvolveu?

Minha carreira se desenvolveu paralelamente ao curso de Fotografia na Univali. No começo foi muito difícil, cheguei a pensar em desistir. Mas insisti no que eu queria, busquei todo conhecimento que podia e assim consegui entrar no mercado da fotografia social. Foi ela que me sustentou e me ensinou muito durante um longo tempo, para que hoje eu pudesse focar na fotografia de família, na documental de família e de casamento.

 

De que forma o curso de tecnologia e fotografia do Univali contribuiu?

O curso foi muito importante por tudo que ele me proporcionou. Tive a oportunidade de experimentar vários campos, direcionar minha fotografia e estruturar o conceito que queria para ela.

 

Como tem dado continuidade ao seu aprendizado?

Principalmente através de workshops, congressos de fotografia e leitura. Além disso, mantenho um olhar atento para aprender com tudo que vejo. Futuramente pretendo fazer uma pós-graduação.

 

Que mensagem você deixaria aos alunos do curso?

A faculdade é realmente uma oportunidade, mas poucos sabem aproveitá-la. Usufrua de tudo que o curso te proporciona, desde os professores, as matérias e também a estrutura.


Dados Gerais

Titulação

Tecnólogo em Fotografia

Atos Regulatórios

​Reconhecimento: Decreto Estadual nº 3.758, de 22/12/2010

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 545, de 05/06/2017

Carga Horária

​1.920 horas

Duração

​05 semestres

Turno de Funcionamento

Noturno

este curso está vinculado à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados