Campus Itajaí

conceito mec

conceito enade

2019

A Iniciação Científica é um mecanismo que inicia os alunos dos cursos de graduação na pesquisa científica, sendo um instrumento teórico e metodológico à concretização de um projeto pré-definido que contribua para formação profissional do aluno e resulte em acréscimo acadêmico, científico, cultural ou social.

Tem por objetivo o despertar da vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orienta dos por pesquisador qualificado. Cabe ressaltar que é um dever de toda instituição de nível superior, designada universidade, ofertar programas de Iniciação Científica.

Normalmente a universidade oferece bolsa para o desenvolvimento do projeto de iniciação científica podendo essa ser um atrativo, ajudando o bolsista a não desistir do projeto por problemas financeiros, garantindo sua participação ao longo do desenvolvimento da pesquisa. A orientação do bolsista deve resultar na aprendizagem de técnicas e métodos, bem como do desenvolvimento do pensar científico, seja decorrente de situações criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa.

A iniciação científica também tem como objetivos estimular pesquisadores a encorajarem os estudantes de graduação a se engajarem em pesquisas científicas, recebendo orientação de Instituições sérias e comprometidas com o desenvolvimento técnico - científico do país, estimulando sempre o ingresso de novos pesquisadores.

À vista disso, entende-se ser de fundamental fomentar os alunos a participarem desse programa, permitindo assim seu um maior envolvimento nas questões que se relacionam com o desenvolvimento da ciência no nosso país.

Assim sendo, o workshop teve por objetivo socializar os resultados e  os projetos de iniciação científica aos alunos do curso de Engenharia Civil

Veja mais notícias.