SEC – Semana de Engenharia Civil

por Univali | Universidade do Vale do Itajaí |

​Desde o ano 2000, o Curso de Engenharia Civil promove, anualmente, a Semana Acadêmica do Curso, denominada SEC – Semana de Engenharia Civil. As edições 2000 a 2002 aconteceram no 1º semestre letivo. A partir de 2003 o evento passou a acontecer no 2º semestre de cada ano, ficando o 1º semestre dedicado a outras ações. As edições de 2004 e 2006 foram realizadas em conjunto como Curso de Arquitetura e Urbanismo, promovendo maior integração dos dois cursos.

O objetivo da SEC é promover a integração entre alunos, egressos, professores e profissionais do setor, possibilitando, num mesmo fórum, a discussão de assuntos técnicos atuais que envolvem as ações ligadas à prática da profissão. Com isso, é possível estabelecer a aproximação dos profissionais da região com a Universidade, propiciando a disseminação de informações e, além disso, oferecer uma oportunidade para formação continuada de engenheiros, arquitetos e técnicos do setor.

O formato de evento contempla palestras técnico-científicas, mini-cursos, e mesas redondas. As mesas redondas destinam-se ao debate de temas de interesse da região de abrangência da Univali, como a Ampliação da Faixa de Areia da Praia Central de Balneário Camboriú, discutida na SEC 2002, o Transporte Coletivo Integrado Urbano para Itajaí e Balneário Camboriú, tema da SEC 2004 e a problemática da Manutenção Predial, debatida na última edição do evento, ocorrida em agosto de 2007.

Em 2005, tentou-se um novo formato de evento, dedicando-se a SEC à apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC’s), tendo sido realizadas apenas duas palestras organizadas pelo Centro Acadêmico do Curso. Muito embora tenha acontecido com sucesso, os alunos solicitaram que as novas edições voltassem ao formato anterior, o que foi acatado e passou a ser praticado nas edições seguintes.

Além da SEC, são realizadas, periodicamente, ações específicas para os alunos do curso de Engenharia Civil, organizados em parceria com empresas regionais e nacionais, bem como com a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Itajaí – AREA17, Núcleo Regional da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos – ABMS e Diretoria Regional do Instituto brasileiro do Concreto – IBRACON, MUTUA – Caixa de Assistência e CREA SC. Em 2011, a 1ª delas será o Dia da Engenharia Civil, destacado acima.