Normas de Apresentação


Os artigos científicos e os trabalhos acadêmicos, não podem estar postados para publicação simultânea em outro periódico eletrônico ou físico, etc. Devem ser postados unicamente na RICC.

Devem ser apresentados em português e submetidos diretamente na página da revista.

Formato, que representam os elementos pré-textuais.

O artigo científico deve ter as configurações elementares de estrutura a seguir:

a) Quantidade de páginas: 10 a 20:

b) Letra Arial, tamanho: 12;

c) Espaço entre linhas: 1,5 cm;

d) Margem esquerda e superior: 3 cm;

e) Margem direito e inferior: 2 cm.

f) Folha: A4;

g) Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior;

h) Alinhamento: justificado;

i) Entrada de parágrafo: 1,5cm;

j) Versar sobre tema relacionado às Linhas de Pesquisa do Curso de Graduação do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas, CEJURPS – Univali.

h) Sua redação deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e as Normas Editoriais acima especificadas no processo de avaliação.

l) Não serão aceitos artigos que usem o modo autor-data ou expressões como:

Op. Cit., Idem e Ibidem.

Linhas de Pesquisa do Curso de graduação em Direito, e de Relações Internacionais

A monografia ou o artigo científico deverá ser desenvolvido em uma das áreas:

Teoria do Direito; Direito Público, Direito Privado, Direitos Especiais, Direitos Sociais e Direitos das Relações Internacionais.

Estrutura básica de apresentação

O artigo científico deve ser inédito e atender a seguinte estrutura e nesta ordem:

  • Título: (máximo 8 (oito) palavras), em português, centralizado, em letras maiúsculas, com negrito, sem grifo e numerado de forma progressiva.
  • Subtítulos ou sessões: sem adentramento de parágrafo, com marcação em números arábicos, sendo apenas a primeira letra de cada subtítulo em letras maiúsculas.
  • Nome(s) do(s) autor(es): duas linhas abaixo do título, à direita: letras maiúsculas apenas para as iniciais, com qualificação em nota de rodapé; Não deve ser omitidos nomes e sobrenomes intermediários.
  • Co-autoria: Será permitida a co-autoria nos artigos científicos não destinados ao TCC, neste caso no máximo de um co-autor, devendo estar identificado, contendo nome completo, titulação, Instituição a que pertence, endereço eletrônico e telefone para contato.
  • Nota de rodapé deve conter: nome por extenso e qualificação completa do(s) autor(es), Instituição e cargo a qual está ligado, (com endereço) Titulação e endereço eletrônico e telefone de contato.
  • Nota: cada autor (individualmente ou em co-autoria) poderá submeter apenas um artigo por edição da revista RIC.
  • Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e co-autores.
  • Sumário: é o instrumento destinado a identificar as partes do trabalho, rigorosamente como nele consta, inclusive tipo e tamanho das letras, com a precisa indicação da página inicial de cada capítulo, sub-capítulo, título e subtítulo. Não deve ser registrada a divisão quinaria. É uma relação em ordem numérica (algarismos arábicos) seqüencial dos títulos constantes do artigo, a partir do Sumário, Prefácio, Apresentação, Introdução, Decálogo do Pesquisador, Recomendações Iniciais, Categorias e Conceitos operacionais, Projeto de Pesquisa, etc.
  • - Resumo em português: a palavra resumo em maiúsculo, seguida de dois pontos, três linhas abaixo do nome do(s) autor (es), adentramento de parágrafo. Na mesma linha, iniciar o texto com a fonte sugerida anteriormente, em um único parágrafo, contendo no mínimo 100 e no máximo 250 palavras e, espaço entrelinhas simples. O conteúdo do resumo consiste na apresentação concisa do texto por meio de uma seqüência de frases objetivas e seguidas da palavra-chave. O Texto deve ressaltar objetivo, método e considerações finais do trabalho (máximo 250 palavras).
  • Palavra-chave em português: maiúscula, seguida de dois pontos, uma linha abaixo do Resumo. Apresentar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras, sendo a primeira em maiúscula e as demais em minúsculas, separadas entre si por ponto e finalizadas, também, por ponto.
  • Cada autor (individualmente ou em co-autoria) poderá submeter apenas um artigo por chamada da revista RICC

Estrutura básica do artigo cientifico

A estrutura básica do artigo científico para publicação compreende:

  • Os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Quando o artigo se refere à comunicação de resultados de pesquisa, segue a forma descrita e referenciada pelo Caderno de Ensino nº 4 da Univali.

Elementos pré-textuais, já referenciados acima.

  • Elementos textuais: a parte mais consistente de um artigo científico é a parte textual. Nela as seções serão organizadas com conteúdo que respeite a seguinte organização:
    • Introdução, desenvolvimento e conclusão; ficando a critério do autor a hierarquização do assunto tratado.
    • A introdução apresenta o assunto do artigo - tema da pesquisa – e seus objetivos, uma síntese da metodologia utilizada na pesquisa, a justificativa do trabalho e suas limitações.
    • No desenvolvimento (corpo do artigo), são apresentados os dados do estudo, explicando e avaliando os resultados, comparando-se com outros estudos já realizados. O texto contém a exposição e a explicação das idéias e o material pesquisado e pode ser subdividido em: - referências teóricas da pesquisa (apresentação de conceitos sistematizados com base na literatura);
  • Aspectos metodológicos (caracterização da pesquisa e da produção se for o caso, e descrição dos métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados); - resultados (apresentação e avaliação dos dados encontrados, podendo se utilizar tabelas e ilustrações);
  • Discussão e análise (confrontando entre os resultados obtidos na pesquisa e o conteúdo abordado nos referenciais teóricos).
  • As citações textuais longas (mais de três linhas) devem vir em parágrafo independente, recuado da margem 4 cm, com fonte Arial 11, e com os espaçamentos simples, sem aspas.
  • As afirmações contidas no artigo são da responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da RICC.
  • As considerações finais se constituem como dedução lógica do estudo, destacando-se os seus resultados, relacionando-os aos objetivos propostos na instrução. Pode ser incluídas sugestões ou recomendações para outras pesquisas, porém de forma breve e sintética.

Elementos pós-textuais

Referência das Fontes Citadas: as referências redigidas, segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser apresentadas por ordem alfabética e constituírem uma lista única no final do artigo. A exatidão e adequação das referências, que tenham sido consultadas e mencionadas no texto do artigo, são da responsabilidade do autor.

O Título, em comento, deve vir especificado como: “Referências” e não “Referências bibliográficas”. Devem possuir todos os dados necessários para a identificação da publicação original.

Obs.: Quando houver tradução do texto: usar “tradução de Fulano de Tal” (e não Trad.)

O nome das obras deve ser grifado em negrito e não em itálico.

As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário.

1ª Citação deverá ser completa.

SOBRENOME, Prenome. Título (se houver). Edição (se houver). Tradução de Fulano (se houver). Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação da obra, nº da página.

Exemplo da 1ª Citação:

STELZER, Joana. União Européia e Supranacionalidade: desafio ou realidade. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2008p. p. 28.

2º Citação poderá ser resumida.

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver), nº da página.

Exemplo da 2ª citação:

STELZER, Joana. União Européia e Supranacionalidade: desafios ou realidade? p. 28.

Alguns modelos de citações como exemplos:

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do livro em negrito. n. edição (se não for a 1ª). Local de publicação: Editora, ano.

Capítulo de livro

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO. Prenome. Título do capítulo. In:’

SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Prenome (org). Título do documento em negrito. Local da Publicação, ano. p. x. y.

Dissertação, Tese e Monografia.

SOBRENOME DO AUTOR. Titulo do documento em negrito. Dissertação (Mestrado em .............). Faculdade de .............. , Universidade de __________, Local, ano.

Artigo de Revista

SOBRENOME DO AUTOR, Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local de Publicação, v. x, n.x, x-y, mês e ano.

Artigo de Jornal.

I – Artigo assinado.

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v.x, n.x, p.x-y, mês e ano.

II – Artigo não assinado.

TITULO do artigo com primeira palavra em maiúscula. Nome do Jornal em negrito, local da Publicação, v.x, n.x, p.x-y, dia, mês e ano.

Artigo em revista em meio eletrônico.

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito. Local, dia, mês e ano (se houver). Disponível em: Acesso em: dia, mês e ano.

Artigo de jornal em meio eletrônico.

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Titulo do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local, dia, mês e ano. Disponível em: Acesso em: dia, mês e ano.

Anexos: São dados não necessariamente produzidos pelo autor, porém, tem por função complementar a fundamentação do trabalho. Ex: Legislação, artigos, etc.

Apêndices: trata-se de uma elaboração do autor, cuja função é de acrescentar, complementar ou ilustrar o trabalho desenvolvido. Ex.: entrevistas, questionários, etc.

Recomendações

Os artigos científicos para publicação na RICC – CEJURPS deverão seguir a padronização geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e a padronização específica indicada no Caderno de Ensino nº 4, da Universidade do Vale do Itajaí, 2006 -

Materiais gráficos: gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e cada gráfico deverá vir no texto e, além disso, cada um deverá ser enviado em arquivo separado. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Quadros: os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados.

 


Nota no Guia do Estudante
Acafe - Universidade do Vale do Itajaí Universidade Comunitária Selo ODS - Universidade do Vale do Itajaí
Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Para reclamações, acesse: Procon SC