Ciências Contábeis

Campus Centro - Biguaçu

5

conceito mec


4

conceito enade


Extensão

Núcleo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Visa conscientizar e mobilizar as organizações do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, assim como a comunidade acadêmica e do entorno do Campus no desenvolver dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), em especial nos municípios de atuação da Univali. O Núcleo prevê atividades práticas de caráter multidisciplinar, a fim de incluir os alunos no desenvolvimento de assessoria, consultoria, ações instrutiva, executiva e documental relacionada à implementação dos Objetivos da Sustentabilidade - ODS da ONU, junto aos Municípios de abrangência da Univali e com entidades de todos os setores.
O Núcleo é fruto do projeto Univali – Jeitos de Mudar o Mundo, que atuava suas atividades com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs desde 2009, no intuito de conscientizar e mobilizar as organizações do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, no desenvolver da sustentabilidade e do direito ambiental, por meio dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), em especial nos municípios de atuação da Univali. 

O
s Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) correspondem a um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da ONU, incluindo o Brasil, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para viver. 

O projeto tem como público alvo organizações do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor dos Campis da Univali, assim como docentes e discentes da Instituição e está alinhado com a missão da Escola de Negócios em desenvolver o conhecimento no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, através do ensino, pesquisa e extensão, visando a formação de profissionais e contribuir para a qualidade de vida da sociedade.
Unibem
Voltado para a articulação entre a universidade e as empresas, o curso participa de projetos de extensão universitária que possam atender às necessidades particulares destas. Um destaque é o Projeto UniBem, que é voltado para o desenvolvimento de ações de extensão de suporte à gestão de organizações da sociedade civil organizada, seus participantes, trabalhadores e organizações governamentais e não governamentais, buscando a sua autonomia e sustentabilidade e que tem como objetivo direcionar as organizações conveniadas, a partir do estudo de suas realidades, para uma gestão autônoma e sustentável. A sistemática deste projeto visa trabalhar as dificuldades de gestão das empresas da região em sala de aula, no formato de aprendizagem baseada em projetos, com os acadêmicos e a supervisão dos professores. Ao final, os alunos apresentam visões diversas para a solução do problema estudado. Assim, colocamos a realidade do nosso mercado em sala de aula para que os alunos possam experienciar essas realidades e aplicar as teorias estudadas nas empresas da sua região, desenvolvendo estratégias que possam atender às necessidades locais. A idealização do Projeto UniBem foca nos mais diversos stakehoders: a) para a universidade é a expressão de sua função enquanto universidade comunitária, uma vez que não há custos para as organizações que se dispõem a serem campos de estudo; b) às organizações, depois de estudadas, são disponibilizadas soluções sob as mais diversas perspectivas; c) o professor tem a possibilidade de articular as teorias ensinadas às práticas e atualizar constantemente seu know how; d) ao aluno é ofertado um ensino ativo no qual a resolução dos problemas é a chave para a aplicação dos conhecimentos aprendidos; d) por fim, a sociedade ganha, uma vez que organizações mais autônomas e sustentáveis são economicamente mais rentáveis e maiores geradoras de empregos. 
FOTO 69 - unibem cont - Biguaçu.jpg
Univali Faz
Evidenciando a vocação comunitária da Univali, o Curso de Administração participa do Projeto de Extensão Univali Faz, voltado para o desenvolvimento de ações comunitárias e apoio em questões sociais dos municípios. O objetivo do projeto é possibilitar aos acadêmicos a construção de solidariedade e respeito ao outro, em ações de promoção do bem-estar comum, por meio de atividades voluntárias. Para atingir esse objetivo, são desenvolvidas ações comunitárias prioritariamente em áreas que dizem respeito aos Direitos Humanos e Educação Ambiental, nas quais os alunos se envolvem de maneira voluntária, contribuindo para a sociedade em que vivem. As atividades são planejadas de forma a viabilizar que os acadêmicos participantes vivenciem experiências junto às pessoas e comunidades que muitas vezes não têm acesso aos direitos básicos de existência ou que muitas vezes acabam sendo discriminadas ou marginalizadas. Espera-se que a partir da reflexão dessa realidade os acadêmicos tenham condições de viver socialmente, exercendo sua autonomia, potencializando sua capacidade de conceberem a si mesmos nas relações com o outro e auxiliem a construir uma sociedade mais justa e ética. 

FOTO 70 - univali faz cont - Biguaçu.jpg
Semana Iniciação Científica

A Semana Científica e de Extensão é dedicada à apresentação de bancas dos trabalhos técnicos científicos de conclusão de curso e dos resultados dos projetos de extensão realizados pelos acadêmicos dos Cursos da Escola de Negócios.

Em paralelo as apresentações dos trabalhos citados, acontecem feiras solidárias, oferta de cursos de extensão, visitas técnicas, palestras e workshop com empresas parceiras. O evento que ocorre simultaneamente em todos os Campi da Univali abrangendo cinco Campis e 12 cursos de graduação presenciais e 10 cursos digitais.

A Semana Científica e de Extensão da Escola de Negócios acontece no final de cada semestre letivo, contando com a participação de acadêmicos, professores, empresários e da comunidade. 
_MG_0745 (00000002).jpg
PET_7765 (00000002).jpg

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Ciências Contábeis

Atos Regulatórios

​Criação: Decreto Federal n.º 82.462, de 18/10/78

Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 23, de 08/01/1982

Resolução n.º 17B/CEPE/91, de 05/08/91

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 2.523, de 17/08/2009

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 706, de 19/12/2013

3ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 796, de 26/07/2017

Carga Horária

​3.000 horas

Duração

​8 semestres

Turno de Funcionamento

Noturno

este curso está vinculado à Escola de Negócios

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2020 - Todos os direitos reservados