53ª Semana de Iniciação Cientifica Do Curso de Graduação Em Enfermagem - 14ª Seminário dos Grupos de Pesquisa

por Rodrigo Massaroli | 20/06/2020

Neste ano, especialmente, perante a uma situação de pandemia, as evidências são de que a pesquisa científica é base para o desenvolvimento não apenas de ações cuidativas para uma população, mas também alicerce para decisões políticas, econômicas e governamentais de um país. Por conseguinte, ressaltam-se as atividades desenvolvidas pelo Curso de Graduação em Enfermagem em sua Semana de Iniciação Científica. Desenvolvida em três distintos momentos, a pesquisa inicia-se no 8º período e segue até a formação dos discentes, no 10º período acontecendo através de uma atitude ética e profissional fomentando o conhecimento por meio da construção metodológica, onde hipóteses são elaboradas, testadas, discutidas e antigos conceitos são reformulados conforme as solicitudes da atualidade, atividades inerentes ao crescimento profissional do acadêmico. Além de despertar a vocação científica, este momento incentiva talentos potenciais entre estudantes universitários, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.
Alinhado as políticas institucionais da Universidade do Vale do Itajaí, o Curso de Graduação de Enfermagem considera a pesquisa como princípio científico e educativo desde a década de 90. O Curso tem dois grupos de pesquisa: 1) Grupo de Pesquisa em Saúde, específico para o Curso de Enfermagem e, 2) Gestão e Atenção Primária em Saúde, congregando outros Cursos. Ambos estão registrados CNPq e as linhas de investigação estão alinhadas com a matriz curricular, nos eixos ensino-extensão.
Em 2009 através da Resolução nº 005/CONSUN-CaEn/09 foi alterada a denominação das disciplinas que se referem pesquisa/iniciação cientifica nas matrizes curriculares vigentes dos Cursos de Graduação da Univali, passando-se a se chamar de Trabalho de Iniciação Cientifica3 e, desde então, vem aprimorando suas atividades ao integrar os conteúdos teóricos à prática profissional, bem como, para atender às disposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem. É um dever de toda Instituição de nível superior oferecer um programa de Iniciação Científica mesmo sem a veiculação de bolsa de iniciação científica, já que esta é apenas um incentivo individual que serve como estratégia de seleção para os melhores alunos e/ou projetos.
O Curso de Graduação em Enfermagem preza em desenvolver suas pesquisas acadêmicas de modo ético, responsável e competente voltado ao cuidado humano em todos os ciclos vitais e dimensões de vida.
A pesquisa é uma ferramenta indispensável e precisa ser estimulada na ambiência acadêmica, uma vez que atuam como responsáveis pela difusão do conhecimento e a introdução à pesquisa científica.

A formação do profissional enfermeiro na perspectiva de estimular o desenvolvimento de competências e habilidades associadas à realização da pesquisa surge como condição para o exercício profissional comprometido com as necessidades da saúde humana.

Objetivo

Apresentar os resultados finais dos trabalhos de iniciação científica do Curso de Graduação em Enfermagem, a fim de cumprir os requisitos acadêmicos da disciplina de Trabalho de Iniciação Cientifica (Código: 13478)

Programação: Clique Aqui

Informações Adicionais