Curso: Oratória e Expressividade: aprimorando a comunicação oral

 


por Sinara dos Santos Hutner | 19/10/2019

Aprimorar a comunicação oral traz vantagens ao indivíduo, tanto no âmbito profissional quanto na vida pessoal. Saber expor ideias com precisão e clareza indica vivacidade e inteligência. Fazer-se entender, trocar ideias e emoções faz com que a pessoa seja melhor adaptada e mais feliz.
Este curso de extensão propõe aos participantes vivências para o aprimoramento das habilidades comunicativas, por meio de técnicas que estimulem o enfrentamento do medo de falar em público; a busca por um estilo próprio de comunicador, com espontaneidade, autenticidade e naturalidade em diferentes situações comunicativas; o estímulo a desinibição, expressividade e criatividade.

Objetivo

Instrumentalizar o participante a expressar-se de forma natural e eficiente, com desinibição, espontaneidade e expressividade, por meio de técnicas de expressão oral e corporal, em diferentes contextos comunicativos que envolvem a fala pública. (apresentação no meio acadêmico, palestra, entrevista, discurso, entre outros).

Programação

Anatomia e fisiologia da laringe e da produção vocal
Fatores de interferência/influência na produção da voz
Psicodinâmica vocal
Aquecimento corporal
Aquecimento e desaquecimento vocal
Respiração e coordenação pneumofonoarticulatória
Ritmo e velocidade de fala
Técnica de ressonância e de clareza articulatória
Recursos vocais: ênfase, curva melódica, uso de pausas
Expressividade do corpo: postura corporal, expressão facial e uso de gestos
Aspectos discursivos: estilo do falante, barreiras verbais e o medo de falar
Simulação de diferentes situações de comunicação
Atividades individuais de análise da performance comunicativa de cada participante – análise de vídeo com devolutiva sobre o uso dos recursos verbais, vocais e não verbais da comunicação.

Ministrantes

Sinara dos Santos Hütner (Coordenadora do Projeto e ministrante)
Fonoaudióloga e docente da UNIVALI
Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP
Ministrou disciplinas de Comunicação e Expressividade nos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e no Curso de Música.
Ministra cursos de Oratória e Comunicação.
Professora da disciplina de Oratória e Expressividade do Núcleo Integrado de Disciplinas da UNIVALI.

Elisa Gugelmin Distéfano (Ministrante)
Fonoaudióloga e docente da UNIVALI
Mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR
Ministrou disciplinas de Comunicação e Voz no Curso de Fonoaudiologia.
Atua como fonoaudióloga clínica na CliniPOM Itajaí.
Ministra cursos de Oratória e Comunicação.
Realiza atendimento individual a profissionais da voz: advogados, políticos, empresários.

Mara Keli Christmann (Ministrante)
Fonoaudióloga e professora do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI e do IELUSC.
Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM-RS.
Ministra disciplinas de Oratória e Voz no Curso de Fonoaudiologia.
Atua como fonoaudióloga clínica
Fonoaudióloga do Laboratório de Estudos em Comunicação e Saúde (LECS) da UNIVALI
Ministra cursos de Dicção e Oratória e de Saúde Vocal do Trabalhador.

Informações Adicionais

Data: 19/10 a 30/11/2019
Horário: 09:00 às 17:00 (sábado)
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - ECS/Bloco F4 - Auditório II do ECS
Valor: Estudante de Graduação R$ 435,00 e Outros R$ 490,00

O diferencial deste curso será a análise da performance comunicativa de cada um dos participantes em diferentes situações de fala pública. As professoras fonoaudiólogas avaliarão cada integrante do grupo em relação ao uso dos recursos verbais, vocais e não verbais da comunicação e farão a devolutiva da análise individualmente, com horário a ser definido no primeiro encontro. Além disso, serão realizadas atividades práticas extra-curso para o treinamento das técnicas aprendidas e posterior análise e discussão junto ao grupo de participantes.

Mais Informações

Responsável: Sinara dos Santos Hutner
E-mail: sinara@univali.br
Telefone: (47) 99602-9992 / (47) 99967-0085

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.



 

  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Curso: Oratória e Expressividade: aprimorando a comunicação oral