XXVIII Semana Acadêmica de Psicologia: 2019, uma Odisseia na Psicologia

 


por Centro Acadêmico de Psicologia Prof. Pedro Antonio Giraldi | 26/08/2019

​A Semana Acadêmica de Psicologia é realizada todos os anos no mês de agosto, em comemoração ao dia do psicólogo. Neste ano, os acadêmicos da UNIVALI votaram nas temáticas que mais lhes interassavam para compor a programação da XXVIII Semana Acadêmica de Psicologia. Sendo assim, em 2019, o Centro Acadêmico de Psicologia apresentará este evento com o tema "2019, Uma Odisseia na Psicologia", pois as palestras e eventos da Semana Acadêmica serão voltados às diferentes áreas de atuação do psicólogo, de psicopatologias à relações étnico-raciais, fugindo das áreas clássicas de atuação do Curso de Psicologia UNIVALI (psicologia organizacional, clínica e educacional) e, por isso, configurando uma odisseia: uma viagem, uma aventura. Estes temas constituem algumas das áreas de conhecimento que são pouco discutidas na graduação. Busca-se fomentar a discussão sobre estes campos e promover a busca de conhecimentos diversificados da comunidade acadêmica, tornando os estudantes protagonistas de sua graduação.

Objetivo

Objetivo geral:

  • Fomentar o debate de temas emergentes da Psicologia.

Objetivos específicos:

  • Demonstrar diferentes formas de atuação do profissional psicólogo na contemporaniedade;
  • Favorecer a interação dos acadêmicos com a amplitude do conhecimento e práticas em Psicologia.

Programação

26/08/2019
19:00 – Abertura da XXVIII Semana Acadêmica de Psicologia e apresentação cultural;
20:00 – Palestra: Caminhos e perspetivas da saúde coletiva na atualidade e o fazer o psicólogo no SUS (Prof. Dr. Marcos Aurélio da Rosa e Prof. Dr. Carlos Eduardo Máximo).

27/08/2019 (Dia do Psicólogo)
09:30 – Palestra: Gênero e sexualidade: o trabalho do psicólogo com adolescentes e jovens adultos na educação (Profa. MSc. Léia Viviane Fontoura e MSc. Paula Helena Lopes);
14:00 – Palestra: Suicídio: fatores psicossoais relacionados à tentativa de suicídio e o atendimento emergencial em psicologia (Dra. Ana Paula Araújo de Freitas, MSc. Gustavo da Silva Machado e Profa. Dra. Roberta Borghetti Alves);
19:00 – Palestra: O campo da comunicação e os processos de subjetivação: disciplina, violência e fake news (Prof. Dr. José Isaías Venera e Profa. Dra. Marina Benedet).

28/08/2019
09:30 – Palestra: Violência contra a mulher: a perspectiva do homem agressor e outros fatores (MSc. David Tiago Cardoso e Profa. Dra. Elisângela Domingues Natt);
14:00 – Palestra: A normatização do racismo no estado contemporâneo (Monike Eva Oliveira Araújo);
19:00 – Palestra: Relacionamento abusivo: aspectos psicológicos e sociais, enfrentamento, e o atendimento psicológico com mulheres vítimas (MSc. Danielle Cadan e Profa. Dra. Marina Benedet).

29/09/2019
09:30 – Palestra: As vivências de LGBT no Brasil: diferenças, violências e equidade (Igor Rodrigo Haskel);
14:00 – Palestra: Psicopatologias nas perspectivas das abordagens psicoterapêuticas: Terapia Cognitivo-Comportamental, Gestalt-Terapia e Psicanálise;

19:00 – Palestra: A força das emoções positivas e a Terapia Cognitivo-Comportamental (Profa. Dra. Rafaela Dias Matavelli).

Ministrantes
Ministrantes

Prof. Dr. Marcos Aurélio da Rosa: graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (RS) em 1975; residência em Medicina Comunitária na Unidade Sanitária São José do Murialdo (RS) em 1977, com título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade outorgado em 2011; especialização em Saúde Pública pela ESP (RS) em 1977; mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (RJ) em 1991; doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2000; pós-doutorado em Educação Médica na Universitá di Bologna em 2010. Atualmente é professor do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho e leciona as disciplinas de saúde coletiva e humanidades no curso de medicina e tutor da Residência de Medicina e Comunidade na UNIVALI. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: SUS/AB, educação em saúde, educação médica, educação popular, epistemologia e saúde, promoção de saúde, humanização e planejamento estratégico em saúde. É ex-consultor do Ministério da Saúde-DEGES e Ministério da Educação - MEC na área de Educação em Saúde. Foi coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC e da Residência em Medicina de Família e Comunidade UFSC; Aposentado como professor titular da UFSC no departamento do Saúde Coletiva, onde ministrava aulas e orientações na graduação e pós-graduação stricto e lato senso.

Prof. Dr. Carlos Eduardo Máximo: graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1992), realizou mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Doutorado realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (2013).  Atualmente, como professor na Universidade do Vale do Itajaí, dá-se ênfase à sua experiência na área de Psicologia Social, Saúde Coletiva e Políticas de Saúde. Além do exercício letivo no ensino superior, trabalhou em programas de formação acadêmica e profissional em saúde, como o PRO/PET-Saúde. Exerce seu trabalho em cursos de pós-graduação e também foi professor e tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família/Atenção Básica.

Profª. MSc. Léia Viviane Fontoura: graduada em psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1989) e possui Licenciatura plena em Psicologia pela UFRGS (1992). Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí na disciplina de psicologia educacional, supervisora de estágios e coordenadora do projeto de extensão Discutindo a Relação (#DR), que atua com o Programa Saúde nas escolas, temáticas como: gênero, sexualidade, identidade, adolescência e puberdade, gravidez, prevenção ao uso de drogas, etc.; utilizando da metodologia Freiriana nas intervenções. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia educacional, promoção de saúde, subjetividade e formação do psicólogo. Também atua com a temática da política de assistência social e política de saúde, com ênfase nas estratégias de empoderamento e controle social.

MSc. Paula Helena Lopes: graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, possui especialização em Psicologia Organizacional do Trabalho pelo ICEP. Mestre em psicologia pela UFSC, atualmente é Doutoranda em Psicologia pela UFSC. Atua com temáticas relacionadas à gênero, com enfoque em situações violência, direitos sexuais e reprodutivos. Faz parte da Comissão Mulheres e Psicologia, atuando especialmente em temáticas sobre: gênero, feminismos, deficiência, movimentos sociais, existencialismo, perspectiva histórico-cultural.

Profª Drª Roberta Borghetti Alves: Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi membro da Comissão Nacional de Psicologia nas Emergências e Desastres do Conselho Federal de Psicologia. Participa como colaboradora do Laboratório de Psicologia Ambiental na UFSC. Docente do Curso de Psicologia da Univali desde 2014; realiza pesquisa voltadas as temáticas de Psicometria, Saúde Coletiva, Psicologia Ambiental e Gestão Integral de Riscos e Desastres. Tem como linha de pesquisa os ‘Processos psicológicos na promoção da saúde’, entre outros. Atualmente atua como coordenadora no Projeto Acolher na Universidade do Vale do Itajaí, no qual tem por objetivo acolher e dar suporte à acadêmicos que se encontrem em situação de sofrimento, como crises de ansiedade, depressão e ideação suicida.

Drª Ana Paula Araújo de Freitas: Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre e graduada em Psicologia também pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2008). Possui especialização em Saúde Mental e Atenção Biopsicossocial. Integrou o Grupo de Pesquisa Psicologia, Cultura e Saúde Mental, cuja Linha de Pesquisa é Violência e Trauma, da Universidade Federal de Santa Catarina. É psicóloga na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Realizou estágio de Pesquisa na Equipe de Recherche en partenariat sur la diversité culturelle et l'immigration dans la région de Québec (ÉDIQ), na Université Laval, Canadá. Faz parte do Projeto de Extensão no Ambulatório de Psicologia destinado a pessoas que tentaram suicídio, desde 2015. No decorrer de sua formação acadêmica, possui trabalhos como: “A representação do suicídio e sua percepção enquanto estratégia de enfrentamento e solução de problemas por usuários de um Centro de Atenção Psicossocial” (2011); “Os significados das tentativas de suicídio para profissionais de saúde” (2013); e “Significados do comportamento suicida para profissionais e usuários nos contextos da Atenção Básica à saúde e assistência social” (2018).

Prof. MSc. Gustavo da Silva Machado: psicólogo formado na Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Saúde com Ênfase em Urgência e Emergência na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde no Hospital Universitário da UFSC. Mestre e atualmente doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi docente no departamento de Psicologia da FURB (Universidade Regional de Blumenau) e atua como Psicólogo voluntário no Centro de Referência de Atendimento a Imigrantes, em Florianópolis (CRAI-SC). Foi pesquisador do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC), como integrante do Grupo de Pesquisa "Psicologia, Cultura e Saúde Mental", linha de pesquisa "Violência e Trauma". É vinculado ao Núcleo Marges (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) e ao NEMPsiC (Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas).

Prof. Dr. José Isaías Venera: graduado em Comunicação Social Jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (1998), concluiu mestrado em Educação (2003) também realizado na UNIVALI. Em 2017 obteve o título de doutor em Ciências da Linguagem, pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Consta também com formação em psicanálise na Maiêutica Florianópolis Instituto Psicanalítico. Atualmente é professor na Universidade do Vale do Itajaí e leciona as disciplinas de: Teorias da Comunicação; Teorias do Jornalismo; Sociologia da Comunicação, Semiótica. Além disso, atua desde 2008 como editor e membro do conselho editorial da Editora Casa Aberta. Publicou quatro livros durante sua trajetória profissional e participou com a publicação de capítulos em seis outros livros.

Profª Drª Marina Corbetta Benedet: possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2004), especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e Instituto Superior de Educação e Pós-Graduação (ISEPG), mestrado (2007) e Doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente atua como professora do curso de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, como psicóloga clínica e bailarina.

Profª Drª Elisângela Domingues Michelatto Natt: Doutora em Administração - ênfase em Estudos Organizacionais e Sociedade - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Psicóloga (2012). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Experiência anterior na área de Processos Industriais. Pesquisadora no Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS) na Universidade Federal de Minas Gerais. tua como professora nos cursos de Psicologia e Administração na UNIVALI. Especialização em Psicanálise em andamento.

MSc. David Tiago Cardoso: doutorando em Psicologia, na área de Psicologia Social e Cultura. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), na área de Psicologia Social e Cultura, pesquisador no grupo de pesquisa MARGENS: modos de vida, família e relações de gênero, possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Atualmente é psicólogo no Sistema Único de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, SC. Tem experiência nas áreas de Assistência Social e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando com pessoas em situação de vulnerabilidades e riscos sociais. Presta consultoria na área de Políticas Públicas e Demandas Familiares em Contexto de Vulnerabilidade e Risco Social.

Monike Eva Oliveira Araujo: bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduanda em direito processual Civil, ativista do movimento LGBT+, militante no movimento negro na cidade de Itajaí (SC), fundadora do Coletivo Frente Negra do Vale do Itajaí, integrante do Projeto Social Voz para quem precisa, uma das organizadoras da 1º Jornada de Psicologia e Direito: Políticas Públicas e Direitos Humanos no contexto político-social brasileiro do século XXI, no qual palestrou acerca do tema “desigualdade racial”.

MSc. Danielle Cadan: formada em psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí em 2008, mestre em Psicologia em 2017 pela UFPR. na linha Educação, Trabalho e Subjetividade. Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia. Professora da Academia da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (ACADEPOL). Psicóloga Policial Civil na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Itajaí, da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC). Colaboradora no Eixo de Psicologia na Relação com a Justiça do CRP-12.

Igor Rodrigo Haskel: psicólogo formado pela Universidade do Vale do Itajaí (2018). Concluiu a formação em Psicologia Clínica pelo núcleo de Psicoterapia Vivencial, no Rio de Janeiro (2018). Mestrando em Educação pela UNIVALI. Atua como psicólogo clínico. Possui ênfase de pesquisa nas áreas de educação, existencialismo e fenomenologia.

Profª Drª Rafaela Dias Matavelli: Doutora em Psicologia pela Universidade do Algarve (UALG, Portugal). Mestre em Psicologia, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), Lisboa, Portugal. Possui Graduação em Psicologia, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (2008), Lisboa, Portugal. Possui Revalidação do curso pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o grau equivalente ao de Formação de Psicólogo. Tem experiência na área da Psicologia Positiva e Psicologia Cognitiva- Comportamental, além de: psicometria, testes psicológicos, entrevista, avaliação, psicologia social e psicologia educacional, bem como formação pelo Instituto Helena Antipoff, na área de Educadores de Crianças com Necessidades Educativas Especiais e Dificuldade de Aprendizagem. Trabalhou como professora universitária no curso de Psicologia, onde ministrou aulas de Matrizes Psicológicas e Psicologia Escolar I em Joinville (SC). Efetuou um estagio doutoral Erasmus + na University of East London (Reino Unido).


Informações Adicionais

Data: 26 à 29 de Agosto de 2019
Horário: 09:30 às 12:30, 14:00 às 17:00 e 19:00 às 22:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório 01, bloco F4
Valor: R$ 65,00

Mais Informações

Responsável: Centro Acadêmico de Psicologia Prof. Pedro Antonio Giraldi
E-mail: capsico.univali@gmail.com

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.



 



  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

XXVIII Semana Acadêmica de Psicologia: 2019, uma Odisseia na Psicologia