II Worshop ABCF-UNIVALI: Atualização em métodos alternativos ao uso de animais

 


por Tania Mari Bellé Bresolin | 29/08/2019

O "II Workshop ABCF-UNIVALI: Métodos Alternativos ao uso de animais" tem como objetivos principais a atualização de estudantes, docentes e profissionais que atuam na área de toxicologia, incluindo farmacêuticos, biólogos, biomédicos, nutricionistas, médicos e demais profissionais da área da saúde.. O evento é composto de palestras (dia 29/08) e um mini-curso-práticos em métodos alternativos ao uso de animais, enfatizando métodos para avaliação da segurança de cosméticos utilizando a técnica BCOP (dia 30/08, pela manha). Os sócios da ABCF poderão se inscrever gratuitamente na parte teórica (29/08) e terão desconto no mini-curso-prático (30/08), restrita à 30 vagas.

Objetivo

Este Workshop visa difundir conhecimento sobre análises toxicológicas, com ênfase em métodos alternativos ao uso de animais.

Programação

29/08/2019
Matutino
8:00-8:15h Abertura
8:15-9:00h - Apresentação da ABCF- Prof. Eloir Schenkel (UFSC)
9:00-10:00h –Métodos alternativos para Avaliação de Toxicidade: Toxicologia do Século 21 - Profa. Marize Valadares (UFG)
10:00-10:15 h – Coffe break
10:15-12:00 h – Modelos in silico de predição de irritação e corrosão dérmica - Dr. Carlos Eduardo (ALTOX-SP)

13:30 - 15:30h - Modelo de pele humana reconstituída: - Dr. Rodrigo de Vecchi (Epskin-RJ) 
15:30-16:00h – Coffe break
16:00- 17:30h –modelo zebra fish –Doutoranda Ana Elisa Gonçalves (PPGCF-Univali)

18:00h – happy hour científico

30/08/2019 – prático (30 pessoas)
Matutino
8:00-10:00h -  Método BCOP – Princípios, domínio da aplicação da técnica e aula prática. Profa. Marize Valadares (UFG) Artur Silva (UFG)
10:00-10:15 h – Coffe break

10:15-12:00 h -  Método BCOP - parte II

Ministrante

A Profa. Dra. Marize Valadares (UFG) é graduada em Farmácia bioquímica, tem mestrado e doutorado em Farmacologia pela UNICAMP e pós-doutorado em Métodos Alternativos a Experimentação Animal pelo Centro de Alternativas a Experimentação Animal (CAAT), Universidade Jonhs Hopkins. Atualmente é Professora Associado III da Faculdade de Farmácia-UFG, Editora Associada da Revista Eletrônica de Farmácia, Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - UFG (2009-2013). Tem experiência em cultura de células, citometria de fluxo, PCR em tempo Real. As principais linhas de pesquisa atuais são: métodos inovadores (alternativos) para a avaliação da toxicidade. Investiga compostos de origem natural ou sintética candidatos a produto farmacêutico com enfase nos mecanismos reguladores de morte celular. Atua na validação e desenvolvimento de métodos in vitro para a avaliação de toxicidade ocular, pulmonar e neuronal. Nos últimos 5 anos publicou mais de 30 artigos científicos em periódicos especializados. Possui 7 depósitos de patente no INPI. Coordena 4 projetos de pesquisas multidisciplinares na área de Farmácia financiados por órgãos oficiais com cooperação com industrias farmacêuticas. Orientou 20 dissertações de metrado e 5 teses de doutorado. Recentemente participou da criação da Sociedade Brasileira de Metodos Alternativos a Experimentação Animal-SBMalt a atualmente atua como coordenadora do Conselho fiscal da Sociedade.Coordenadora do Laboratório de Toxicologia e Farmacologia Celular, associado à RENAMA (Rede Nacional de Métodos Alternativos) do MCTI. Dentre os 24 prêmios recebidos na carreira, destaca-se o Premio Lush 2018, recebido em Berlin na Categoria "Training and Education". A presença da Profa. Marize no I Workshop alavancou parcerias em projetos no PPGCF Univali bem como com alunos de outras instituições, além de sua participação na formação de recursos humanos qualificados na área, os quais vem atuando em outras universidades e empresas da área. Profa. Marize irá abordar o uso de métodos alternativos para Avaliação de Toxicidade: Toxicologia do Século 21, além de colaborar no treinamento prático com o método BCOP.

Rodrigo de Vecchi (Epskin-RJ) tem graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná. Iniciação científica na área de Fisiologia Celular. Mestrado em Farmacologia na USFC, com foco no desenvolvimento de sistemas poliméricos nanoestruturados para vetorização intracelular de fármacos, Laboratório de Imunologia. Realizou doutorado em Genética e Biologia Molecular na UNICAMP, com ênfase em dermatogenética, GWAS, biologia celular, modelos pré-clínicos in vitro, hiPSC e análise transcriptômica. Possui experiência em pesquisa, desenvolvimento e inovação em indústrias farmacêuticas e cosméticas nacionais e multinacionais. O Msc. Rodrigo irá discorrer sobre Bioengenharia Tecidual e os modelos de pele artificial atualmente utilizados pelas indústrias cosméticas internacionais. A sua participação também irá subsidiar a qualificação dos participantes nesta área, oportunizando possíveis estágios e parcerias com discentes e docentes.

O pesquisador  MSc. Carlos Eduardo Matos é Farmacêutico e Toxicólogo. Mestre em Saúde Pública (FSP/USP). Professor de Toxicologia no curso de pós-graduação em Ciências Toxicológicas das Faculdades Oswaldo Cruz. Autor do livro Toxicologia In Silico: fundamentos e aplicações e de artigos técnicos/capítulos do âmbito da Toxicologia.Ministra palestras e treinamentos sobre Segurança Química, Toxicologia Ambiental, Toxicologia de Cosméticos e Toxicologia In Silico. Ampla experiência em projetos de consultoria em Toxicologia e Avaliação de Risco. Atualmente é diretor técnico da Empresa Altox (São Paulo, SP). A sua contribuição no tema de toxicologia in silico representa uma oportunidade siginificativa para os dicsentes e docentes uma vez que estas metodologias de predição são relativamente recentes e sua experiência será de grande contribuição para o delineamento de projetos de desenvolvimento de novos agentes ativos, em diferentes campos de aplicação.

A doutoranda Ana Elisa Gonçalves  possui Graduação em farmácia (2014) e Mestrado (2017) em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). No mestrado avaliou moléculas híbridas com ação anticolinesterásica, em testes biológicos in vivo de memória. Atualmente é doutoranda no PPGCF- UNIVALI, e realizou estágio sanduíche na Università di Bologna (Itália), onde obteve experiência com o modelo zebra fish, como um método alternativo ao uso de animias superiores em testes de avaliação de toxicidade. a doutoranda recebeu o prêmio de 2º lugar no José Ribeiro do Valle Award, Brazilian Society of Experimental Pharmacology and Therapeutics (SBFTE) em 2017.

O Doutorando Artur Christian Garcia da Silva possui graduação em Farmácia e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é aluno de doutorado no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia Celular, vinculado ao PPPGCF da mesma instituição. Possui experiência na investigação da atividade citotóxica e dos mecanismos de morte celular induzidos por novos candidatos a protótipos de fármacos e formulações farmacêuticas com potencial antitumoral. Atualmente trabalha com o desenvolvimento e aplicação de métodos alternativos ao uso de animais para a avaliação da toxicidade de produtos farmacêuticos, possuindo experiência em cultivo de células animais em 2D e 3D, métodos in vitro de investigação de toxicidade, engenharia de tecidos, citometria de fluxo e microscopia de fluorescência. O doutorando já recebeu 7 prêmios sendo o mais recente como 3° Lugar - Categoria: Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos à Experimentação Animal, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Sua experiência será relevante no treinamento dos participantes da etapa prática do Workshop, disseminando a técnica e contribuindo de forma efetiva na qualificação de recursos humanos

Informações Adicionais

Data: 29-30/08/2019
Horário: 8:00-18:00h
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Bloco F6, sala 303
Valores:
Estudante de Graduação R$ 35,00
Estudante de Pós-graduação e Docente de Graduação / Pós-Graduação R$ 85,00
Profissional Liberal/Empresário: 120,00

O mini-curso prático tem somente 30 vagas. Devem trazer jaleco branco e usar calçado fechado e calça comprida.

Os sócios da ABCF poderão se inscrever gratuitamente no Workshop e pagam somente uma taxa adicional para o mini-curso.

Link para inscrição na ABCF: https://www.abcfarm.org.br/

O comprovante de pagamento da anuidade 2019  na ABCF deverá ser enviado para o e-mail tbresolin@univali.br

Mais Informações

Responsável: Profa. Tania Mari Bellé Bresolin e Prof. José Roberto Santin
E-mail: tbresolin@univali.br
Telefone: (47) 3341-7500 (ramal 5535)

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.




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