80 Semana Brasileira de Enfermagem: Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade

 


por Mayara Ana da Cunha Kersten | 15/05/2019

A semana de Enfermagem ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de maio na Universidade do Vale do Itajaí, campus Itajaí, na Escola de Ciências da Saúde (ECS), Bloco F2, auditório III.

Tem como tema esse ano "Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade" e tem como objetivo desenvolver atividades focadas na área da Enfermagem, dando visibilidade e ressaltando a importância científica da profissão, bem como comemorar as conquistas e avanços da área.

Objetivo

No dia 12 de Maio começa a Semana Nacional da Enfermagem, dias de homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças. Atualmente, há mais de 1,6 milhões desses profissionais no país.
A data marca o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.
A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

Programação

Minicurso – Diluição de medicação na pediatria e neonatologia
Moderadora: Profa. Ivanda Macedo
7h30min às 12h45min
 
Minicurso – Manejo de feridas complexas
Moderador: Enf. Esp. Rossella Schwarzbach da Silva
Apoio: Liga de Estomaterapia
13h30min às 18h30min

Minicurso – Atendimento à Urgência e Emergência
Moderadores: Prof. Me. Dagoberto Mior de Paula
Prof. Ddo. Adriano da Silva Acosta
13h30min às 18h30min

Minicurso – Raciocínio clínico para a Sistematização da Assistência de Enfermagem
Moderador: Profa. Dra. Silmara da Costa Maia
13h30min às 18h30min

Minicurso – Fitoterapia para a Atenção Básica: entre o popular e o científico
Moderador: Profa. Ma. Maria Denise Giorgi Mesadri
13h30min às 18h30min

Minicurso – Punção de Cateter Totalmente Implantado e cuidados na administração de quimioterápicos
Moderador: Profa. Dda. Franciane Schneider

13h30min às 18h30min

08h30min às 9h - Abertura do evento e apresentação cultural

09h as 11h – Mesa Redonda: Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade

•    Equidade: marco conceitual, desafios e oportunidades.
•    Prática de enfermagem e a equidade

 13h às 14h - Apresentação de pôsteres

14h às 14h15min - Apresentação cultural

Curso de Enfermagem – UNIVALI

14h15 as 17h30min - Mesa Redonda

Saúde suplementar no contexto do SUS: impactos para uma prática com equidade

•    Democracia e Saúde: saúde como direito e financiamento do SUS.
•    Saúde suplementar no Brasil.
•    Relação entre SUS e Saúde Suplementar: pactuações e desafios para equidade.

18h às 19h - Apresentação de pôsteres

19h30min às 22h - Mesa Redonda

Enfermagem e a equidade nas diversidades sociais

•    Política Nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. 
•    Política de saúde da População Negra
•    Consultório de rua: uma assistência ao morador de rua

Submissão

Edital de Submissão: Clique Aqui
Para enviar seu Trabalho: Clique Aqui

Informações Adicionais

Data: 15. 16 e 17 de maio de 2019
Horário: 08:00 as 22:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - ECS - Curso de Enfermagem - Bloco F4 - Auditório F1
Valor: Clique Aqui

Mais Informações

Responsável: Mayara Ana da Cunha Kersten
E-mail: eventosenfermagem@hotmail.com
Telefone: (47) 98819-8130

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.




  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

80 Semana Brasileira de Enfermagem: Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade