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V Congresso Regional de Psicologia: Neurociências, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano na Contemporaneidade

 


por Centro Acadêmico de Psicologia | 27/08/2018
O mundo vive constantes e intensas mudanças. Pesquisas, descobertas e divulgações científicas fazem parte deste processo contínuo de transformações. As neurociências avançaram e constituem um vasto de campo de desenvolvimento de conhecimentos que fundamentam e ampliam a compreensão a respeito do comportamento humano. Além disso, podem servir de base para se (re)pensar e (re)estruturar o conjunto de ações direcionadas a população: as Políticas Públicas. Neste ínterim, o ser humano e o seu processo de desenvolvimento passam a ser vistos de outra maneira. Pensando-se desta forma, este evento busca relacionar, destacar e discutir três eixos: Neurociências, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano. Assim, mostrar-se-á que a ciência pode contribuir demasiadamente para a resolução de problemas que o mundo enfrenta na contemporaneidade.

Objetivo

Divulgar campos de conhecimentos e produções científicas para se repensar o desenvolvimento humano, propondo-se a estruturação de políticas públicas embasadas cientificamente, que formem um conjunto de fatores de proteção ao desenvolvimento saudável dos sujeitos que constituem a diversidade humana.

Programação

27/08/2018
13h00min: Recepção dos participantes: encontro de estudantes e profissionais de Psicologia;
17h30min: Credenciamento;
18h00min: Abertura;
19h00min – 21h30min: Mesa Redonda: Neurociências, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano na Contemporaneidade (Dr. Eduardo José Legal; Dra. Roberta Borghetti Alves; Dra. Carina Nunes Bossardi; Dra. Josiane da Silva Delvan);

28/08/2018
07h30min: Credenciamento;
08h30min – 17h30min: Minicurso: Aspectos neuropsicológicos e comportamentais do uso/abuso de drogas (Dra. Fernanda Machado Lopes – UFSC);
08h30min – 12h30min: Workshop: Aspectos biopsicossociais da dor (Dr. Jamir Sardá Junior – UNIVALI);
13h30min – 15h30min: Exposição de games;
15h30min – 17h30min: Apresentações de trabalhos;
18h00min: Credenciamento;
19h00min – 21h30min: Palestra: Cognição e Comportamento no Transtorno do Espectro Autista (Dra. Fernanda Rasch Czermainski – UFSC);

29/08/2018
07h30min: Credenciamento;
08h30min – 17h30min: Minicurso: Habilidades Terapêuticas (Dr. Denis Roberto Zamignani – ABPMC e Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento);
08h30min – 17h30min: Minicurso: Introdução à Neurometria e ao Neurofeedback (MSc. Matheus Mangini Bertuzzo; MSc. Adriano Emanuel Machado; Dr. Odival Cezar Gasparotto – UFSC);
08h30min – 12h30min: Workshop: Tanatologia (MSc. João Aroldo Escudeiro – RNT);
13h30min – 17h30min: Ansiedade e Transtornos de Ansiedade (Dr. Denis Roberto Zamignani – ABPMC e Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento);13h30min – 17h30min: Minicurso:
Adolescência e Orientação Profissional (MSc. Claudia Silva Schead dos Santos Schiessl; MSc. Márcia Gisela de Lima);
13h30min – 15h30min: Palestra: Tanatologia: falando sobre morte (MSc. João Aroldo Escudeiro – RNT);
15h30min – 17h30min: Apresentações de trabalhos;
18h00min: Credenciamento;
19h00min – 21h30min: Palestra: Trabalho escravo na contemporaneidade (MSc. Bianca Vasquez Pistório – UFMT);

30/08/2018
07h30min: Credenciamento;
08h30min – 17h30min: Transtornos de Personalidade na Adolescência (Dr. Roberto Alves Banaco – ABPMC e Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento);
08h30min – 10h30min: Mesa Redonda: Empoderamento e participação social de idosos (MSc. Katia Simone Ploner – UNIVALI);
10h30min – 12h30min: Mesa Redonda: Pesquisas Transculturais em Desenvolvimento Humano: relações familiares na contemporaneidade (Dra. Carina Nunes Bossardi – UNIVALI);
13h30min – 15h30min: Palestra: Políticas Públicas para a Educação (Dra. Sandra Cristina Vanzuita da Silva – UNIVALI);
15h30min – 17h30min: Apresentações de trabalhos;
18h00min: Credenciamento;
19h00min – 21h30min: Mesa Redonda: Sexualidade e Desenvolvimento Humano na Contemporaneidade (MSc. Yeda Portela; Esp. Raquel Varaschin);

Ministrantes

Adriano Emanuel Machado: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Neurociências, atuando no Laboratório de Neurociências e Comportamento do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Bianca Vasquez Pistório: Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Mato Grosso; Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade de Cuiabá; e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Atua nas áreas de Saúde do Trabalhador, Saúde Mental do Trabalhador, Trabalho Rural e Trabalho Escravo Contemporâneo.

Carina Nunes Bossardi: Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa: Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico, na área de concentração Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Especialista em Intervenções Psicossociais pela Universidade de Passo Fundo. Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UFSC; e Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Humano; Saúde e Família; Cuidado Parental; Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem, a Psicologia nas intervenções sociais e Adaptação transcultural e validação de escalas e instrumentos para avaliar os processos de saúde familiar e o desenvolvimento infantil.

Camila Volpato Broering: Doutora e Mestre em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina; Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua nas áreas de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, saúde infantil, psicologia pediátrica e avaliação psicológica.

Claudia Silva Schead dos Santos Schiessl: Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Univerisidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente do curso de Psicologia e trabalha na Vice Reitoria de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Orientação Profissional, atuando principalmente com adolescência e orientação profissional.

Denis Roberto Zamignani: Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo; Mestre em Psicologia Experimental; e Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Analista do comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Coordenador acadêmico e docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental do Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. É membro da Sociedade Brasileira de Psicologia; e Coordenador do Laboratório de Estudos de Processo-Resultado em Terapia Analítico-Comportamental. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica, pesquisa em psicoterapia e formação profissional do psicólogo.

Eduardo José Legal: Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor da Universidade do Vale do Itajaí, lecionando nas disciplinas de Processos Básicos, Psicologia Comportamental, Psicopatologia, Neuropsicologia, Neurociências do Comportamento, entre outras.

Fernanda Machado Lopes: Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas e Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas; Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculada ao Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFRGS) e Pós-Doutora em Neurociências (2014), vinculada ao Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação (LPBNC-UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordena o Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG). Áreas de Interesse em Pesquisa: Processos Cognitivos e Neuropsicológicos, Terapia Cognitivo-comportamental, Drogas, Depressão e Ansiedade.

Fernanda Rasch Czermainski: Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicóloga, Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal do Rio Grande, e Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Membro do Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC - UFRGS). Participou do grupo de trabalho para validação do Benton Visual Retention Test para o Brasil. Possui experiência de docência em cursos de nível superior e de pós-graduação. Atua como psicóloga avaliadora de concursos públicos. Tem experiência nas áreas Clínica, Organizacional e de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Seus principais temas de interesse são Neuropsicologia e Neurociências, desenvolvimento humano, dependência química, cognição e comportamento.

Jamir João Sardá Junior: Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Gestalt Terapia, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Medicina pela The University of Sydney - Australia. Atualmente é professor do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, atuando nas áreas de docência, pesquisa e clínica. Tem experiência na áreas de construção e validade de testes, escalas e outras medidas psicológicas, atuando principalmente nos seguintes áreas: avaliação psicológica, dor crônica, aids e psicologia da saúde. Atua também como consultor na área de saúde coletiva e saúde do trabalhador. Àtua nas clinícas Espaço da ATM e Soma Clínica da Dor. É membro atuante da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, Assocaição Catarinense para o Estudo da Dor e da International Association for the Study of Pain.

João Aroldo Escudeiro: Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Fortaleza; Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza; Pós-graduação em Planificação Educacional pela Universidade Federal do Ceará; e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Americana. Atualmente é diretor do Centro de Estudos em Tanatologia/CE e Coordenador da Rede Nacional de Tanatologia/Brasil. Tem experiência na área de Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: luto,separação, morte e perda. É professor universitário e doutorando em Psicologia Social na Universidad del Salvador.

Josiane da Silva Delvan: Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e Graduação em Psicologia e Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí. É coordenadora do curso de Psicologia e professora na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Orientadora de Estágio Curricular Obrigatório e de Trabalho de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia em Desenvolvimento de crianças, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, parentalidade e saúde mental na infância.

Juliana Vieira Almeida Silva: Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Administração; e Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí.

Katia Simone Ploner: Possui Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Professora Titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Velhice, atuando principalmente nos seguintes temas: velhice, doença de Alzheimer, educação, Universidade e idoso, envelhecimento e gênero.

Luís Henrique da Costa Leão: Psicólogo, especialista em saúde do trabalhador e ecologia humana, mestre e doutor em Saúde Pública na área de saúde e trabalho pela Escola Nacional de Saúde Pública. Professor Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos teóricos e empíricos das relações saúde, trabalho e ambiente, vigilância em saúde do trabalhador, políticas públicas em saúde, cadeias produtivas, trabalho escravo contemporâneo, saúde mental do trabalhador, psicologia do trabalho e psicologia social. Atualmente exerce a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMT.

Márcia Gisela de Lima: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Docente da Fundação do Vale de Itajaí. Áreas de atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia e Saúde do Trabalhador, Subsistemas de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Projetos de Orientação Profissional junto a Universidade do Vale do Itajaí.

Matheus Mangini Bertuzzo: Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Neurociências pela UFSC e graduação em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade da Serra Gaúcha (2012). Atua no Laboratório de Neurometria e Biofeedback (LANEBI) no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem interesse e experiência nas áreas de: condicionamento físico, eletrofisiologia, análise quantitativa da EEG (qEEG), Biofeedback e programação.

Michelly do Rocio Dellecave: Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa: Saúde e Desenvolvimento Psicológico; Especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade do Vale do Itajaí; Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. É sócio-fundadora da ÁgoraEntertraining; Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia e Relações Públicas da Universidade do Vale do Itajaí, nas disciplinas de Jogos de Empresa, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia Organizacional e do Trabalho, História da Psicologia, Gestão de Mudança e do Clima Organizacional, Comportamento Organizacional;  e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí.

Natália Mueller Jenichen Perboni: Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí; Especialista em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. É docente da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de Psicologia, Pedagogia e Direito.

Odival Cezar Gasparotto: Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (1980), mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no campo da neurometria e bio/neurofeedback em seres humanos. Tem experiência prévia na área de neurociência do comportamento, com ênfase na neurobiologia do estresse, neuroimunologia e orientação animal.

Raquel Simone Varaschin: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985). Pós-graduada em Sexualidade Humana pela Sociedade Educacional Tuiuti (1993) e Pós-graduanda em Neuropsicologia. É filiada no Conselho Regional de Psicologia/8.ª Região, Vice-Presidade da Sociedade Brasileira em Estudos de Sexualidade Humana, Membro da International Society for Sexual Medicine, da Sociedade Latino-Americana para el Estudio de la Impotencia y la Sexualidad (2005) e da Sociedad Latinoamericana de Sexología y Educación Sexual. Exerce a função de Psicoterapeuta, Terapeuta de Casal e Terapeuta Sexual, e Neuropsicóloga no Centro Integrado de Psicologia.

Roberta Borghetti Alves: Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi membro da Comissão Nacional de Psicologia nas Emergências e Desastres do Conselho Federal de Psicologia. Participa do Laboratório de Psicologia Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina. É docente do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí. Realiza pesquisas voltadas as temáticas de Psicometria, Saúde Coletiva, Psicologia Ambiental e Gestão Integral de Riscos e Desastres.

Roberto Alves Banaco: Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutor em Ciências (área de concentração: Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é diretor acadêmico/professor da Associação Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, análise experimental do comportamento, terapia analítico-comportamental, behaviorismo radical e análise do comportamento aplicada. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia e Membro do Conselho da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC.

Sandra Cristina Vanzuita da Silva: Possui Mestrado e Doutorado em Educação e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí. É professora da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Infantil, alfabetização, propostas curriculares para a Educação Infantil, metodologia de projetos, organização e gestão dos espaços educativos; e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança.

Yeda Maria Aguiar Portela: Policial Civil/Psicóloga Clínica no Posto Regional de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Psicóloga Clínica autônoma do Instituto do Desenvolvimento Humano, Psicoterapeuta e Supervisora Clínica. Mestre em Sexologia e Doutora em Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Sexualidade Humana, estereótipos sexuais, masculinidade, Polícia Civil, educação e aprendizagem, e orientação sexual. Doutora em Humanidades e Artes com Menção em Ciência da Educação pela Universidad Nacional de Rosario - Argentina (Coneau: Res.nr 130/08 B). Sexóloga. Especialista em Saúde do Trabalhador Policial e Ecologia Humana (FIOCRUZ); Professora Mestre em nível superior: Fundamentos de Psicologia; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Aprendizagem; Infância, Adolescência e Sexualidade; Psicologia Jurídica. Professora Mestre e Instrutora em Aspectos sociopsicológicos do crime; e Relações Humanas no Curso de Formação de Inspetores de Polícia. Instrutora do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas para Comissários de Polícia (CEGECOM-PCERJ). Aprovada no Banco de Talentos do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora da disciplina Psicologia Criminal do Curso de Formação de Inspetores de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Diretora da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (Gestões 2014/2015 e 2016/2017); Tutora no Curso de Formação Extraordinária para Grandes Eventos da Polícia Civil (ACADEPOL/UNISPOL); Título de Especialista em Educação sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Sexualidade Humana.

Informações Adicionais

Data: 27/08/2018
Horário: 13h00min
Local: Auditório E1 – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí-SC
Valores: Estudante de Graduação R$ 60,00, Estudante de Pós-Graduação R$ 70,00 e Outros R$ 80,00

Mais Informações

Centro Acadêmico de Psicologia
E-mail: capsico.univali@gmail.com
Telefone: (47) 3341-7542


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