Roda de conversa: Carreira acadêmica, Pesquisa e Universidade

por Andressa Juliana de Oliveira | 05/06/2018

O artigo 3° das diretrizes curriculares para formação em Psicologia, prevê que o Curso de Psicologia deve ter como meta central a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino em Psicologia. Para isto, uma das competências gerais que devem nortear a formação do psicólogo é a Empregabilidade, no sentido de planejar e gerir sua carreira profissional.

Algumas possibilidades de atuação do psicólogo são a docência e a pesquisa dentro de instituições de Ensino Superior. Para isto, é importante que o acadêmico perceba o período em que cursa a graduação como já sendo o início da sua carreira profissional, direcionando-a para o objetivo almejado através da participação em eventos, projetos, publicações, entre outros.

Considerando isto, o Centro Acadêmico de Psicologia Prof. Pedro Antônio Giraldi elaborou uma roda de conversa tendo como tema principal Carreira Acadêmica, Pesquisa e Universidade. O evento conta com a participação de uma mestranda, uma doutorando, um professor e uma coach e é aberto para acadêmicos, pesquisadores e profissionais interessados no assunto.

Objetivo

O objetivo deste evento é possibilitar aos acadêmicos informações cruciais a respeito dos caminhos a serem trilhados durante a graduação para que seja possível alcançar a carreira desejada. O foco principal deste evento é orientar os acadêmicos que tem interesse em tornarem-se docentes no ensino superior.

17:00 às 19:00 – Roda de Conversa: Carreira acadêmica, pesquisa e universidade.
Mediador: Andressa Juliana de Oliveira e Júlio César Gonçalves do Pinho.
Palestrantes: João R. Portes, Débora Garcez, Daniela Ariño, Victória Loos e Mariana Bortolatto.
Local: Auditório II F4

Ministrantes

João Rodrigo Maciel Portes
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Área de Concentração: Saúde e Desenvolvimento Psicológico). Mestre em Psicologia pela UFSC. Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Experiência como psicólogo responsável pela Clínica Escola de Psicologia e também atuou no Núcleo de Acessibilidade da UNIVALI. Atualmente trabalha como docente na UNIVALI e possui experiência nas áreas de Educação Inclusiva, Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde e Psicologia Educacional.

Débora Garcez
Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí e Personal e Professional Coach membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Daniela Ornellas Arino
Mestra em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Psicologia na área de Pesquisa de Psicologia das Organizações e do Trabalho, desenvolvendo pesquisa acerca de de saúde mental no processo de formação profissional superior. Graduada em Psicologia, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), recebendo o prêmio de Mérito Estudantil pelo seu envolvimento e desempenho acadêmico. Desenvolveu o projeto de Apoio ao Discente dentro do curso de Psicologia da UNIVALI. Possui experiência nas áreas da Saúde, Avaliação Psicológica e Gerontologia. Ministrou o Workshop sobre Saúde Mental na Graduação nas Instituições Avantis e Univali. Em 2015 ministrou o curso sobre Planejamento de Carreira na Graduação na Univali.

Victória Niebuhr Loos
Trabalhou por dois anos como mediadora no Serviço de Mediação Familiar de Brusque.Tem experiência na área de Psicologia. Atualmente faz mestrado com ênfase em Saúde e Desenvolvimento Psicológico pela UFSC e participa das atividades de extensão do Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG) do curso de psicologia da UFSC. É bolsista da CAPES-DS no mestrado.

Mariana Bortolatto
Psicóloga pelo Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Acadêmicos de Psicologia – Participação Especial
Andressa Juliana de Oliveira
Júlio Cezar Gonçalves do Pinho.

Data: 05/06/2018
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório II F4
Valor: Isento

Mais Informações