A universidade necessária e a crítica da razão acadêmica

por Ana Clara Zalasik | 04/05/2018

O evento “A universidade necessária e a crítica da razão acadêmica” irá  resgatar uma tradição apresentada por Darcy Ribeiro, isto é, uma universidade popular, com compromisso social e vinculada essencialmente com o pensamento crítico. Dessa forma, diversos cursos, além da Psicologia, poderão entrar em contato sobre uma visão diferenciada de educação.

Objetivo

O evento “A universidade necessária e a crítica da razão acadêmica” tem como objetivo colocar-se em evidencia a existência de uma universidade popular, que preocupa-se com compromisso social e pensamento crítico.

19h - Recepção
20h- Início da palestra “A universidade necessária e a crítica da razão acadêmica” pelo Doutor Nildo Ouriques.
21:30 – Discussão
22h – Finalização da discussão

Ministrante

Possui doutorado em Doutorado em Economia pela UNIVERSIDADE NACIONAL AUTONOMA DO MÉXICO (1995). Atualmente é presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2010 gozou licença capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e em 2012 realizou pos-doutoramento na Universidade de Buenos Aires (UBA). Ministrou cursos sobre o pensamento crítico latino-americano na Universidad Nacional de Tucuman (Argentina), Universidade Bolivariana (Venezuela), Universidade de Padova (Itália) e várias universidades brasileiras. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: dependencia e subdesenvolvimento na América Latina, integração latino-americana e as transformações do capitalismo contemporâneo. A perspectiva adotada é a teoria marxista da dependência e no momento realiza pesquisa sobre as relações entre marxismo e nacionalismo. Dirige a Coleção Pátria Grande, Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano publicada pelo IELA e a Editora Insular (Florianópolis) pela qual se divulga no Brasil autores clássicos da sociologia, economia, política, história e da antropologia latino-americana jamais publicado em nosso país.

Data: 04/05/2018
Horário: 19:00 – 22:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório de Enfermagem e Psicologia
Valor: Isento