Workshop Teste de Progresso - Medicina Univali

por Leonardo Augusto Esteves Lopes de Oliveira | 18/09/2017

O Curso de Medicina da Universidade do Vale de Itajaí, junto com outras 8 escolas médicas do Paraná e Santa Catarina, compõe o NAPISUL - II (Núcleo de Apoio Pedagógico Interinstitucional Sul II), parceiras da Associação Brasileira de Ensino Médico - ABEM,  realiza o Teste de Progresso anualmente desde de 2011.  O Teste de Progresso - TEPMED é um teste longitudinal que tem por finalidade avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso  e o próprio curso, possibilitando implementar ações para a melhoria contínua de ambos. O Teste de Progresso NÃO objetiva aprovar, selecionar ou classificar os estudantes, mas dimensionar o seu ganho de conhecimento cognitivo e constatar sua evolução individual no processo de construção de sua aprendizagem. No entanto, a participação nesta avaliação só faz sentido se o curso, a partir dos resultados, analisar, refletir e planejar propostas de evolução nas áreas de conhecimento que apresentaram resultados insatisfatórios. Neste sentido a proposta deste WORKSHOP TESTE  DE PROGRESSO - MEDICINA UNIVALI é, para além de exercitar o desenvolvimento de boas questões de prova com os docentes, analisar e discutir com o corpo discente e docente a pratica pedagógica,  vislumbrando a implementação de ações para a melhoria contínua do aprendizado.

. Analisar os resultados UNIVALI no TEPMED
. Exercitar a confecção de questões para a elaboração do caderno de prova – (específico para docentes)
. Qualificar o Nucleo Docente Estruturante - NDE para a análise de avaliações Externmas

Programação

DIA 18  de setembro: Workshpo: construindo o caderno de questões do TEPMED. Conteúdo: Breve contextualização do Teste de Progresso; Análise das questões do caderno de provas; Como construir boas questões par o Teste. Publico Alvo: Docentes. LOCAL: Auditório I curso de Medicina. HORÁRIO: 18:00 as 19:00 - acolhimento; 19:00 as 22:00 - workshop.

DIA 19 de Setembro: Apresentação e interpretação dos resultados Univali 2015-2016. Publico alvo: Docentes e Discentes. LOCAL: Auditório I do Curso de Medicina. HORÁRIO: 08:00 as 08:30 - acolhimento; 08:30 as 12:00 - Resultados Univali; 12:00 as 13:30 - intervalo almoço; 13:30 as 15:30 - reunião e avaliação com NDE do curso.

Ministrante

Olavo Franco Ferreira Filho
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1984), mestrado em Mestrado em Medicina Interna pela Universidade Estadual de Londrina (1995) e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, Epidemiologia e Educação Médica, com ênfase em metodologias ativas e nos processos de avaliação em especial o na elaboração de itens e na análise de teste de progresso. Foi chefe do departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde da UEL por duas gestões (2010-2013). Atualmente é o Editor Chefe da Revista Brasileira de Educação Médica.

Data: 18/09 e 19/09 de 2017
Horário: 18:00 as 22:00 e 08:00 as 12:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditorio I Curso de Medicina
Valor: Isento