Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento Infantil

por Júlio Cézar Gonçalves do Pinho | 12/06/2018

A sociedade atual é marcada por uma série de transformações desencadeadas pelo acelerado desenvolvimento da comunicação e da computação, e, a inserção desses elementos na vida dos seres humanos, reflete-se intensamente nas formas de pensar e de interpretar o mundo, tornando-se princípios norteadores para a redefinição de conceitos, revisões nas formas de política e economia, padrões de comportamento e produção social. Na mesma medida, essas intensas transformações alteram e modulam o comportamento humano ressaltando a necessidade de novos estudos com enfoque nos impactos promovidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente à nível de desenvolvimento humano. A sociedade em geral, assim como pesquisadores da área de desenvolvimento humano, tem indagado frequentemente sobre os períodos prolongados que crianças e jovens mantem-se frente à vídeo games, computadores, televisão, celulares, tablets, em que se destaca a ausência destas dos contatos físicos, sociais e ambientais, já que desde períodos primevas são inseridas em um mundo alicerçado por relações sociais mantidas via redes computacionais, assim como processos de aprendizagem informatizados. Todavia, esse modelo de intercâmbio possui consequências, corroborando com as proposições descritas em diversificadas teorias do desenvolvimento humano, logo, é evidente a necessidade de que a temática seja abordada. Alusivo ao desenvolvimento infantil, uma das principais características na sua relação desde cedo com as tecnologias, encontra-se o alto índice de consumo de informação, o que pode se constituir em um fator de risco para a qualidade das relações sociais e familiares, devido ao tempo dispensado para tal. Ainda, em um estudo realizado no Brasil, especificamente voltado para a relação de crianças com desenhos animados, concluiu que estes fazem muita alusão aos personagens e seus comportamentos, muitas vezes os imitando, resultados que favorecem o cuidado e monitoramento que os pais devem ter com os conteúdos e períodos que os filhos consomem através das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Objetivo

O objetivo deste evento é possibilitar aos acadêmicos informações cruciais a respeito dos impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de desenvolvimento infantil.
Específicos:

• Discorrer sobre aspectos do desenvolvimento infantil e aprendizagem humana.
  • Descrever os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no comportamento dos filhos.
  • Fornecer opções sobre como reduzir a exposição das crianças

18h00 – Início da Roda de Conversa
20h00 – Finalização da Roda de Conversa.

Ministrantes

Psicóloga Ariádny Suci Abbud: Psicóloga formada na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2017). Proprietária da empresa Lúdica Recursos Terapêuticos desenvolvedora de jogos terapêuticos para Psicólogos. Anteriormente, estagiária no Projeto “Educapais” exercendo grupos de pais com objetivo de ensinar práticas parentais positiva na criação e educação dos filhos (2017). Membro discente do Colegiado do curso de Psicologia da UNIVALI (2017). Diretora de Ensino Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico (CPASY) (2017), Extensionista voluntária do projeto “Discutindo a relação” trabalhando temas do Programa Saúde da Família do Governo Federal com adolescentes de escolas públicas (2016-2017). Bolsista de extensão universitária do Projeto “Coisas de Mulher” exercendo trabalho com grupo de idosas e adolescentes discutindo temas sobre saúde da mulher nos âmbitos físicos e mentais (2016). Bolsista estagiária exercendo palestras na área de informação e orientação profissional para adolescentes pela Universidade do Vale do Itajaí (2015-2016).

Psicóloga Victória Niebuhr Loos: Psicóloga formada pela Univali em 2016. Trabalhou por dois anos como mediadora no Serviço de Mediação Familiar de Brusque e fez estágio durante a sua graduação no Serviço Social do Fórum desta cidade. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, Parentalidade e Psicologia Cognitiva. Escreve para a revista eletrônica de psicologia Simplesmente. Atualmente faz mestrado com ênfase em Saúde e Desenvolvimento Psicológico pela UFSC e participa das atividades de extensão do Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG) do curso de psicologia da UFSC.  Faz estágio em docência na disciplina “desenvolvimento e aprendizagem” no curso de psicologia desta universidade. É bolsista da CAPES-DS no mestrado e está pesquisando sobre emoções e expressões faciais na pré-adolescência.

Informações Adicionais

Data: 12/06/2018
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório III (bloco F2) - Universidade do Vale do Itajaí  - Campus Itajaí