Fashion Revolution Week Balneário Camboriú

por Bruna Giovana Borges | 24/04/2018
O Fashion Revolution é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.
Entre os dias 23 e 27 de abril de 2018 será celebrada a Fashion Revolution Week em mais de 90 países. No Brasil, teremos eventos em diversos estados e ações realizadas pelos estudantes de moda.
Com isso, pretendemos realizar a segunda edição do Fashion Revolution Week na Universidade do Vale do Itajaí – Campus Balneário Camboriú, nos dias 24 à 26 de abril,  com o intuito de conscientizar nossos alunos sobre o consumo, seus efeitos em nossa sociedade e como trabalharemos para sanar possíveis problemas oriundos do consumo em nossa vida profissional como Designer de Moda.

Objetivo
Objetivo Geral: Refletir sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo.

Objetivos Específicos:
a) Repensar a lógica do consumo a fim de tornar a Moda uma força impulsionadora do consumo consciente e colaborativo.
b) Discutir entre alunos e professores a importância de consumir com ética, e questionar os modelos de gestão e produção das indústrias têxteis.
c) Divulgar os efeitos sociais e ambientes de toda a cadeia produtiva da Moda.

Dia 24/04 (terça-feira)
Matutino Das 8:00 Às 11:00 Hrs
Abertura do evento Fashion Revolution Week 2018
Exibição de curtas com problemáticas sobre a indústria da moda

Local: Auditório do Bloco 4

Abertura do evento Fashion Revolution Week 2018
Mesa Redonda Sobre ética e transparência no sistema de moda
Mediação: Camila Barth Convidados: Frederica Richter (OAB SC), Lado B Consultoria, Setor Produtivo, Associações.
Local: Auditório Do Bloco 4

Dia 25/04 (quarta-feira)
Vespertino Das 14:00 Às 18:00 Hrs
Coleta das peças para a feira de troca
Roda de conversa com Ágatha Limas, Jana Souza e a Marca Ohana Sobre Produção Local, Autoconhecimento E Veganismo – 17:00 Horas.
Local: Deck ao lado do santander

Noturno Das 19:00 Às 22:00 Hrs
Abertura da feira de troca de roupas

Dia 26/04 (quinta-feira)
Matutino Das 8:00 Às 11:00 Hrs
Feira de troca de roupas

Vespertino Das 14:00 Às 18:00 Hrs
Feira de troca de roupas
Workshop 1 – Stêncil 14hrs
Ministrante – Gustavo Russo
(Será feito na entrada do Foyer, lado externo).
Workshop 2 – Customização 15hrs
Ministrante – Hevelyn Raiths
Workshop 3 – Macramê 16hrs
Ministrante – Bruna Franci

Noturno Das 19:00 Às 22:00 Hrs
Fechamento da feira de troca de roupas

Ministrantes
Frederica Richter:
Advogada e sócia da Timmermans Advogados, escritório especializado em Direito Empresarial. Presidente da Comissão de Direito da Moda da 15ª subseção da OAB em Balneário Camboriú Santa Catarina. Vice Presidente da Comissão Estadual de Direito da Moda da OAB Santa Catarina.  Formada em Direito pela UNIVALI. Mestranda em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação na UFSC. Dentre os cursos realizados, cursou Direito da Mídia pela Fundação Getúlio Vargas, Gestão de Empresas de Moda e de Luxo, pela Universidade Luigi Bocconi (Itália), Diplomada em Fashion Law no Centro Latino Americano de Economia Humana (Uruguai) e Direito da Moda na Escola Superior de Advocacia de São Paulo, além de diversos cursos de Propriedade Intelectual pelo INPI e WIPO.

Ágatha Limas:
Consultora de estilo, pós graduada em pesquisa e comunicação de moda. Desde 2012 trabalha   com suas clientes o consumo consciente e a importância do estilo pessoal como ferramenta de autoconhecimento e expressão da individualidade.

Jana Souza:
Graduada em fotografia, após trabalhar por alguns anos na cobertura de desfiles, formação de casting para ensaios e produção de moda para catálogos de temporada, saiu do mercado em 2012 para abrir sua empresa especializada no comércio de produtos veganos em Balneário Camboriú.

Data: 24 a 26/04/2018
Horário: 08:00 – 22:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Balneário Camboriú
Valor: Isento