III Seminário Relação Porto - Cidade de Itajaí

Itajaí Escola do Mar, Ciência e Tecnologia


por Prof Jurandir Pereira Filho | 07/12/2022
​​​​​​​​Descrição​​

A atividade do Porto de Itajaí é de fundamental importância econômica e social para a cidade de Itajaí e região. Embora de grande importância, a atividade portuária exerce pressão no meio ambiente e gera conflitos de interesse. Nesse sentido, para exercer a atividade portuária é necessário que sejam cumpridas várias diretivas e exigências ambientais, que visem monitorar, avaliar e mitigar as alterações ambientais inerentes à atividade. Assim, a Superintendência do Porto de Itajaí firmou uma parceria técnico-científica com a Univali para o assessoramento e execução dos monitoramentos ambientais, para atender as exigências do órgão ambiental. O Seminário visa mostrar a atividade portuária, sua importância para o município e os programas de monitoramento executados pela Univali.

Objetiv​​​o

Divulgação das atividades e resultados dos Programas de Monitoramento realizado pela Univali dentro do Programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental da Região de Influência do Porto ​de Itajaí, firmada junto à Superintendência do Porto de Itajaí.

Programação​​

Palestras – 07/12/2022
08:30 - Abertura SPI/Prefeitura/UNIVALI

09:00 – “Regulação, Desestatização e Relação Porto-Cidade”, com Fábio da Veiga – Superintendência do Porto de Itajaí

09:30 – “Menos Brasília e Mais Autoridade Portuária Pública Municipal: O caso de Itajaí”, com Osvaldo Agripino - UNIVALI

10:00 - Coffee break

10:30 – “Projetos de Expansão na Região Portuária”, com Rodrigo Lamin – Secretaria de Urbanismo/Prefeitura de Itajaí

11:00 – “Aspectos da relação Porto/Cidade no Índice de Desempenho Ambiental dos Portos”, com Uirá Cavalcanti de Oliveira – Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)

11:30 - Sessão de perguntas

12:00 – 13:30 Intervalo - Almoço

13:30 – “A Supervisão Ambiental: os Programas de Monitoramento e os controles da Dragagem”, com Muriel Deon do Amaral e Jurandir Pereira Filho - UNIVALI

14:00 – “Monitoramento Meteoceanográfico: A importância da hidrodinâmica estuarina e o compartilhamento de resultados”, com Mauro Michelena - UNIVALI

14:30 – “Importância da Gestão da Água de Lastro. Legislação e dificuldades”, com Cesar Stramosk e Márcio Tamanaha - UNIVALI

15:00 – “Pesca Artesanal: Monitoramento, Comunicação e mediação de Conflitos”, com Paulo Ricardo Schwingel - UNIVALI

15:30 - Coffee break

16:30 – “MAPI: Sistema de Gestão de Dados do Monitoramento Ambiental do Porto de Itajaí”, com André Barreto - UNIVALI

17:00 – “A dragagem e a toxicidade do sedimento frente à Resolução 454/12”, com Charrid Resgalla Jr. - UNIVALI

17:30 – “Os desafios da ESG para atividades portuárias”, com Rafael Tello - AMBIPAR

18:00 - Sessão de perguntas e Encerramento

De 05 a 09/12/2022
- Mostra Paralela “Multiplicando o Conhecimento: Trabalhos acadêmicos/científicos como Resultado do Monitoramento Ambiental na Área de Influência do Porto de Itajaí”
Hall de Entrada - SPI
- Visitação Guiada pelo Porto de Itajaí - Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí (COAMB)


Informações adici​​onais

Data: 07 de dezembro de 2022
Horário: 8h30 às 18h30
Local: Superintendência do Porto de Itajaí
Escola e Curso: Itajaí | Escola do Mar, Ciência e Tecnologia
Modalidade: Presencial

Mais informa​​​ções

Responsável: Prof Jurandir Pereira Filho
Telefone: (47)3341-7721
E-mail: jurandir@univali.br

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
​5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 





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