Água: as conexões da vida e do mundo

por Camila Burigo Marin | 22/03/2021

Que água é vida ninguém duvida, a água é vital em todas as nossas atividades, seja usada de forma direta (água visível), ou indireta quando utilizamos bens e serviços (água invisível). Ainda que nosso planeta seja mais água do que terra, seus aquíferos, rios, lagos e o oceano nos parecem tão distantes. Estamos conectados através da água e embora saibamos que não podemos viver sem ela, negligenciamos seus cuidados.
Cuidar da água reflete diretamente na nossa saúde, essa discussão perpassa não apenas pela governança ou na gestão e fiscalização de indústrias, mas também pelo cuidado individual, estar consciente das nossas escolhas é um passo fundamental para mudar completamente as condições e a saúde da água. Estamos conectados em uma via de mão dupla, é necessário entender que pequenas atitudes provocam grandes transformações.
Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03), nosso encontro, socializará a situação atual das águas, dos problemas às boas práticas, das responsabilidades coletivas às responsabilidades individuais. Traremos discussões referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Década do Oceano, já que o ano de 2021 marca o início de uma década voltada para os cuidados não apenas com a água doce, mas para com a imensidão azul chamada oceano.

Discussão dos problemas e soluções sobre a água.

18 as 18:30: Boas-vinda
18:30 - 19:30: Palestra de abertura com Vilfredo Schürmann
19:30 - 22:00: Mesa redonda Mesa Redonda - A saúde humana, o autocuidado e os reflexos na saúde da água (Mediação Profa. Dra. Camila Burigo Marin, Coordenadora do Projeto de extensão Água Viva - UNIVALI)
A Década do Oceano e você (Profa. Dra. Barbara Lage, Coordenadora do Maré de Ciência - UNIFESP e corresponsável pelas oficinas subnacionais da Década do Oceano)