Introduction to Ocean and River instruments + RINKO Profiler usage and maintenance tips

por Mauro Michelena Andrade | 06/11/2020

O instrumento oceanográfico CTD (sigla derivada do inglês: Conductivity, Temperature, and Depth) possui sensores para registrar perfis verticais, na coluna de água do mar e de estuários de condutividade, temperatura e pressão. Além dos três sensores básicos, o CTD também pode receber sensores a fim de medir outros parâmetros da água, como pH, oxigênio dissolvido, turbidez e fluorescência.
Os principais estudos na área da oceanografia física são realizados utilizando CTDs para medir a salinidade, temperatura e profundidade, que são as informações mais básicas de um estudo oceanográfico. Os dados coletados com o CTD também fornecem informações importantes para todas as áreas da oceanografia: física, química, biológica e geológica.
A fim de apresentar as principais funcionalidades e técnicas de operação de CTDs, o Dr. Hermínio Foloni Neto, do Oceanographic Research Laboratory/JFE Advantech, e o Me. Vitor Izumi da SALT Ambiental, palestram para toda a comunidade acadêmica.

Também será apresentada a linha de instrumentação oceanográfica e limnológica da JFE Advantech, incluindo os últimos lançamentos e suas aplicações.

Objetivo

Apresentar as principais funções e técnicas de operação de instrumentos oceanográficos do tipo CTD, entre outros, da marca JFE.

Apresentação de instrumentos oceanográficos e limnológicos.
Aplicações dos instrumentos.
Técnicas de operação e dicas de manutenção de perfiladores CTDs.

Ministrantes

Hermínio Foloni Neto é Oceanógrafo pela Universidade de São Paulo e Doutor em Applied Marine Environmental Studies pela Tokyo University of Marine Science and Technology. Atualmente é oceanógrafo no Oceanographic Research Laboratory da fabricante de equipamento japonesa JFE Advantech.
Vitor Izumi é Ocenógrafo e mestre em Oceanografia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretor na empresa SALT - Sea & Limno Technology Consultoria Ambiental.

Data: 06/11/2020
Horário: 09:00 às 10:00
Local: EAD (Educação a distância) AMBIENTE VIRTUAL
Link para Assistir: Clique Aqui​
Valor: Isento

A palestra será apresentada diretamente do Japão, mas em português.

Responsável: Mauro Michelena Andrade
E-mail: michelena@univali.br
Telefone: 48 991504003

Voltar para todos os eventos