Lixo Zero: do mar ao meu dia a dia!

por Camila Burigo Marin | 26/10/2020

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, o projeto de extensão Água Viva, dos cursos de Oceanografia e Engenharia Ambiental e Sanitária da EMCT em parceria com a embaixadora do instituto lixo zero de Balneário Camboriú, estarão promovendo o Bate-Papo on-line Lixo Zero: do mar ao meu dia a dia,  no seu perfil no instagram @aguavivaprojeto.
O resíduos sólidos, o que convecionalmente chamamos de lixo, não desaparecem após colocarmos na lixeira. A produção e destinação de resíduos geram uma série de gastos ambientais, consumindo recursos naturais, gerando poluentes e podendo persistir por diversas gerações no ambiente. A discussão sobre um estilo de vida Lixo Zero e os impactos ocasionados por nossos hábitos é fundamental para o desenvolviimento sustentável.

À luz desta problemática, este Bate-Papo foi organizado para popularizar estes conhecimentos, permitindo um momento de discussão, reflexão e trocas de conhecimentos e experiências. As professoras-pesquisadores Dra. Maíra Proietti (FURG) representando o projeto Lixo Marinho, MSc.Rafaela Picolotto (UNIVALI), Dra. Katia Naomi Kuroshima (UNIVALI)  e a embaixadora Lixo Zero MSc.Lívia Garcia Prado, sob mediação da Dra. Camila Burigo Marin (UNIVALI) participarão de um Bate-Papo discutindo este problema.

Objetivo

Discussão, reflexão e troca de experiêncais sobre a temática dos plástico nos oceanos.

Programação
  • 26/10 às 18h - Lixo Marinho, este problema você pode evitar. Dra. Maíra Carneiro Proietti – Universidade Federal de Rio Grande, FURG.
  • 27/10 às 18h -  Lixo Zero, como adotar essa prática. MSc. Lívia Garcia Prado – Embaixadora Lixo Zero.
  • 28/10 às 18h – Desvendando os mitos da reciclagem e da logística reversa . MSc. Rafaela Picolotto - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.
  • 29/10 às 18h  – A produção, o consumismo e a poluição. Dra. Katia Naomi Kuroshima – Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.

Ministrantes

Dra. Maíra Proietti
Professora adjunta do Instituto de Oceanografia da FURG e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica, atuando no ensino e pesquisa na linha ecologia molecular de organismos marinhos e poluição plástica em ambientes costeiros e marinhos. Coordenadora do projeto Lixo Marinho.

MSc. Lívia Garcia Prado
Embaixadora Lixo Zero de Balneário Camboriú, Bacharel em Ciências Biomédicas pela UNESP, Mestre em Ciência de Alimentos pela UNICAMP e Doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UNIVALI. Atua na área de resíduos sólidos, com ênfase em eventos e cidades sustentáveis.

MSc. Rafaela Picolotto
Engenheira Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental na UNIVALI. É professora desta Universidade e é sócia da empresa EVA Engenharia e Eventos, atuando como engenheira nas seguintes áreas: gestão de resíduos, licenciamento ambiental, sistema de gestão e, saúde e segurança ocupacional.

Dra. Kátia Naomi Kuroshima
Professora da UNIVALI no curso de mestre em Geociência pela UFF e doutora em Química pela UFSC. Atuando principalmente nas áreas de produtos naturais marinhos, qualidade de água, nutrientes inorgânicos, monitoramento ambiental, educação ambiental, popularização da ciência.

Dra. Camila Burigo Marin
Professora da UNIVALI no curso de Oceanografia e Engenharia Ambiental e Sanitária, mestre em Oceanografia Física, Química e Gelógica, doutora em Ciência e Tecnologia Ambiental. Atuando especialmente em monitoramento ambiental, projetos sustentáveis, popularização da ciência e arte e ciência. Coordenadora do projeto Água Viva: do recurso ao patrimônio.

Informações Adicionais

Data: 26 a 29 de outubro de 2020
Horário: 18:00 - 19:00
Local: EAD (Educação a distância) AMBIENTE VIRTUAL