Oficina de fitoterapia: benefícios e cuidados com o uso das plantas medicinais

 


por Márcia Gilmara Marian Vieira | 20/11/2019

​​A utilização da fitoterapia, ou seja, o tratamento pelas plantas vem desde a antiguidade. A referência mais antiga que se tem conhecimento do uso das plantas medicinais é  de mais de sessenta mil anos. A utilização das plantas medicinais se tornou parte na cultura da humanidade, tendo grande importância  no que se refere aos aspectos medicinais.Na prática da  fitoterapia utiliza-se das diversas partes das plantas, como raízes, cascas, folhas, frutos e sementes, de acordo com a erva em questão. Há também diferentes formas de preparação destas plantas, sendo o chá a mais utilizada, preparado por meio da decocção ou infusão (REZENDE; COCCO,2002). Assim também como o uso tópico das plantas para as enfermidades da parte externa do corpo.
O aproveitamento adequado dos princípios ativos de uma planta exige o preparo correto, ou seja, para cada parte a ser usada, grupo de princípio ativo a ser extraído ou doença a ser tratada, existe forma de preparo e uso mais adequados. Os efeitos colaterais são poucos na utilização dos fitoterápicos, desde que utilizados na dosagem correta (ARNOUS;SANTOS; BEINNER,2005). A fitoterapia permite que o ser humano se reconecte com o ambiente, acessando o poder da natureza, para ajudar o organismo a normalizar funções fisiológicas prejudicadas restaurar a imunidade enfraquecida, promover a desintoxicação e o rejuvenescimento ( FRANÇA et al.,2008).
Diante disto, é possível compreender que as plantas medicinais representam fator de grande importância para a manutenção das condições de saúde das pessoas. Além da comprovação da ação terapêutica de várias plantas utilizadas popularmente, a fitoterapia representa parte importante da cultura de um povo,especialmente cultivado e usado pelas Mulheres Agricultoras do Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero, sendo também parte de um saber utilizado e difundido pelas populações ao longo de várias gerações.
De acordo com estes aspectos, o Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero realizará uma oficina com a presença da Palestrante Angélica Garcia Couto, que proporcionara aos participantes o conhecimento sobre a Fitoterapia. Com o objetivo de abordar as formas farmacêuticas, plantas medicinais in natura, plantas secas, chás, tinturas e outros extratos. E desta forma, esclarecer quando e como usar de forma segura, indicações e contraindicações dos mesmos.   

Objetivos

OBJETIVO GERAL
Proporcionar através de uma oficina o conhecimento sobre Fitoterapia e suas formas de utilização bem como, as possíveis indicações, contraindicações, e a utilização destes elementos naturais de forma segura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Ofertar palestras, seminários, oficinas e outras estratégias de atuação na área de saúde, agroecologia, promoção de saúde e suas diretrizes ;
• Estimular compreensão dos participantes sobre a importância do uso correto de fitoterápicos;
• Designar o conhecimento sobre as suas formas de utilização;
• Proporcionar a possibilidade de apresentação de temas relacionados por iniciativa dos participantes do grupo;
• Despertar debates sobre os assuntos abordados;
• Motivar os participantes a se envolver nas atividades práticas da oficina;
• Integrar o ensino e extensão.

Programação

Data: 20/11/2019 – Quarta-feira.
Horário: Das 13:30 as 18:30
Local: Benjamin Dagnone, n° 3341 - Quilômetro Doze, Itajaí (Sitio do Melo)    
Temática: Benefícios e malefícios das plantas medicinais e sua forma de uso.

Palestrantes: Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira, Angélica Garcia Couto e Criso Dagnoni
Atividades realizadas: 

  • 13:30 – 14:00: Recepção dos convidados e participantes; 
  • 14:00 – 14:15: Dinâmica de acolhimento com o Fisioterapeuta: Criso Dagnoni;  
  • 14:15 – 14:30: Apresentação da palestrante pela coordenadora do Projeto de Extensão profa. Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira; 
    14:30 – 17:15: Oficina de Fitoterapia: benefícios e cuidados com o uso das plantas Medicinais.
    17:15 – 18:00: Socialização com Coffee Break Solidário
    18:00 – 18:30: Encerramento da Oficina; 

O cronograma pode sofrer alterações devido a condições climáticas ou adversas, porém, será comunicado com aviso prévio aos participantes.

Ministrantes

Palestrante e Coordenadora do Projeto:  Prof Drª Márcia Gilmara Marian Vieira
Breve apresentação:Graduada como Bacharel em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Química Orgânica (2008) pela UFSC. É professora da disciplina de Química NID EMCT na Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: Metodologia AOX para Análise Ambiental e Saúde Ambiental em empreendimentos agroecológicos como uma ferramenta promotora da saúde. No curso de Ciências Biológicas, atua na linha de pesquisa Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar com foco no Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Bem-Estar, Agroecologia. Atualmente, é coordenadora do Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero, cujo objetivo é promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia. Atualmente está realizando o curso de Pós-doutorado em Agroecologia e Paisagismo, com o projeto intitulado:  “Agroecologia e Paisagismo: Abordagem Teórica e Metodológica para o Desenvolvimento das Novas Ruralidades” na Instituição da Universidade Passo Fundo (UPF), Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, sob a supervisão da Dra. Cláudia Petry. O objetivo principal da pesquisa será consolidar a compreensão sobre Agroecologia e o Paisagismo, agregando conhecimentos sobre o processo de transição para a produção orgânica, conhecer as ruralidades, analisar práticas tradicionais de manejo da paisagem e identificar potenciais paisagísticos integrando-os ao referencial teórico e metodológico dos estudos de extensão e comunicação rural.

Palestrante: Prof Drª Angélica Garcia Couto
Breve apresentação: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora de Farmacotécnica, Tecnologia de Alimentos Especiais, Fitoterapia e Práticas Integrativas, Estágio em Indústria Farmacêutica, Práticas Farmacêuticas e Estágio Profissionalizante. Atua no ensino de Práticas Integrativas nos cursos da Escola de Ciências da Saúde. Orienta alunos de graduação nos cursos de Farmácia e Biomedicina, de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade do Vale do Itajaí e de Especialização em Fitoterapia Clínica, do qual é coordenadora. Coordena o Programa de Extensão Plantas Medicinais e Alimentícias no Cuidado à Saúde, e o Projeto de Implantação da Farmácia Viva em Itajaí. Tem experiência na pesquisa na área de Farmacotécnica, com ênfase em Pesquisa e Desenvolvimento de Fitoterápicos e de Práticas Integrativas e complementares em saúde.

Palestrante: Criso Dagnoni
Breve apresentação: Graduado em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pós graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atua na área de Fisioterapia desde 2007, associando diferentes métodos de tratamento. Acreditando que a integração de diferentes técnicas é fundamental para abordar o corpo humano de uma maneira copleta e eficaz, alcançando o bem estar e melhora na qualidade de vida em aspectos físicos, emocionais e sociais de cada interagente. Tem formação em Reeducação Postural Global - RPG, Mat Pilates, Hatha Yoga, Reiki I e II Método Busquet e é Terapeuta Nautural Medicina Alma da Terra.

Informações Adicionais

Data: 20/11/2019
Horário: 13:30 as 18:30
Local: R. Benjamin Dagnone, n° 3341 - Quilômetro Doze, Itajaí (Sitio do Melo)    
Valor: Isento

A programação e as informações importantes a serem colocadas na páginaweb de Cursos/Eventos são de responsabilidade do coordenador do evento e devem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Gestão de Eventos, que ficará responsável pela inserção na página. Todas as informações relativas ao evento devem ser mantidas atualizadas e qualquer alteração deverá ser comunicada, a fim de evitar transtornos junto aos participantes do evento.

Mais Informações

Responsável: Márcia Gilmara Marian Vieira
E-mail: mmarian@univali.br
Telefone: (48) 99619-0214

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.



 



  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade