As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos, são plantas de fácil plantio e fácil adaptação a diferentes tipos de clima e solo, tendo baixa necessidade de água e adubação. Além disso, não é necessário a utilização de agrotóxicos, pois elas contam com controle biológico próprio. As PANC’s são recursos alimentares de grande valor nutricional, são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, que são essenciais para a manutenção da saúde do organismo, também são importantes pela diversidade de nutrientes, de sabores, de texturas e pela possibilidade de variadas receitas que podem ser feitas com essas plantas não convencionais. Dentro deste contexto, as PANC’s contribuem para a autonomia das famílias e garantem soberania e segurança alimentar e nutricional (PROENÇA et al, 2018).
Dentro deste cenário, o Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero da Univali promove visitas técnicas como esta, com o intuito de compartilhar o conhecimento sobre ecossistemas sustentáveis, além de desenvolver estratégias de promoção da saúde e formação socioambiental para os participantes, sendo um espaço educativo sobre hábitos alimentares saudáveis e de fácil acesso, contribuindo para um aprendizado conscientizador e integrando o ensino e extensão.
Referências bibliográficas:
PROENÇA, I. C. de L. et al. PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC’S): RELATO DE EXPERIÊNCIA EM HORTA URBANA COMUNITÁRIA EM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS. Revista Extensão em Foco, n. 17, p. 133-148, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/57880.
Objetivo
OBJETIVO GERAL:
Realizar uma visita técnica de aprendizado teórico-prático na área da Agroecologia e produção orgânica através do conhecimento sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Ofertar oficinas, seminários, encontros e outras estratégias de atuação na área de Agroecologia, da produção orgânica e de Plantas Alimentícias Não Convencionais;
• Estimular a compreensão dos participantes sobre a importância da produção orgânica e das Plantas Alimentícias Não Convencionais;
• Promover conhecimento sobre hortas urbanas comunitárias;
• Proporcionar a possibilidade de apresentação de temas relacionados por iniciativa dos participantes do grupo;
• Despertar debates de conscientização sobre os assuntos abordados;
• Incentivar a diversificação na alimentação e hábitos saudáveis;
• Orientar na teoria e prática, as técnicas de manejo ecológico das plantas;
• Estender as práticas para a Horta Orgânica Experimental na Univali;
• Encorajar o processo de transição do modelo de agricultura convencional para a agricultura sustentável;
• Motivar os participantes a iniciar a produção e elaboração de hortas orgânicas em suas casas;
• Integrar o ensino e extensão.
Programação
CRONOGRAMA 2019/2
Visita técnica no Sítio Flora Bioativas - Plantas Alimentícias Não Convencionais.
Data: 26/09/2019 - Quinta-feira.
Horário: Das 14:00 às 18:00.
Local: Sítio Flora Bioativas, Estrada Geral Sertão do Valombo, zona rural, s/n, Porto Belo (SC).
Temática: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e produção orgânica.
Atividades realizadas:
14:00 - 14:15: Recepção e acolhimento dos participantes;
14:15 - 16:30: Explicação sobre o tema, visita em torno do Sítio Flora Bioativas - Plantas Alimentícias Não Convencionais - com Noeli Pinheiro;
16:30 - 17:30: Coffee Break e encerramento da atividade realizada;
17:30 – 18:00: Retorno para a Univali.
O cronograma pode sofrer alterações devido a condições climáticas ou adversas, porém, será comunicado com aviso prévio aos participantes.
Informações Adicionais
Data: 26/09/2019
Horário: 14h a 18h
Local: Sítio Flora Bioativas, Estrada Geral Sertão do Valombo, zona rural, s/n, Porto Belo (SC)
O custo da visita técnica + coffe break será de R$25,00 (vinte e cinco reais) e translado até o Sítio será de responsabilidade de cada participante.
Mais Informações
Responsável: Márcia Gilmara Marian Vieira
E-mail: mmarian@univali.br
Telefone: (48) 996190214
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).
1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença: O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.