Floresta Atlântica e/ou Mata Atlântica é o terceiro maior bioma brasileiro e possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Tem função reguladora do fluxo dos mananciais hídricos, mantém a fertilidade do solo, controla o equilíbrio climático, e evita deslizamentos de escarpas e encostas de regiões serranas. Contudo, desde a descoberta do Brasil até tempos remotos vem sofrendo os impactos de atividades exploratórias e do crescimento populacional e urbano, que causaram e causam à fragmentação dos ecossistemas, perda de biodiversidade e deterioração de recursos naturais. Aproximadamente 8,5% de sua cobertura são áreas preservadas com mais de 100 hectares. A conservação desses fragmentos e a recuperação de áreas degradadas são fundamentais para a manutenção do bioma e da qualidade de vida das populações associadas a ele. Portanto, a 10ª edição do BioEncontros trará uma mesa redonda com o intuito de debater e expandir o conhecimentos voltados ao contexto da biodiversidade do Bioma Mata Atlântica para o Estado de Santa Catarina, elevando as perspectivas e ameaças para esse ecossistema.
BioEncontros é um evento voltado aos acadêmicos, docentes e funcionários do Curso de Ciências Biológicas da Univali, porém, aberto a toda comunidade acadêmica da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia. Este semestre o Bioencontros integra a programação do Seminário de Ciência e Tecnologia Ambiental, porém, os interessados somente no Bioencontros poderão fazer a inscrição apenas nas palestras deste evento, de forma gratuíta.
Objetivo
Promover o encontro dos alunos e docentes do Curso de Ciências Biológicas, convidados externos e demais interessados no assunto para uma mesa de discussão sobre o tema de conservação da biodiversidade para o Estado de Santa Catarina.
Programação
Dia 03/06/2019
19h - Credenciamento;
19h 15min - Palestra: O Estado da Mata Atlântica e o desenvolvimento de Santa Catarina. Palestrante: João de Deus Medeiros;
20h 15min - Palestra: Proteção da biodiversidade: o maior desafio do século XXI. Palestrante: Lauro Eduardo Bacca;
21h 15min - Mesa redonda: A biodiversidade da Mata Atlântica em SC: perspectivas e ameaças. Mesa compostas pelos Palestrantes (Professor Medeiros e Professor Bacca).
Ministrantes
Lauro Eduardo Bacca - Possui graduação em Ciências Naturais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1973), especialização pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1979). Atualmente é Professor do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atuando no Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação, Disciplinas ministradas, Conservação do Meio Ambiente e, Ciências Biológicas, Nível: Graduação, Disciplinas ministradas, Conservação do Meio Ambiente, Limnologia. Presidente do Instituto Parque das Nascentes. Ativista e proprietário na empresa RPPN Reserva Bugerkopf.
João de Deus Medeiros - Possui graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Chefe do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Ex-Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, ex-Diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, e atua como professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas ambientais, Mata Atlântica, biodiversidade, anatomia, biotecnologia e impacto ambiental.
Informações Adicionais
Data: 03/06/2019
Horário: 19:00 às 22:30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório IV (auditório do setor E1)
Valor: Isento
Mais Informações
Responsável: Ana Angélica Steil e Wilson Roberto Campos
E-mail: aasteil@univali.br
Telefone: (47)3341-7733
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).
1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença: O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.